quarta-feira, março 31, 2004

Greves

Anuncio que vou fazer greve entre os dias 12 de Junho a 4 de Julho. Quero melhores condições de remuneração para escrever no blogue. Vou também distribuir panfletos dando prova das minhas razões. Não sei se o faça conjuntamente com o movimento gay à porta do Dragão, com a malta do SEF à porta da Catedral, com os professores nas redondezas do Alvalade XXI e com outros que entretanto se lembrarem de uma justificação para não trabalhar nesses dias. Julgo que distribuirei nos três. Tenho é que consultar o calendário dos jogos de Portugal.

A ultima

Esquadra da policia dentro do recinto do Rock in Rio. Agora é que nem terroristas nem charritos. Acabou a festa.

Konrad Adenauer

Konrad Adenauer nasceu em 1876 na Alemanha. Foi um forte opositor de Hitler e do Partido Nazi. Foi preso em 1934. Logo a seguir ao fim da guerra foi presidente da Câmara de Kôln. Em 1945 aderiu à CDU (partido democrata-cristão), e em 1949 tornou-se o primeiro chanceler (equivalente a primeiro ministro) da República Federal da Alemanha.
Foi chaceler durante 14 anos. Durante esse período foi um dos inspiradores do projecto europeu, em conjunto com Robert Schuman e De Gasperi, por exemplo.

Foi um dos principais responsáveis pelo "milagre alemão", e é uma referência da democracia-cristã.

A Fundação Konrad Adenauer integra-se no movimento democrata-cristão. Ao contrário daquilo que o Público afirmou - e que no dia seguinte corrigiu - a sua inspiração não é social-democrata.

Aquilo que se passa é que os deputados europeus do PSD integram o PPE, onde também se integram vários partidos democratas-cristãos da Europa (incluindo a CDU alemã). Daí - deduzo eu - que a Fundação Konrad Adenauer tenha aceite integrar uma iniciativa do nosso PSD.

O CDS j? integrou o PPE. Foi Manuel Monteiro que fez com que o CDS fosse corrido deste partido europeu.

Lucas Pires rapidamente fez com que o PSD passasse então a integrar o PPE. O nosso PS integrava o Partido Socialista Euopeu, e o PSD andava perdido, longe das grandes correntes políticas europeias.

Gostava que o CDS voltasse ao PPE, de onde nunca deveria ter saído. Estão lá os partidos políticos com quem mais afinidades sinto.

Gostava também que não se voltasse a dizer que Konrad Adenauer inspira a social-democracia. É que na Alemanha (na antiga RFA e na nova Alemanha unida) aluta política faz-se ente a democracia-cristã (CDU) e a social democracia (SPD). A confusão do Público é por isso muito maior do que parece.

Post tardio

A notícia não é de hoje, nem de hoje a vontade de a "postar". Mas umas e outras coisas se meteram e tinha ficado para trás. Mas agora ao fazer umas visitas, o Blog-sem-Nome avivou-me a memória. Somos campeões europeus de raguebi. É mesmo verdade e pouca importância senti quer nos media quer aqui pela blogosfera. Nunca joguei raguebi e estou certo que seria um verdadeiro "pezudo". Mas o fair-play com que ele é jogado desperta-me uma curiosidade e constantes interrogações. Quando se desculpa futebolistas, treinadores, presidentes de camaras, politicos, empresários, juízes ou o que quer que seja pelos seus comportamentos menos próprios e a desculpa encontrada é o "calor" do momento, pergunto se serão feitos da mesma massa os jogadores de raguebi? Parabéns atrasados.

A louca noite dos blogues

À distância de uns quilómetros, dois seres espreitam na noite. Aproveitam a calmia para colaborarem e exporem algumas ideias no blogue. Longe mas perto das preocupações, das motivações que nos movem. Não por causas egoístas, mas pelo prazer cívico de colaborar em fazer um Portugal melhor, ou pelo simples prazer de passar a escrito uma ideia, um desabafo. É isto a blogosfera. É isto também o sentimento da amizade, que se vive através de umas tecladas nocturas. Boa noite para ti João.

serviços secretos

O Paquistão anunciou a morte do cheque dos serviços secretos da Al-Quaeda. Será que a Al-Qaueda tem serviços não secretos?

Talvez esteja aqui a razão de ser das afirmações do Dr. Soares: eram afirmações secretas. Tão secretas que nunca deveriam ter sido proferidas. Ou então, será que o Dr. Soares quer pertencer aos serviços secretos?

Também esgota

É verdade. A paciência também esgota. E a minha está quase a terminar com a "paranóia" com que Pacheco Pereira vê e rotula o PP de Paulo Portas, como ele gosta de lhe chamar. A cada momento que seja possível, toca PP ( desta feita Pacheco Pereira ) a classificar o PP ( desta vez Partido Popular ) como um partido extremista, da perigosa direita tipo reverso da medalha do extremista bloco de esquerda. É certo que PPereira tem o cuidado de lembrar que só é extremista o PP de Paulo Portas, de maneira que fique de fora desta classificação o PP do seu amigo Lobo Xavier ou de outros que ele considere como iguais. Comprendo o fascínio que PPortas exerce sobre PPereira. Não comprendo é esta necessidade de PPereira tentar a toda a hora em exorcizá-lo. É normal nas crianças pequenas fazê-lo em relação aos seus fantasmas, aos seus medos. PPereira já tem idade para calmamente ultrapassar esses momentos. Mas, uma vez mais conseguiu atribuir culpas ao PP de PPortas.

terça-feira, março 30, 2004

"A não fuga"

Foi delicioso ouvir o Eng. Guterres explicar a razão pela qual se demitiu do Governo.

De acordo com os relatos feitos na comunicação social a causa esteve na falta de condições políticas sentidas no Parlamento para poder continuar o projecto de governação que tinha . O antigo Primeiro Ministro pediu até que todos nos relembrássemos de "tudo aquilo que foi dito", e já agora escrito, por alturas da aprovação dos Orçamentos de Estado com o voto do Deputado Daniel Campelo.

Em primeiro lugar, apesar dos efeitos políticos que têm, as eleições autárquicas não elegem Deputados. A eleição que determinou as tais condições políticas foi precisamente a de 1999 para a Assembleia da República. Os seus efeitos só se notaram dois anos depois?

Em segundo, "tudo o que foi dito" quanto às aprovações dos Orçamentos foi pouco. Era bom, a bem do regular funcionamento das instituições democráticas, que ninguém viesse lembrar o sucedido. Verdadeiramente espantoso é que seja o principal actor desse entorse ao funcionamento de um Parlamento a fazê-lo.

Num Parlamento se há matéria que é susceptível de disciplina partidária é precisamente a do Orçamento. A negociação que sucedeu é contrária ao normal funcionamento de um parlamento e de acordo com algumas interpretações constitucionais até poderia levar à convocação de novas eleições legislativas. Não aconteceu.

Mas esta recordação que o Eng. Guterres trouxe é bem demonstrativa que nestes dois anos não modificou a sua maneira de pensar. Não só errou como não se arrependeu. O gosto pelo queijo limiano não desapareceu pelo que não me parece que deva chegar à fase dos pasteis de Belem.

segunda-feira, março 29, 2004

FMI - para ler e comentar

A recente publicação da Conclusão da Consulta do FMI a Portugal, ao abrigo do Artigo IV, referente a 2003 tem dado origem a vários comentários e a títulos como "FMI prega-nos um susto", ou "FMI duvida da retoma". Perante estas letras gordas em jornais decidi transcrever parte do documento para que se possa ler aquilo que os técnicos do Fundo Monetário Internacional consideram essencial quanto à nossa economia. O texto é longo, mas elucidativo

Quanto ao enquadramento:

-O consumo privado contraiu-se à medida que as famílias se ajustavam a elevados níveis de endividamento e ao desemprego crescente;

- A procura de investimento também foi negativamente afectada pelos rácios relativamente elevados do endividamento empresarial e pelo enfraquecimento das perspectivas acerca da procura;

- Houve necessidade de dar maior restritividade às políticas orçamentais, uma vez que não foi aproveitada a oportunidade de progredir na consolidação orçamental durante a expansão económica anterior. A redução da procura interna levou a uma queda abrupta das importações, enquanto as exportações resistiram relativamente bem;

- A persistência dos diferenciais de inflação face à área do euro contribuiu para perdas de competitividade consideráveis, mas recentemente os diferenciais de inflação caíram de forma significativa na sequência da recessão;

- Embora o crescimento do crédito ao sector privado tenha continuado a diminuir significativamente em 2003, manteve-se acima do crescimento do rendimento nominal;

- Não obstante condições económicas muito fracas, o défice orçamental foi limitado a 2.8% do PIB em 2003. Este valor beneficiou de receitas avultadas resultantes de medidas de carácter pontual (representando 2.5% do PIB);

- O valor do PIB reflectiu também alguns progressos na contenção da despesa pública, incluindo dos salários, mas o défice estrutural (excluindo medidas de carácter pontual), em 2003, só registou uma ligeira melhoria. O orçamento para 2004 estabeleceu como objectivo para o défice o valor de 2.8% do PIB, mas as estimativas elaboradas pelos especialistas do FMI apontam para derrapagens significativas, caso não sejam tomadas outras medidas;

- As autoridades e os especialistas esperam que o PIB real cresça cerca de 1% em 2004;

- A recuperação projectada continua sujeita a riscos significativos, incluindo os que se encontram relacionados com maiores ajustamentos internos dos balanços, face aos elevados níveis de endividamento;

Tratado que está o cenário entenderam os elementos do Directório Executivo:

- Elogiar as autoridades portuguesas pelos progressos alcançados na contenção do défice, pelo reforço da resistência do sector financeiro e pela prossecução das reformas estruturais. Tal contribuiu para os ajustamentos em curso dos grandes desequilíbrios;

- Observar que está longe de concluída a tarefa de corrigir os desequilíbrios. Assim, as autoridades enfrentam o difícil desafio de prosseguir, com determinação, a sua agenda de reformas orçamentais e estruturais;

- Salientar que uma recuperação económica robusta e sustentável depende do reforço da competitividade. A par das reformas estruturais, será necessária uma moderação salarial suficiente;

- Saudar a política de contínua moderação salarial no sector público, esperando que venha a dar um sinal importante para os salários do sector privado, e encorajar a continuação da estreita cooperação com os parceiros sociais nesta área;

- Considerar que o ajustamento foi concentrado correctamente em medidas do lado da despesa, nomeadamente, na redução do emprego no sector público. Contudo, a consolidação orçamental continuou a assentar amplamente em medidas de carácter pontual, pelo que o défice orçamental subjacente continua elevado, mesmo tomando em consideração o impacto da recessão;

Quanto ao médio prazo os mesmos directores Executivos entendem:

- Apoiar o objectivo do governo, que consiste numa consolidação orçamental sem quebras de cerca de meio ponto percentual do PIB por ano até 2007, que será alcançada através de medidas de ajustamento de elevada qualidade. Será necessário um esforço sustentado para alcançar este objectivo;

- Pedir às autoridades para estabelecerem um calendário claro para a eliminação das medidas de carácter pontual nos próximos anos, substituindo-as pela redução duradoura da despesa;

- Acolher com agrado o facto de o programa de ajustamento or?amental se concentrar na contenção da despesa, nomeadamente, através de melhorias de eficiência nos serviços públicos e nos cuidados de saúde;

- Prosseguir com a implementação vigorosa da reforma da função pública, alargando os limites de contratação a todas as áreas do sector público;

- Salientar a necessidade de prosseguir com novas reformas nas despesas relacionadas com o envelhecimento da população;

- Reconhecer que as reduções da carga fiscal poderão melhorar as perspectivas de crescimento económico. No entanto, também sublinharam os benefícios para o crescimento resultantes dos cortes nos impostos irão depender de reduções correspondentes do lado da despesa, que a par da melhoria da administração fiscal podem contribuir para salvaguardar os objectivos de consolidação orçamental. A este respeito, salientaram que ainda têm que ser aplicados cortes na despesa para compensar as perdas nas receitas resultantes de reduções nos impostos sobre as empresas em 2004.

- Louvar os esforços em curso por parte das autoridades para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

- Salientar que continua a ser essencial aumentar a produtividade da economia portuguesa, que se situa abaixo da média da UE, para assegurar a convergência duradoura do nível de vida. Os progressos nesta área irão depender da manutenção dos actuais esforços de reforma em diversas áreas. É necessário tomar medidas para melhorar o ensino e a formação profissional e para encorajar a investigação e o desenvolvimento. Embora seja bem acolhida a criação de uma autoridade da concorrência totalmente independente, as autoridades devem realizar novos esforços para reforçar a concorrência, nomeadamente através da implementação do programa de privatizações do governo e facilitando as entradas no mercado e as saídas.

- Congratularar-se com as reformas recentes destinadas a dar maior flexibilidade aos acordos do mercado de trabalho e verificaram que ainda é necessário tomar novas medidas para fazer face às restrições aos despedimentos, que são severas em Portugal.

O caminho apointado é de responsabilidade e de continuação do rumo seguido por este Governo. Eu sei que posso parecer insuspeito mas o que os técnicos do FMI fazem corresponde apenas a um aval qualificado sobre as políticas seguidas em Portugal. Alguém viu isso na comunicação social? Não, o que apareceu foram dados negros e as interpretações pessimistas que alteram a naturez do texto que é bem positivo para Portugal.

A minha leitura é de facto de esperança. O caminho está certo e tem de ser intensificado (o que diria a nossa oposição sobre as sugestões desses "perigosos neoliberais" do FMI?). Na minha opinião é apenas isso que tem de ser explicado.

Documentos como este podem ajudar para ultrapassar os problemas de comunicação que normalmente se assacam ao Governo. Basta aproveitar e divulgar o que lá está dito. Foi o que fiz e aos leitores do Nortadas mais cépticos quanto às opções que estão a ser tomadas faço o seguinte pedido: leiam, reflictam e depois comentem.

PS - Quem quiser ler o texto todo deve consultar a página do Banco de Portugal

Imitar esta não por favor

A Irlanda é normalmente apontada como um exemplo a seguir dentro da UE. Mas Esta não por favor.
Já fui um fumador activo do "Português Suave", aqueles sem filtro que se fumam quase até ao tutano. Tudo aquilo é material puro. Devido a muitas pressões cedi e passei para umas coisas que ficam entre as cigarrilhas e os charutos. 2 a 3 por dia é a minha conta. Mas sempre percebi o incómodo que o fumo faz às pessoas, sejam elas fumadoras ou não. Reconheço sem dificuldades o desagradável cheiro da roupa na manhã seguinte após uma noitada. Mas santa paciência, proibir que se fume nos locais por excelência para o mesmo, como o são bares e pubs, é um verdadeiro crime. Que faço enquanto me delicio com uma Guinness? Haja sim zonas de não fumadores, com bons extractores de fumo. Proibir de fumar em locais públicos ou no emprego é uma medida acertada, pois as pessoas são obrigadas a frequentar esses locais. Mas agora em bares e Pubs? Porque não proibir a venda dos cigarros? Sempre era resolver o problema de uma vez por todas.

Aguenta Villas

Luis Villas-Boas é um alvo fácil. É que este seu hábito de dar voz e cara pelos ideais e ideias que defende permite estes ataques. Ainda por cima quando vão, de uma forma geral, contra as pretensões de facilitismo apregoadas por certas vozes. Que vêem sempre do mesmo lado e com o mesmo tom. Desta feita é as normas que o Refúgio Aboim Ascensão aplica para a guarda das crianças. As primeiras vozes levantaram-se contra a quantidade de testes feitos pelas crianças para puderem serem admitidas e pelo facto de nas regras internas estar escrito que não recebiam crianças com doenças infecto-contagiosas, não tratadas, bem como com deficiências. Ai Jesus, que estão a fazer descriminação entre bebés normais e os outros, como reza o editorial de Amílcar Correia no Público de hoje. Mas vejamos calmamente as coisas.

Testes médicos? parece perfeitamente normal que, seja quem for que receba uma criança, saiba o estado de saúde em que ela se encontra. Até para poder dar o acompanhamento necessário e assim acarinhá-la devidamente. E proteger as restantes.

Doenças Infecto - Contagiosas? em qualquer unidade de saúde existem espaços próprios para quem infelizmente padece de uma destas enfermidades e procura ajuda. Há cuidados especiais que devem ser tomados, para que a infelicidade de um não se torne a infelicidade de muitos. O mesmo se passa em centros de acolhimentos de crianças, onde os cuidados devem ser maiores, dadas as menores defesas que estas apresentam.

Deficiências? estou certo, e Luis Villas Boas explicou bem na Sic Notícias, que estas não são excluídas até porque muitas das vezes as deficiências revelam-se tardiamente. Têm é que ter, uma vez mais, cuidados especiais e condições especiais para as quais pelo visto o centro não se encontra totalmente equipado.

Então qual a polémica? O HIV? Os Exames? As deficiências? a Sic dava a notícia como havendo inúmeras vozes críticas. Só apareceu a Abraço que durante o programa da SICNfoi perdendo "gáz". Onde estavam por exemplo as associações das crianças com deficências Físicas? Não existem? Não protestaram? As associações de direitos e garantias? Nada. Apenas uma tentativa de uma vez mais "achincalhar" com o presidente da "Comissão de Acompanhamento da Lei da Adopção". Este sim o pretexto, pois Luís Villas- Boas opoêm-se à adopção por casais homosexuais. Sim este é o único sejam honestos. Como aliás o referido editorial "aconselha".

"Não queremos que o governo caia depois das europeias"

Pois eu também não e não sou o autor da frase. O Durão podia msa não é. O autor é Ferro Rodrigues. É que a queda do governo após as europeias ia tirar o gozo todo da rapaziada do Rato. Soares afia o dente, Socrates vai passando a ferro ( não o rodrigues ) os fatinhos, Coelho prepara o truque de sair da cartola e até Gama quer sair das águas profundas. A coisa promete e não se deve estragar a brincadeira dos rapazes.

o voto em branco

Saramago é candidato, apelando todavia ao voto em branco.

Admitindo que o homem não está lúcido, vou ensaiar uma explicação (perceberam? Lucidez, ensaio...). A CDU tem o seu eleitorado muito fidelizado. Então, a melhor maneira de fazer subir o nº de eleitos na CDU é aumentar os votos em branco.

Cada um escolhe a estratégia que quer. A de Saramago parte do princípio que o "tuga" é burro.

Já Guterres era assim: não se faziam reformas para o eleitorado não se zangar. A lógica é a mesma: o povo não percebe nada disto.

Com o actual governo faz-se o que se julga que se tem de fazer, e procura-se explicar. Nessa medida, a confiança nos portugueses é maior.

Num dos próximos posts tentarei voltar a esta dicotomia esquerda/direita. Acho que apesar de tudo ainda vai havendo diferenças.

sábado, março 27, 2004

Uma não-notícia

O Expresso tem na sua primeira página uma notícia com o seguinte título "Relação chega ao fim".

Pela fotografia os leitores não se assustam. Não terminaram os tribunais da relação. Não há crise na justiça. Apenas se noticia o fim do casamento de Margarida Marante e de Emídio Rangel que vai terminar num divórcio. O texto é muito explicativo. Mas não tem grande interesse.

O mais importante consiste em saber se esta é notícia para um jornal de referência e se merece uma primeira página. Eu acho que não. E nunca li algo de parecido no Le Monde ou no El Pais e espero que a moda da notícia "Maria" ou "TVI" não alastre.

sexta-feira, março 26, 2004

Entre-os-rios

A decisão do juiz do Tribunal de Castelo de Paiva deu lugar a uma grande discussão sobre a existência ou não de justiça em Portugal.

Sobre esta matéria deve reter-se o seguinte:

1 - O que está em causa é a responsabilidade penal;

2 - A decisão de não pronúncia de arguidos, tomada em sede de instrução, é recorrível para o Tribunal da Relação;

3 - Um sistema de justiça aquilo que pressupõe é a decisão dos juízes, de acordo com a interpretação que fazem da lei e da aplicação que desta fazem aos factos concretos;

4 - A acusação foi deduzida pelo Ministério Público em 11 de Novembro de 2002 e a decisão da fase instrutória deu-se em 25 de Março de 2004;

5 - A opinião pública não tem na sua mão todos os dados;

6 - Os políticos não devem comentar decisões judiciais, porque não conhecem todos os dados e por respeito ao princípio da separação de poderes;

7 - O Primeiro Ministro garantiu que o Estado assumirá todas as suas responsabilidades perante os familiares da tragédia.

Não está fácil para ninguém

The Financial Times has found that banks are deliberately holding on to
overpayments made by customers, worth hundreds of millions of dollars. In
one example, the Financial Services Authority has launched a probe into
Royal Bank of Canada following warnings that managers were withholding money
overpaid by customers on foreign exchange transactions. Although individual
overpayments may be small, new research has shown that in the UK they mount
up to large sums and are sometimes used to inflate earnings. Paul Anning, a
partner at Lovells, said "there would be a reasonable number of firms" that
withhold overpayments and that lawyers who discourage the practice are told
"this is what everyone else does". (p.1, 28)
Fonte: FT de hoje

Pedro Solbes

O Comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários será o próximo vice-presidente económico do Governo de Espanha. Para além de influência directa sobre o Fomento e o Trabalho, Meio Ambiente e Habitação, Saúde, Industria, Comércio e Turismo será Ministro da Economia e Finanças.

Perde a União Europeia. Ganha a Espanha. O PSOE já percebeu que é preciso ter muito controle sobre as finanças públicas. Parece que só mesmo em Portugal é que a esquerda aparece a criticar a "política orçamental da direita". Não é da direita. É do bom senso

Portugal 1976. desculpem, 2004.

Mário Soares, hoje num colóquio na Associação 25 de Abril.
- "Em vez de seguirem o seu próprio modelo, preferiram seguir as sacrossantas regras da competitividade"
- "O eleitorado socialista não está interessado em saber se o défice sobe ou desce"
- "Não podemos contemporizar com as ideias deles (direita) em matéria económica, política ou social"

tá bem, tá bem, vai um cházinho ?

É mandar a cassete ao Scolari

A análise feita pelo TMM à prestação do Miguel no jogo de ontem do SLB devia ser enviada juntamente com o vídeo do jogo, ao bom do Scolari. No jogo com Inglaterra marcou na própria baliza. Ontem foi o que se viu. É que convém lembrar não é pelo facto de ser titular no Benfica que merece ir à selecção. Isso foi noutros tempos. Em que o Benfica marcava golos mas não sofria.

Página a página se faz história

Então não é que a pobre da Edite Estrela foi rasgada de um livro sobre Sintra? Estas coisas não se fazem assim. Ninguém tem o direito de rasgar páginas de um livro. Isto digo eu todos os dias aos meus filhos e pelos vistos lá pelas bandas de Sintra foi um marmajo que se deu ao trabalho de rasgar livro a livro a página em que vinha a senhora. Seara promete investigação. Já agora para repor a verdade devia ser enviada a página rasgada a todos aqueles que receberam o livrinho.

Por causa de uns pagam todos

Os americanos não param de nos surpreender. Pelos melhores e pelos piores motivos, ou tão somente pela extravagância dos actos. Pois fique a saber que o município de Oregom resolveu proibir todos os casamentos. Dos gays e dos normais ( digo eu ). Outros houve que pararam os casamentos gays mas mantêm os normais ( digo eu ). No campo oposto está o município de Multnomah que desde o princípio do mês já emitiu 2500 licenças. Isto é que se chama aproveitar um nicho de mercado.

quinta-feira, março 25, 2004

Esteve quase

Foi por pouco. O Benfica demonstrou em Milão todas as suas virtudes e as suas fraquezas. Uma defesa fraca, um meio campo de qualidade e um ataque concretizador. Mereciam mais, como os 6000 que foram aplaudir o seu clube. Mas cairam de pé, o que em desporto é sempre uma virtude.

O PS está velho

Não sou eu que o digo, embora pudesse até subscrever. Mas esta frase assassina é dita por Luis Nazaré. A contratação de ouro de Ferro que agora saíu da direcção. Comadres zangadas. Mas apesar de velhice diagnosticada pelo Nazaré, este espera e exige mesmo que o PS tenha, nas europeias, "uma votação acima da soma dos votos da direita". Não será pedir demais a um velho? Pode não aguentar a pedalada. Militantes destes......

Sondagens em bloco

A Visão tem uma série de sondagens. Sobre as que envolvem "primárias" quer à direita quer à esquerda nada de novo. À direita Cavaco cilindra os seus opositores. À esquerda Guterres lá se safa. Quem me dera uma terceira via. Num confronto entre estes dois senhores Cavaco esmaga. Creio mesmo que este é o temor de Guterres. Se Cavaco se decidir a avançar Guterres fica a "ganhar" milhas pela Europa. A imagem de rigor de Cavaco em contraponto à imagem beata de Guterres os Portugueses preferem a primeira. Eu cá volto a pedir uma terceira via. Que não a PSL. Uma via verdadeira.

Mas as mais interessantes são as que envolvem Lisboa e Porto. Em Lisboa os eleitores rendem-se a Santana. Mas se este não for candidato, e em função das hipóteses apresentadas, Miguel Portas vai à frente. É caso para perguntar se não fizeram confusão com o irmão Paulo. É que esta do bloquista estar em vantagem em relação ás coligações PSD/PP e PS/CDU só pode ser brincadeira. Está visto que Santana não pode largar Lisboa, a bem de Portugal.

Lá pelo meu Porto parece que o PS fica arredado da luita pelo título. Rio e o sempre omnipresente Menezes levam de vencida a esquerda, sendo que Menezes consegue um melhor score. O que uma vez mais é estranho é os bloquistas terem melhores resultados que o PCP. O que peço mesmo é que sendo Rio, Menezes ou um primo deles, o façam pelo Porto. O dignifiquem e lhe devolvam a alma.

Começa a ser evidente que a politica de imagem que os bloquistas levam a cabo lhes pode vir a dar trunfos, em prejuízo do PC. A luta nas esquerdas promete ser ranhida.

Post atrasado

Este já vem atrasado, mas a tempo de não ser atacado pelos portistas cá da casa. O jogo do FCP contra o Lions foi exemplo como uma equipa pode funcionar sem que ninguém brilhe. Foi eficaz quanto baste no ataque e de uma eficácia assustadora na defesa onde Ricardo Carvalho é um caso sério de bem jogar. No próximo ano deve ser mais um galáctico. Se o não for, é uma seguramente uma estrela maior no futebol europeu. Hoje só me resta desejar as maiores das felicidades ao SLB e que venha sorridente de Milão. Para bem deles e do futebol Português, até porque está na hora dessa rapaziada contribuir com pontos para a UEFA, pois o meu Boavista entrou de férias. Merecidas.

quarta-feira, março 24, 2004

Madeleine Albright

Frase para reflectir:

"Temos de recordar que a Al-Qaeda não é apenas um 'gang' criminal que possa ser detido e atirado para trás das grades. É o centro de um virus ideológico que distorceu as mentes de milhares de pessoas."

Madeleine Albright

Secretária de Estado de Bill Clinton (1997-2001)

Má educação e mau gosto (II)

Não resisti a citar um novo texto do Barnabé. Este faz uma referência à Bíblia nestes termos: "Apesar de tudo, faço votos para que os promotores não esmoreçam. E, se me permitem um conselho, que no próximo ano escolham um livro com menos violência, pornografia (ou talvez não), apologia do genocídio, incitamento ao ódio étnico, matanças, vinganças e passagens escabrosas.".

É possível que alguns dos nossos leitores considerem que é mais um acto de humor. Eu considero que é mais um texto inaceitável, grave e demonstrativo da base ideológica de alguma esquerda portuguesa.
[

Está nas nossas mãos

É verdade, está nas nossas mãos ajudar Miguel Portas a continuar a sua caminhada de êxitos políticos. Não foi eleito nas últimas europeias, não foi eleito pelo Porto nas últimas legislativas, e falhou a eleição em Lisboa nas últimas autárquicas. Todos juntos conseguiremos, mandem SMS a todos os amigos.

Fora do Mundo

Pelo Blasfémia soube do nascimento do Fora do Mundo. São seus autores Pedro Lomba, Pedro Mexia e Francisco José Viegas. Três pesos pesados aqui deste Mundo, o da blogosfera. Os dois últimos manterão vivas as suas individulaidades nos respectivos blogues. Este mundo ganha novas formas, novos contornos e mais do que isso mantêm uma vitalidade inquestionável. Assim se mantenha.

Mais um que parte

Está visto que "virou" moda ameaçar com a saída de Portugal. Agora calhou a vez a José Maria Martins, essa figura ímpar do dia a dia das televisões, o grande advogado de Bibi. Este homem é esperto e copia quem lhe merece referência. Desde a primeira aparição até agora, as gravatas mudaram, os fatos passaram a ser cinzentos, os óculos de "dealer" desapareceram. Agora só lhe faltava anunciar a saída de Portugal. O táxi está cheio. Venha outro.

terça-feira, março 23, 2004

E esta hem?

Segundo o BdE os americanos vivem na ignorância, ou pior ainda, são todos enganados. Quem são os culpados? Os judeus e o senhor Murdoch. Isto chama-se intoxicação cerebral. Do autor claro.

Má educação e mau gosto

Numa passagem por outros blogs pude encontrar no Barnabé (22/3/2004) o seguinte texto: "Lúcia, a "última pastorinha" de Fátima, faz hoje 97 anos. No convento carmelita de Coimbra onde vive, as dezoito monjas que ali vivem em clausura vão poder conversar durante o almoço [enaaa!] e dar um abraço à aniversariante [iuupiiii!]. Estragadas com mimos, hein?".

Independentemente do mau gosto e da atitude claramente anti-religiosa do texto transcrito ele é demonstrativo da intolerância dos "pensadores modernos" que compõe o Bloco de Esquerda.

Estamos em democracia e o pensamento, felizmente é livre, mas é bom que todas as pessoas conheçam estas e outras "pérolas" para que um dia quando forem votar o façam com total consciência das possíveis consequências futuras.

Um ponto de vista sobre os media

Eduardo Prado Coelho hoje no Público diz que a direita domina a comunicação social. A direita diz que a comunicação social é dominada pela esquerda. Há mesmo quem dê o exemplo do Público como " o jornal em que o dono é capitalista, o director liberal e a redacção do bloco de esquerda". Não diria tanto. Um dos meus defeitos antes de ler uma notícia ou crónica é ver quem a assina. Depois dou início à leitura, mas já devidamente preparado. Isto chama-se saber ler um jornal. E caro EPC pode crer que a esquerda domina as redacções da maior parte dos media portugueses. Pode efectivamente existir, neste momento, um contra-poder por parte dos directores dos principais orgãos, mas a esses nem tudo se lhes pode pedir e muito menos todos os dias. Basta seguir o exemplo dado em Não Esperem Nada de Mim.
Os media são feitos por seres humanos. Que têm sentimentos e opiniões. Diz o código deontológico dos jornalistas, logo no seu ponto 1:" O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atend?veis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público". Mas a subjectividade de análise de um acontecimento, veja-se no jornalismo desportivo a discussão que um penalty pode originar, a procura da leitura do que está por detrás no acto de um político, leva necessariamente a que essa honestidade seja afectada.
Estou no entanto crente que o Jornalismo que hoje em dia se pratica em Portugal, está consideravelmente melhor se comparado com o momento de pós Abril de 74, nesta dicotomia direita / esquerda.
Em outros aspectos muito tem que evoluir. Mas isso leva tempo e tem mais a ver com um problema de formação de pessoas e muitos posts levaria.

Escolhas

No jornal de Segunda-Feira li uma declaração do líder do PS de acordo com a qual o seu partido "respeita, admira e gosta muito" de Mário Soares. Está no seu direito. E até compreendo que Ferro Rodrigues se sinta na obrigação de defender este militante socialista das suas próprias declarações e das reacções que desencadearam. É humano.

Mas a nível de respeito e admiração eu prefiro o Prof. Adriano Moreira que na mesma edição do Público concede uma entrevista em que analisa de forma profunda a situação internacional. Cada frase dita está bem pensada e a descrição dos caminhos a seguir é bem lúcida e clarividente.

No texto fica claro que as primeiras declarações de Zapatero apenas se podem dever ao "entusiasmo da vitória", pois independentemente de críticas que possam ser assacadas ao Ocidente, e em especial à administração americana, não se pode esquecer que existe na sociedade Ocidental um perigo real que não pode ser esquecido. Por outro lado, e sem se referir a alguma declaração expressa, afirma que em relação a grupos terroristas internacionais que não vê "...sinal, da parte desse adversário tão mal conhecido, que seja daqueles que possa indicar, a estadistas responsáveis, uma luz para o diálogo".

A entrevista merece ser lida, mas é caso para dizer que cada um admira quem merece.

Para a coluna da direita já

Contra a Corrente fez um ano. E eu que andava distraído. Julgava já por cá o ter na coluna da direita. Lapsos imperdoáveis. Mas fica a emenda.

segunda-feira, março 22, 2004

Um link mais

Já era visitante com alguma regularidade. Por iniciativa própria ou por links de blogues visitados. Hoje resolvi acrescentar na coluna da direita. Não por acaso. Chega assim a Rua da Judiaria

Roteiro Gay

O euro 2004 serve para tudo. Até para o movimento Gay fazer um roteiro de locais a visitar pelos seus companheiros. Mas a adesão e ideias não se fica apenas pelas sugestões gastronómicas. Fazem tensões de se manifestarem e distribuir preservativos à porta do estádio do Dragão quando do jogo inaugural. Será que também vão querer bilhetes ao abrigo de uma qualquer quota?

Mitos

Já li ou ouvi três versões sobre a paraplegia do "Sheik" Ahmed Yassin que hoje morreu:
- aos 12 anos num jogo de futebol ( dossier TSF )
- num desastre de automóvel ( rádio )
- ao montar um engenho explosivo ( SIC reportagem de Cymerman )

assim se criam mitos.

Morreu um terrorista

Morreu o "Sheik" Ahmed Yassin. Na prática foi assassinado pelo exército Israelita. A morte de alguém é sempre de lamentar. Umas mais do que outras. Lembrei-me então de uma série de pessoas, rostos sem nomes, que morreram em autocarros, cafés, esplanadas. Crianças a caminho de casa, da escola de um jardim infantil. Pessoas sem nomes mas com rostos, que eram vítimas de uma guerra sem quartel, mortas por gente "vestida" de explosivos. A ordem da missão era dada pelo líder do movimento. O "Sheik" Ahmed Yassin. A escalada de violência será infelizmente uma realidade. Mas um terrorista é sempre um terrorista. Mesmo sendo o seu líder. Mesmo sendo "sheik".

Faculdade de Direito

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto terá as suas novas instalações inauguradas pela Ministra da Ciência e do Ensino Superior. Bem fez a Universidade em festejar o seu dia (22 de Março) nesta ainda recente escola de leis.

Parabéns a todos os seus alunos, funcionários e docentes (entre os quais me incluo). Uma palavra muito especial para os jovens licenciados que por lá passaram e que sei que não esquecem os momentos vividos no Campo Alegre e/ou no Parcauto. Devo dizer que eles são a principal razão de ser da nossa FDUP.

domingo, março 21, 2004

Jamor

Segundo a UEFA o Estádio do Jamor não tem as condições mínimas de segurança. De todo o modo para certas almas isso parece não constituir problema. A final da Taça de Portugal deve ser no Estádio Nacional, clamam com um pretenso fervor patriótico.

Não servia para jogos das competições europeias. De pouco importa porque esta é uma competição interna. Afirmam com ar esclarecido.

Parece então que os dez estádios novos que custaram milhões de euros aos contribuintes não servem para o Sr. Luís Filipe Vieira. Devo dizer que até fico espantado de não se terem lembrado de apresentarem a proposta de a final se realizar no novo Estádio Faro/Loulé.

Não vou continuar apenas penso que a história é triste, mas infelizmente corresponde a Portugal no seu melhor.

sábado, março 20, 2004

O Dr. Soares tem razão

Tem toda a razão o Dr. Soares: acho que se deve iniciar o diálogo com Bin Laden. Temos, claro, de ser calculistas, e definir previamente qual é o nosso objectivo. Mas se esta proposta for aceite, temos muito a ganhar. Teremos um mundo com mais paz e mais alegria. Egoisticamente eu incomodar-me-ia menos.
Não sou favorável ao diálogo pelo diálogo. Acho que temos que impôr as nossas condições. Se forem aceites, o Ocidente terá uma vitória. Se Bin Laden não ceder, continuaremos como até aqui, e tudo continuará como dantes.
As minhas condições são simples, rigorosas e inegociáveis.
A primeira exigência que devemos fazer é a de que as negociações decorram nas montanhas do Afeganistão. Não estou a ver os terroristas a negociar no Churchill Intercontinental de Londres, no Meridien de Paris, ou até no Ritz de Lisboa. Vamos pois de ter de lá ir, e ver como vivem, como se alimentam, como acasalam...
A segunda exigência também é simples: o nosso negociador, em nome do todo o mundo ocidental, seria o Dr. Soares. Teria pois de partir, de preferência na próxima semana, e sózinho. Seria largado de para-quedas com um kit de sobrevivência, de noite, numa zona controlada pelos taliban.
Estou certo que os resultados seriam animadores.

sexta-feira, março 19, 2004

Desculpas

Para amenizar um pouco os ventos e ondas que têm estado a passar por este e outro blog venho dar conhecimento de uma notícia quer li hoje no El Pais (não se preocupe o PC que está dentro das leituras permitidas e não vou ser castigado).

Na página 22 do dito jornal encontrei o seguinte título "Pedro Almodóvar pide disculpas al PP y reclama el cese de la crispación". O que se passou em resumo foi o seguinte, o cineasta terá feito umas declarações de acordo com as quais o PP teria tentado "aplazar el sábado pasado las elecciones generales que tendrian lugar al dia seguiente". Perante esta afirmação de tentativa de golpe, o PP decidiu partir para uma acção judicial por calúnia.

Então o director de La Mala Educación - título sugestivo - não só decidiu pedir desculpas aos votantes do PP, como também que terminasse o período de crispação.

Se a moda passa para Portugal será que poderíamos ver um ex Presidente da República pedir desculpas quando insulta os eleitores e militantes de um qualquer partido? E o que faria o Bloco de Esquerda e o seu Barnabé?

Bom fim de semana

Despeço-me de todos com alegria. Vou de fim de semana e logo em direcção ao Porto. Prometo ao PC do Mar Salgado que faremos uma reunião democrática do Nortadas. Serão apresentados argumentos e discutidos sofregamente. Avaliadas as capacidades de cada um em triunfar. No fim sairá vencedor o que tiver apresentado o melhor vinho a concurso. Até segunda feira.

Dia do Pai

Hoje acordei com uma série de beijos e presentes já desembrulhados. Estranhei mas depois lá me lembrei que era o dia do pai. Não é que seja muito diferente dos anteriores, pois rapidamente os meus filhos passaram dos beijos para o "não quero". Mas tudo bem. Depois foi um corropio pelas escolas para participar nas festas que cada sala organizava. Era ver o brilho nos olhos das crianças e perceber quão importante era a nossa presença na sala. Mostravam os desenhos feitos, obrigavam-nos a mostrar dotes que não temos. Cada criança esforçava-se por mostrar o seu pai e quanto melhor era do que os restantes.
Estava ali um dos elos essenciais na composição de uma familia. A outra parte, as mães, terão não tarda nada o seu dia de glória. Percebo bem a felicidade de ser pai ou mãe. Custa-me ver uma sociedade que procura alterar este estado de coisas com um argumento do tipo "e porque não?". Respondo então: "porque não!".

SMS Jaquinzinhos

O Jaquinzinhos resolveu criar um sms para convocar uma manif como tem sido solicitado pelos bloguers do lado de lá do muro. Já agora devia ser frisado que estarão presentes para além dos barnabés, o pai do diálogo e supoê-se que como convidado especial/surpresa o próprio do Bin. Tudo a bem do diálogo e da paz no mundo.

A nossa democracia

Só eu e o João M.Porto é que vivemos na Invicta, o Carlos Furtado está em Lisboa, o diogo Feio representa-nos no Parlamento, e o João Anacoreta Correia vive no avião. Quando nos encontramos pomos em dia as nossas punições por delito de opinião no Nortadas. Mas não pensem que a nossa democracia não tem regras, a cada delito corresponde uma puniçao. Por exemplo:
O Carlos diz mal do FCP - O João Maria aplica-lhe três chicotadas.
O Diogo diz mal do Boavista - Eu mando-lhe com a faca de dois legumes.
O João Anacoreta diz mal do Rui Rio - Este fim-de-semana não vai á lampreia.
Eu digo mal do CDS - O Diogo lê-me as memórios do Cavaco.
Todos dizemos mal do Marocas - Auto-flagelação colectiva.

Cresça e apareça

Mário Soares anda a brincar. Nuno Rogeiro classificou como uma "boutage". Tudo isto a propósito da sugestão de conversações com a "Al Qaeda", feita pelo antigo presidente ( diziam que era de todos os Portugueses. Se fosse agora acrescentava-se também dos pacifistas da Al Qaeda ). Diz o papá Soares que foi assim que Portugal conseguiu acabar com as guerras nas ex-colónias. Deve ser brincadeira. De crianças. Ou então enganou-se nas datas: O carnaval já passou e o 1º de Abril ainda vem longe.

quinta-feira, março 18, 2004

Opiniões, discórdias e outras que tais

O meu amigo José Mexia resolveu criticar as críticas que VLX lá vai sofrendo entre os seus camaradas marinheiros. Dava como exemplo o facto de por vezes ficar calado quando eramos reincidentes e coerentes. Do outro lado vinha o contra-ataque dizendo que ele disse ( este tom de frase traz-me recordações ) que o Mexia não discordava em público dos restantes membros do Nortadas. Não foi isso que o Zé disse, mas de facto assim é pela via da democracia vigente neste blogue. Passo a explicar: quem não concordar com alguém pode dizê-lo. Di-lo é baixinho e num post que fica em draft. Mas está dito.
Nota: este post é apenas um devaneio nocturno, depois de adormecer crianças e na tentativa de resistir a uma entrevista no canal 1 que estava cheio de extra-terrestres esverdeados.

Adivinhas

Por ocasião da preparação de um debate que fiz encontrei algumas frases curiosas:

"Não faz qualquer sentido procurar quebrar a confiança dos investidores. Tem toda a lógica, sim - e estamos a fazê-lo - moderar o crescimento da despesa pública e do consumo privado.
Por isso as medidas extremamente exigentes na execução orçamental deste ano...(Debate do Estado da Nação 30 de Junho de 2000);

"Trabalhamos para que Portugal tenha um crescimento económico mais sólido e sustentado assente sobretudo no investimento e na exportação e menos no consumo público e privado....Trabalhamos para que a despesa pública corrente cresça a um ritmo mais moderado, contribuindo simultaneamente para libertar recursos destinados aos sectores produtivos e ao investimento" (Debate do Estado da Nação de 28 de Junho de 2001);

"Preocupemo-nos com o rigor das Finanças Públicas e com as condições de competitividade das empresas. Tenhamos os pés bem assentes na terra..." (Tomada de posse do XIII Governo, 28 de Outubro de 1995).

Quem será que disse estas frases? Ao que sei está em parte incerta.

Ele há outro

Socorro. Agora é a vez do contador de on-line. Isto está a desmorenar. E foi tudo desde que o Zé Mexia resolveu "meter-se" com o mar salgado. Não é justo.

Mistérios por resolver

Ela há cada mistério. Por cá no Nortadas tenho dois que me consomem alguns bocados. O primeiro começou ontem quando acrescentei um novo link. Nada. E foram vários os métodos. Copys, à mão, só faltando mesmo o método do Avelino FTorres.
O outro surgiu depois do almoço. O Sitemeter resolveu iniciar dias de hora a hora ou sei lá como.
Como dizem os espanhois, não creio em bruxas mas que as há, há.

Mar agitado

Tenho que aligeirar a forma como escrevo, pois algumas pessoas não percebem que alguns termos não são para serem levados á letra, são precisamente figuras de retórica.
PC marsalgado diz que há uma certa direita a quem não passa pela cabeça discutir sem atacar, e contestar sem massacrar, concordo plenamente. Se eventualmente era para me incluir nessa direita, falhou o alvo.(lá está a retórica belicista)
A seguir fala do Paulo Portas e dum senhor que não faço a mínima ideia quem será, para concluir que a direita está toda entricheirada (oops) no CDS.
O exemplo totalmente grátis que lhe dei, depende de cada um entender como quiser. Votos sinceros de boa navegação.

quarta-feira, março 17, 2004

Vitórias eleitorais

Faz hoje 2 anos em relação às últimas eleições legislativas que determinaram o fim do período de Governos do PS e levaram ao início de um ciclo de Governo PSD/CDS.

Perante isto ouvi na TSF, e fiquei muito espantado, as seguintes declarações do actual lider parlamentar do PS, António Costa:

"...vitória eleitoral só houve uma, a do PSD e mais nenhuma, o PP não teve nehuma vitória eleitoral, foi esmagado nas últimas eleições e é extraordinário que o PSD resolva partilhar a sua vitória eleitoral derrotado nessas eleições".

É incrivel mas é verdade. Foi dito.

Sobre esta declaração só quero relembrar alguns dados.

- O "pequeno partido esmagado" subiu em percentagem eleitoral;

- Graças a isso, ficou numa posição essencial para apoiar um Governo estável em Portugal (a última vez em que isso aconteceu foi na década de 80);

- Sou do CDS e espero no futuro ter mais "derrotas" destas;

- Pretendo que o CDS mantenha a nossa linha de rumo e continue a apoiar um Governo em que participamos;

- Isto a continuar assim a campanha para as eleições europeias promete...

Eu por mim aceito todos os cumprimento de felicitações. E não gosto de reescrever a história.

Finanças Públicas

Não tem sido o grande tema dos últimos tempos, no entanto queria deixar alguns dados da execução do Orçamento de Estado de Janeiro a Fevereiro de 2004 que podem ser consultados no site da Direcção Geral do Orçamento:

Comparação com o período homólogo (Janeiro_Fevereiro de 2003)

Receita efectiva (que aumenta o património do Estado) - +10,4%
Despesa efectiva (que diminui o património do Estado) - -1,9%

Cobrança de impostos - +9,8%
Impostos directos - + 11,2%
Impostos indirectos - + 9,1%

Estes dados não podem ser transpostos como tendência para o resto do ano. Há explicações conjunturais para os mesmos, mas demonstram que há mais controlo sobre a despesa e melhor cobrança de receita.

Ao mesmo tempo o Eurostat confirmou o défice público em 2,8% o que levara ao fim do procedimento de défices excessivos movido contra Portugal.

Passaram dois anos das eleições legislativas e o país começa a respirar um ambiente melhor. O ciclo está a virar.Por muito que isso custe muito a alguns que agora falam de tudo menos de finanças públicas.

Faço minhas estas palavras

Aturar o Dr. Soares é penitência para a qual já contribui. Julgo que não lhe devo nada, nem ele a mim. Como tal estamos "quites". Pego assim nas palavras de VLX, sem autorização prévia mas com a devida identificação da fonte o que me liberta dos direitos de autor, e faço o verdadeiro copy past.
Aqui ficam:

MÁRIO SOARES E A FAMÍLIA BARROSO
Mário Soares veio dizer que “o Barroso” devia tirar as devidas ilações, ou consequências, ou interpretar os resultados das eleições em Espanha, acrescentando “ele sabe o que eu estou a dizer”. Como imagino que não se esteja a referir ao nosso 1º Ministro, Durão Barroso, pois isso seria referir-se ao mesmo de forma demasiado prepotente, arrogante e petulante, imprópria do que deve ser um antigo Presidente da República, incluindo o próprio MS, e porque utiliza frases demasiadamente corriqueiras e ambíguas, adequadas a certos treinadores de futebol, só se pode pensar que estivesse a falar de alguém da sua família. Deve ser propaganda a qualquer coisa que o sobrinho - Dr. Alfredo Barroso - irá escrever no Expresso da próxima semana sobre as eleições em Espanha. Aguardemos para ver.

Mar Salgado

Nem sempre estou de bom vento com os meus amigos aqui do Nortadas, e assim é que tem que ser, mas quando um dos "nossos" é reicidente e coerente nas suas ideias, no mínimo fico calado. Ora, tenho andado a reparar que quando VLX marsalgado escreve sobre Mário Soares, não são só os "Blogs de Esquerda" a massacrá-lo, são principalmente os marinheiros do seu barco que o atacam, hoje, mais uma vez, FNV é irritantemente condescendente com o velho Presidente. Com amigos destes...

Veiga

Diz o jornal "O Jogo" de hoje que João Loureiro quer José Veiga para presidente da SAD do Boavista. Até à semana passada o empresário ia ser administrador do Benfica. A ser verdade que esta vontade do Loureiro se concretiza, está visto que Camacho disse o que disse não ter dito. E por outro lado o Boavista passa a ter à frente dos seus destinos, não um gestor, não um boavisteiro mas um dirigente do Estoril Praia. Que grande confusão.

Uns para os outros

A Razão das Coisas faz parte desde agora da coluna da direita. Ele há razões para isso. A lista vai aumentando.

São rosas, Senhor...

Quarta-Feira é sempre um dia que começo bem disposto, pois da minha leitura matinal fazem parte as palhaçadas do Fernando Rosas no Público. Como consegue sempre ter uma visão adulterada da democracia, tinha alguma expectativa de ver o que escreveria depois dos acontecimentos de Espanha. Não fiquei defraudado, só não entendo como é que debaixo daquela capa de intelectual, está um Homem que só escreve banalidades e lugares-comuns. De tudo o que escreve sobre a vitória do PSOE, tipo orgasmo colectivo em que os escrivinhadores de esquerda andam por estes dias, há algumas pérolas que não posso deixar de sublinhar.
I - "Contra tudo e contra todos, o que em Espanha se passou foi a vitória da democracia e da iniciativa cidadãs contra a manipulação do governo. Foi essa indignação espontânea que no dia 13 de Março se mobilizou para ocupar as ruas de norte a sul. E que no dia 14 transformou esse magnífico protesto em votos."
Acho que o que aqui está escrito sobre a manifestação de Sábado á noite, dispensa comentários sobre a má fé, desonestidade, e parcialidade gritante no entendimento da democracia.
II - "O governo de Aznar foi o primeiro dos quatro que fizeram a cimeira da guerra nos Açores a ir a votos, e a ser justamente punido pelo eleitorado."
Outra mentira imbecil, pois a esquerda tão convicta que está dos seus argumentos, 'esquece-se' que ainda á poucos meses o PP foi a votos, nas regionais, lembram-se ? e ganhou, inclusivé em sítios onde o PSOE teve as maiores vitórias nestas eleições, por exemplo a Andaluzia.
III - "renovar a exigência do regresso imediato das tropas da GNR enviadas para o Iraque."
Não posso deixar de me rir ao pensar como se sentirá a esquerda hoje, depois das declerações do Presidente da Republica ontem, dizendo que neste momento essas tropas devem lá ficar.

Há terrorismo bom?

A propósito das eleições em Espanha, a esquerda conseguiu criar uma subtil distinção entre terrorismo bom e terrorismo mau. O da ETA seria o bom, porque assente num anseio legítimo, numa ideologia aceitável. Neste quadro, o PP de Aznar fez uma coisa intolerável: atribuir aos bons um atentado mau. Neste quadro valorativo, a ETA até avisa com antecedência...
Recordo-me de uma das vezes que a ETA avisou. Quando estavam a chegar os polícias e os paramédicos, a ETA fez rebentar a bomba!
Eu estava em Espanha no dia 11 de Março. Nas primeiras horas ninguém duvidou que a autoria fosse da ETA. Ouvi até uma entrevista na rádio (numa curta viagem de taxi) em que um socialista catalão apelava ao diálogo com a ETA. "A paz faz-se com os inimigos, não com os amigos", foi o seu grande chavão.
O 11 de Março se não foi da ETA, podia muito bem ter sido.

terça-feira, março 16, 2004

Serralves

Estive lá no último fim de semana. Passei pelos seus jardins, visitei o museu e dei comigo a pensar na evolução que aqueles espaço, e vários outros, representam para a cidade. A minha conclusão foi, então, óbvia. Não há razão para estar deprimido. Apenas se está na altura de reflectir sobre as causas pelas quais o Porto que já é reconhecido a nível internacional pela sua cultura, desporto, ou actividade científica, e não tem peso noutras áreas.

À primeira vista basta um pouco mais de coordenação e liderança política, bem como uma clara aposta nos vários talentos e instituições como a Universidade do Porto para que se possa ter esperança no futuro. Infelizmente os mais recentes acontecimentos a nível da área metropolitana não foram os melhores. Mas enquanto há vida há esperança e já agora é importante que ninguém se esqueça que de 4 em 4 anos há eleições.

PS - A não perder o conjunto de exposições do Museu. Desde design e arquitectura moderna até à pintura de Herbert Brandl, Helmut Dorner e Adrian Schiess tudo vale a pena.

Nem de mim

Não esperem nada de mim.Não de mim. Mas dele. Sim do autor desse novo link que acrescentei na coluna da direita. A lista vai crescendo a um ritmo lento, muito lento. Mas o caminho faz-se andando

As frases de Cymerman

Cymerman. Julgo que dispensa apresentações. Todos conhecemos as reportagens que envia desde o Médio Oriente. Arriscava a dizer que sabe mais sobre atentados, terroristas e meios de defesa do que muitos que têm certeza absolutas e poucas dúvidas. Hoje estava ao vivo no Jornal da Noite na Sic. Infelizmente não acompanhei desde o início. Nem consegui reter tudo o que disse. Mas três ou quatro frases ficaram-me na cabeça:

- numa gruta algures Bin Laden e o seu braço direito deviam estar a festejar

- no mês passado decorreu um congresso em Israel sobre terrorismo. 800 especialistas previam que o terrorismo islamico chegaria à europa

- que os serviços de segurança noruegueses tinham recebido a informação que a Al Qaeda planeava um ataque em Madrid antes das eleições.

- que numa visita a um campo de treinos no médio oriente viu escrito "viva a eta"

Estou certo que de tudo isto sabiam os serviços secretos portugueses, espanhois, ingleses, franceses e muitos mais.

Estou igualmente certo que não é pela via do diálogo que se combate grupos terroristas cujos objectivos mais não são do que a desordem mundial em prol de um objectivo indecifrável.

Acredito que a emoção possa levar muita gente a mudar de opinião ou de voto. Não posso é crer que um governo responsável possa dar de barato mais vitórias a essa gente. Não gostava de saber que agora bin Laden ou outro qualquer festeja repetidamente.



Leitura para recordar

Depressão e Quarentena. Rui Albuquerque Blasfémia no traça alguns exemplos que mereceriam ser lidos pela esquerda e por alguns dos apressados passifistas. Mas estou certo que mais cego do que o que não vê, é mesmo aquele que não quer ver.

segunda-feira, março 15, 2004

Zapatero não é Rio

Caro amigo Carlos, o que aconteceu ontem em Espanha só se assemelha ao que se passou nas ultimas autárquicas no Porto, porque em ambos os casos as empresas de sondagens se enganaram.
A grande diferença está na razão porque se enganaram. No Porto enganaram-se porque foram votar muito menos pessoas (Rio ganhou com menos votos do que tinha tido o candidato derrotado do PSD nas anteriores eleições). No Porto a maioria dos eleitores não quiz saber quem seria eleito. Em Espanha foram votar muito mais pessoas do que o esperado, numa das eleições com maior afluência da sua hitória recente. Em Espanha as pessoas quizeram marcar claramente uma posição. Para nós que votariamos no PP, poderemos dizer que foi um voto emocional e muito condicionado por acontecimentos extremos. O futuro dirá se isto é verdade.

Terror, Mentiras e Novo Governo

O que aconteceu em Espanha deixou-me um "sabor" dificil digerir.
Em primeiro lugar pelo acto de terrorismo em si, pela cobardia que representa e, principalmente pela frieza que revela. Aquele acto de terrorismo tinha o claro propósito de influenciar o acto eleitorar em Espanha, e consegui-o.
Em segundo lugar pelo facto do PP não ter resistido à tentação de ganhar votos à custa do que aconteceu. Culpar a ETA convinha ao PP, continuar a culpá-los mesmo quando toda a gente tinha percebido que a ETA não tinha sido o "cérebro" da Operação, foi-lhe fatal. Numa democracia sólida como é a Espanhola a mentira paga-se caro. O PP tem de ser culpar a si próprio por ter perdido as eleições.
Por ultimo porque realmente a AlQueda consegui vencer o PP, conseguiu penalizar Aznar e, pelas noticias de hoje, conseguiu uma inversão de politica externa em Espanha.
Ontem vi Zapatero e gostei do discurso (está a milhas do nosso Ferro, sem tiques antiamericanistas primários e sem chavões de esquerda). Espero que Zapatero ao chegar a responsabilidades de governação possa avaliar com mais cuidado todos os elementos e possa continuar esta guerra contra o terrorismo. Se isso significa ou não retirar do Iraque não tenho elementos para avaliar, mas que signifique firmeza neste combate que é de todos os que lutam pela paz.

Espanha

Nos últimos dias assistimos estupefactos, como oito anos de boa governação podem ser desperdiçados por causa da arrogância e prepotência de um partido que já não conseguia destinguir a luta política da realidade. O partido que sustenta o governo deve ajudá-lo a gerir os interesses do País e não do seu grupo. Não vale a pena falar do que aconteceu, já todos entedemos que o PP e o governo, se calhar sem se aperceberem, tentaram tirar dividendos políticos duma situação que exigia sentido de estado.
Por causa disso, ficaram com o Zapatero, sem um discurso coerente, e uma equipa minimamente apresentável á frente de Espanha. Que tenham boa sorte, pois nós dependemos dela.

Zapatero pela manhã

Zapatero deu hoje a sua primeira entrevista depois da surpreendente vitória de ontem. Anuncia a retirada dos soldados espanhois do Iraque até ao dia 30 de Junho. A não ser que haja alterações e a governação do iraque seja entregue ao povo iraquiano ou outras situações extraordinárias. Aguardemos pelo dia 30 mas cheira-me que vamos assistir ao primeiro não cumprimento de promessas eleitorais.

domingo, março 14, 2004

Eleições espanholas

Contra o previsto, o PSOE saíu vencedor das eleições espanholas. Fiquei com a ideia de já ter visto este filme. Façamos um pequeno exercício:

substitua Zapatero por Rui Rio
substitua Rajoy por Fernando Gomes

na altura a análise era que tinha sido Gomes a perder e não o Rio a ganhar. Atrevia-me a dizer o mesmo. Os acontecimentos trágicos de quinta feira e o erro de comunicação do governo espanhol ditaram a sorte de hoje.

mas podemos fazer um outro exercício:

substitua Aznar por Cavaco
substitua Rajoy por Fernando Nogueira
substitua Zapatero por Guterres

não parece um dobragem de um qualquer filme português? a diferença está em que aznar não pensa ocupar o lugar de Juan Carlos.

PSOE

Ganhou eleições em Espanha. Zapatero será Presidente do Governo, deve ter de fazer uma coligação:

Causas possíveis:

- A forma como o Governo tratou o 11 de Março;

- O apoio a Bush (?)

- Um líder fraco como candidato;

- Um tabu e abandono do poder.

Isto dá que pensar.

Foi dos mais difíceis

Não é por simpatia mas um dos adversários que mais problemas criou ao Porto foi o Boavista. Sem precisarem de andar a falar de sistemas jogam bom futebol.

O jogo de ontem foi complicado, mas apesar dos esforços da malta do Bessa teve um resultado muito justo.

Entrevista (II)

Como jé disse a entrevista do presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, ao Comércio do Porto está cheia de afirmações polémicas. Concordo com algumas, discordo de outras, mas uma coisa é certa estamos perante alguém que conhece bem a cidade do Porto e que tem ideias bem claras sobre a região.

Fiz uma selecção de algumas frases para que possam ser comentadas por todos:

"Mais cedo ou mais tarde o Edifício Transparente vai ser demolido"

"Por muito que o Dr. Rui Rio ache que eu deva ir para o divã por dizer isto ter o FCPorto é excelente. Ter Serralves é excelente. Ter Siza Vieira é excelente. Ter o Sisa Vieira é excelente, o Manoel Oliveira, a Agustina Bessa-Luís, a Associação Comercial do Porto. Todos os casos de sucesso são excelentes para a vitalidade do Porto."

"Os protagonistas políticos têm de ser mudados"

"Com apoio das forças vivas (e apoio de um partido democrático)...estaria disponível para uma candidatura à Câmara do Porto"

Afirma ainda que o CDS já escolheu Rio para candidato à Câmara do Porto, mas o PSD ainda não o fez; que o CDS é um menino bem comportado junto de Rui Rio; e que o Porto deve basear a sua imagem nos seus vários talentos.

Estou à espera de comentários.

Entrevista

O Comércio do Porto publicou, no Sábado, uma entrevista ao Rui Moreira. O Presidente da Associação Comercial do Porto respondeu com ideias curiosas, polémicas e várias provocações.

Abre a porta a uma possível candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto.

Demonstra uma visão estratégica sobre a cidade e a região, salientando a necessária aposta nos talentos.

É inequivoco que conhece a cidade oseus problemas e as suas instituições.

Até posso discordar de algumas das suas considerações, mas se entrevistas como esta se repetirem tenho a certeza que a política no Porto vai animar. Seria mau?

sábado, março 13, 2004

Uma questão de de(m/c)ência

Ó título de cima pretende ser interactivo. Cada um dos leitores pode escolher entre usar o m ou o c. Podem até ser usados alternadamente. Tudo isto a propósito do artigo do papá soares no expresso. Reza a escrita, lá pelo meio do texto, que as "eleições em espanha .... são entre as duas Espanhas tradicionais: a da liberdade e a do autoritarismo"
Começa de facto a ser assunto do foto médico. Termina ainda o artigo com uma ressalva ao atentado de 11 de Março. Critica, o contrário seria demais, mas consegue dizer que "este trágico atentado terá necessariamente consequências eleitorais, porventura favoráveis á direita". Nesta hora um pouco de decência não fazia mal. Mas a dem.....

sexta-feira, março 12, 2004

Savater

Num post anterior aconselhei a leitura da entrevista de Fernando Savater, professor de Filosofia e membro da associação Basta Ya, na revista "Visão".

Agora transcrevo um pequeno excerto do livro "Contras as Pátrias" - "E isto porque toda a subtileza do confronto político foi reduzida a uma farsa do cá te apanho, cá ter mato. O aborto? Atira-se contra um par de médicos anti abortistas e fim da história. Centrais nucleares? Mão dura com os engenheiros. O desemprego Faz-se o patrão voar pelos ares e rapta-se o pai. A droga? A opinião política adversa? A própria dissidência interna? Tudo se resolve da mesma maneira. É mesmo um grande invento! Porque será que ainda não é praticado em todo o lado? É o que Hitler chamava a "solução definitiva".

Coincidências

Depois de uma maratona a assistir aos acontecimentos de Madrid, a TVI brindou-nos com um momento de descontração a encerrar o telejornal. A cada vez maior procura das mulheres portuguesas pelo aumento do peito. Tivemos então a possibilidade de ver alguns exemplares e suas evoluções. Entrevistaram um cirurgião plástico. Celso Cruzeiro. Este nome dizia-me algo, mas estava bem longe de o associar a um par de bonitas maminhas. Coincidências.

minutos de silêncio

Já faz alguns anos, estava eu em Barcelona. Viviam-se tempos de expectativa, pois estava preso pela Eta um jovem autarca do PP. A meio da tarde soube-se que tinha sido fuzilado. Foi decretado 15 minutos de silêncio em toda a Espanha. A feira em que estava saíu em peso para a praça. Foram momentos que ainda hoje, passados que são cerca de 6 anos, vivo com emoção. Era um povo que se revoltava em silêncio. Mas como disseram a maioria dos líderes governamentais, contra esta violência temos que ser fortes e mostrar que o caminho é o do respeito pela vida humana e pela civilização em que acreditamos. Nem que tenham que ser vários os minutos de silêncio.

Liberdade

Infelizmente este é um tema que hoje percorre muitos dos nossos pensamentos. A discussão lançada pelo Diogo aqui no Nortadas, deverá merecer uma séria reflexão. Vivemos numa era em que procuramos uma liberdade mas que não pode ser a qualquer preço. Não quero viver na angústia de saber que a qualquer momento, eu, um dos meus ou quem quer que seja, voe em bocados pela vontade louca de uma minoria. Como diz o Diogo, não me interessa se é a ETA, a Al Queda, a Fatah, o IRA ou as longínquas FP 25. Quero poder viver descansado, sair para um jardim e brincar com os meus filhos, ir a um espectáculo com os amigos e poder gozar momentos de verdadeira descontração. Nem que para isso perca alguma da liberdade de movimentos que agora gozamos. Infelizmente temos que nos adaptar aos tempos. E se esses são dominados por fanatismos, eu não me importo de ceder tendo em vista um bem geral. O da verdadeira liberdade. O de poder viver.

Impressionante

Vejo neste momento as imagens da manifestação em Madrid. Participei em vários actos de solidariedade com as vitimas do terrorismo. Protesto contra todas as formas de actos bárbaros contra vítimas inocentes. Sinto muita honra na presença do Primeiro Ministro e da Ministra dos Negócios Estrangeiros na manifestação contra o terrorismo.

O terrorismo joga com o medo e é a principal ameaça à paz nos dias de hoje. Tem de se actuar sobre as suas causas. Não se pode fazer distinção entre as causas e origens destes hediondos movimentos terroristas.

Não diferencio a ETA e a Al-Qaeda. Ambas têm de merecer a mesma repulsa. Ao contrário de outros não sinto que se deva hierarquizar o terrorismo de acordo com o movimento que o pratica. Todos têm ódio à democracia, à lei, à diferença e à liberdade. Infelizmente podem também estar globalizados.

A resposta dos poderes políticos tem de ser enérgica, concertada e firme. Os meios de financiamento destes grupos têm de ser extintos. As atitudes preventivas por parte dos vários Estados e de organizações internacionais, como a ONU, devem passar por um entendimento de acordo com o qual se está perante um novo tipo de guerra. Os sistemas de informação vão ter de funcionar com meios inovadores.

Hoje em dia para defender a democracia é bem possível que se tenha de determinar certas limitações excepcionais a algumas liberdades, como desde logo a de circulação. Para realidades diferentes temos de defender medidas diferentes.

Claro que perante isto os Barnabés e os Blocos deste mundo falam de "perigos securitários" e de "atitudes fascizantes". Não é nada disso. É apenas a vontade de combater os inimigos da sociedade actual e dizer basta.

PS - Este é um bom tema de debate espero que os escribas sérios da blogosfera nele participem.


Serviço Público

a ) Porto - Lyon
b ) Chelsea - Arsenal
c ) Milão - Corunha
d ) Real Madrid - Monaco

as meias finais será entre os vencedores do jogo a com c e b com d.

a final é lógico

TERRORISMO, NÃO.

Pelo que disse ontem na SIC Notícias, só tenho uma coisa a dizer á Drª Ana Gomes. CUSPO-LHE EM CIMA.

quinta-feira, março 11, 2004

terrorismo intelectual

Claro que o bloco de esquerda diz ser este um atentado "fascizante". A ser da ETA, como o parecem demonstrar as informações mais recentes, teremos um atentado de terrorismo contra o estado, bem diferente do "terrorismo de estado" com que os bloquistas brindaram o rei de espanha. Recalco este tema, pois a mentira intelectual com que estes senhores nos brindam diariamente é demais. E não tinham 19 anos.

comentários à barnabé

o barnabé não consegue, nunca, escrever nada sem ser a atacar os que dele discordam. está-lhes no sangue. no sangue que eles dizem ser o deleite das gentes da direita. porque será que esta gente não consegue, nunca, ter um comportamento racional e no mínimo civilizacional? julgam-se sempre os donos da dor e do sofrimento e nunca, mas nunca, conseguem perceber que existem formas diferentes de sentir a dor?

Terrorismo

Felizmente que há quem neste blog possa respoder com rapidez a factos como aquele que hoje sucedeu em Espanha. Foram actos verdadeiramente hediondos e bárbaros independentemente de quem tenha estado na sua origem.
Considero que a condenação de actos como este não podem deixar qualquer espécie de dúvidas. É lamentável que exista em Portugal quem ainda pense que se deve criticar o Estado de Espanha por praticar "terrorismo de Estado".
Sobre esta matéria não poderia deixar de passar esta situação sem saudar homens e mulheres coragosos como Fernando Savater, um professor catedrático de Filosofia, que formou um movimento cívico chamado Basta Ya. Este professor, durante anos residente no País Basco, dá hoje uma entrevista Visão em que demonstra mais uma vez uma enorme coragem. E nesta altura é precisamente a homens como este que acho que devemos prestar todos uma grande homenagam. É a exemplos como este que nos devemos associar em vez de partir para querelas ideológicas que apenas ficam mal a quem as personifica.
Neste contexto acho que todos aqueles que possam deveriam estar amanhã na Embaixada de Espanha para prestar, com um minuto de silêncio, uma homenagem a todas as vitímas deste acto de terrorismo.

Horror aqui ao lado

O horror continua. A ETA mata em Espanha de uma forma brutal. Um estado democrático é posto em alvoroço por causa de uns loucos extremistas. Com gente desta não pode haver qualquer tipo de complacência nem direitos como há sempre alguns a defender. Quem luta desta forma pelos seus ideias, não respeita os outros que têm ideias diferentes. Gostava de saber as opiniões dos mesmos que se retiraram do parlamento quando da visita do Rei Juan Carlos ao nosso país.

quarta-feira, março 10, 2004

fêqêpê

Para os meus companheiros aqui do Nortadas, tirando o Carlos, que é boavisteiro como eu, muitos parabéns pelo glorioso jogo de ontem. Até Sábado enterro o machado de guerra.

Dr. Manuel Narciso Monteiro

O Dr. Manuel Monteiro acha que a polémica Portas / Soares é por sua causa. Seria (diz MM) para conquistar o eleitorado conservador nas eleições europeias.
Nessa análise falha a sequência cromológica: foi o Dr. Soares quem criou a polémica ao dizer que o CDS é de extrema-direita...

Dr. Mário Machester Soares

O Dr. Mário Soares teve medo do jogo, do debate, do confronto.
O Dr. Paulo Portas, pelo contrário, tem o espírito do FC Porto: venha daí para um debate que eu não tenho medo.
Está visto quem vai ser eliminado.


terça-feira, março 09, 2004

Porto cidade região

Parti um copo, que era meu pago e mais que pago, e acordei as minhas filhas. Sofri com o jogo e não sendo portista acreditei como todos os jogadores. Foi uma vitória de um clube, de uma cidade e de toda uma região que é Portugal, nessa Europa das regiões. Parabéns.

Campeões olé

Manchester 1 - Porto 1
Sem mais comentários. Nos 8 melhores já estamos.

segunda-feira, março 08, 2004

Médicos faltam.

O eurostat veio demonstrar aquilo que muita gente diz, mas que alguns teimam em não querer ver. A falta de médicos em Portugal. Esta situação só é ultrapassável com mais alunos a entrarem em medicina. Acredito que as faculdades estejam pelas costuras, mas então abram mais. Descentralizem que parece ser a aposta da nova .ministra com a abertura de novos dois cursos, Açores e Madeira. Espera-se é que não haja a habitual defesa corporativa da classe médica

Mais alguém que parte sem partir

O artigo de Ana Drago, identificada como dirigente do Bloco de Esquerda, é espantoso desde o seu início até ao fim.
Para provar isso mesmo nada melhor do que algumas transcrições seguidas de pequenos comentários:

"Num país que não respeita os meus direitos eu não quero viver" - Não se percebe bem qual o destino alternativo;

"Não consigo perceber como a sua bancada parlamentar tenha recusado um novo referendo que permita descriminalizar o aborto" - Eu posso explicar. O voto parlamentar negativo foi para defender o referendo de certas vontades que apenas o querem repetir para que se "permita descriminalizar o aborto", isto é para que se alcance o resultado que pretendem. Os referendos são o meio para permitir a expressão livre e democrática dos cidadãos. Não são o meio para alcançar o objectivo que determinada corrente de opinião anseia. Sou contra o princípio de alguns "de referendo em referendo até à vitória final";

"Por isso, queria que soubesse que hoje Dia Internacional da Mulher, é mais um dia em que procuro novos caminhos para saber o que faço da minha revolta com a sistemática condenação do meu direito ao meu corpo" - É sistemático este argumento, mas não é na barriga que pretensamente mandam. No minímo, é uma possibilidade de vida que extinguem. Uma boa leitura é com toda a certeza a ultima nota da Conferência Episcopal Portuguesa, e já agora a lei de 1984 que refere casos de interrupção voluntária da gravidez não punida;

"Ser mulher, aqui neste pequeno país, é carregar o peso-pesado de uma concepção machista que vigia o corpo feminino e o peso morto de uma classe política sem coragem para consagrar a modernidade democrática" - A referência à classe política faz lembrar Manuel Monteiro (de facto os extremos tocam-se) e a "modernidade democrática" não pertence àqueles que se auto denominam como modernos, mas antes aos que pretendem resolver os problemas do dia de hoje, como por exemplo a enorme quebra da natalidade e suas consequências;

"No passado dia 3 mostrou que não é um grande homem. Mostrou que não pertence àquela cepa de gente que nos momentos difíceis...sabe estar à altura das situações. Acobardou-se, preferiu olhar para o lado, esconder a cara...E isso eu que sou mulher, não lhe posso perdoar." - Esta tentativa de superioridade dos defensores de certas opiniões só faz com que os comuns mortais façam outras opções. Sem esconder a cara e de acordo com as suas legítimas opções. O respeito pela instituição parlamentar leva a que me insurga perante estas formas de tratar os deputados. Todos, os que lá estão e aqueles que por lá passaram merecem esse respeito.

Contas curiosas

Ainda o DEconómico. Estudo realizado pela Memorandum revela que o Euro2004 não aumentará reconhecimento de Portugal no mundo. Existem mesmo 9% dos inquiridos que referem que Portugal se tornará menos conhecido. É de facto prodigiosa esta capacidade dos inquiridos, que confrontados com publicidade e notícias têm capacidade para dizerem "não conheço, nem agora nem antes". Falta lembrar que este estudo foi feito em Portugal. Mas honestos são os 5% que dizem não saber, mas honestidade é sempre coisa pouca.

Reunião?

O DEconómico traz uma pequena nota sobre uma reunião de Pedro Santana Lopes com o Papa. Este é o título. Calculei que fosse um trocadilho do jornalista e a reunião fosse com Pinto da Costa, mas Papa não vinha entre aspas. Esta era uma reunião possível, mas ainda assim curiosa. Mas ao ler a notícia fiquei a saber que a reunião era mesmo com o verdadeiro Papa, em Roma e tudo. Reunião? Sempre pensei que estes encontros fossem audiências. Mas não. Pedro Santana Lopes tem reuniões de trabalho. Gostava de saber qual a ordem de trabalhos e melhor ainda era saber o teor da conversa. Agenda mediática a quanto obrigas.

Mais uma que parte

Ana Drago diz que não quer viver neste Portugal. Anteriormente tivemos o Mourinho que queria partir. No intervalo apareceu o Miguel Sousa Tavares a ameaçar partir caso Pedro Santana Lopes viesse a ser presidente. É certo que ainda há lugar no táxi, mas se mais houver toca a avisar sempre pode ser que dê para um charter.

domingo, março 07, 2004

O financiamento da Segurança Social (segundo Mário Soares)

O Dr. Mário Soares disse numa entrevista à Sic Noticias que era contra a privatização de todas as empresas do Estado, porque há o risco de o Estado ficar sem fundos para cumprir os seus compromissos, nomeadamente os custos da Segurança Social.
Como argumento (?) é ao nível do cabo de esquadra...

Uma questão a não esquecer

Quem visitar o site www.ecclesia.pt verá a nota da conferência episcopal portuguesa sobre o valor da vida.
Nesse texto, aliás muito bem escrito, a vida é assumida como o primeiro fundamento ético e um elemento essencial na chamada a uma posição responsável por parte da sociedade. É precisamente devido a essa responsabilidade que a Igreja vem chamar a atenção para a questão, nunca tratada no debate em causa, do início da vida. Por fim, salientando que a morte é um retrocesso e não um avanço da sociedade salienta que a grande questão está na aplicação do quadro legal e na consideração de atenuantes pelo juiz.
É um texto rico que não pode ser perdido. Espero que todos o leiam para o podermos debater, sem ideias pré concebidas, no Nortadas.

Noruega (I)

Jose Manuel Fernandes no editorial que escreveu ontem no Público assumia que no êxodo de cérebros da Europa para os Estados Unidos há três excepções - a Finlândia, a Suécia e a Noruega. Em qualquer um destes casos há mais investidores por mil activos do que nos Estados Unidos.
Na explicação destes casos de sucesso está uma enorme coesão nacional e apostas claras na tecnologia e uma política universitária que não aposta nos cursos de lapis e papel.
De facto a Noruega que é um país com 4,5 milhões de habitantes tem nada mais nada menos que 4 Faculdades de Direito. Em Portugal, só no Porto contabilizo pelo menos 5. Será necessário mais exemplos para que se possam comprender as diferenças?

Discriminação

Criou-se um grande caso em Portugal devido à participação, ou não, de deficientes numa iniciativa do Europeu de 2004 patrocionada por uma empresa multinacional.
Para além da trapalhada de natureza formal com que o tema foi tratado, diria até que o modo totalmente desajeitado perante o princípio constitucional da não discriminação com que foi publicitado, têm de se retirar algumas conclusões. A ideia de igualdade tem de se entender de acordo com uma interpretação de tratamento de acordo com a qual se tem de tratar de forma igual o que é igual, e de forma diferente oo que é diferente.
Ora o cumprimento dessa directiva leva a que na vida das cidades se tenham de assumir alguns cuidados. Entre esses estão as rampas nos passeios, os elevadores que são alternativa a escadas intermináveis, e outras medidas verdadeiramente essencias à qualidade de vida efectiva dos deficientes na nossa sociedade. São precisamente esses temas que nos deveriam preocupar. Infelizmente perante o cenário presente a grande questão que aparece nos média é a "magna questão" dos desfiles com jogadores no Euro 2004. É a sociedade que temos.

sábado, março 06, 2004

A colecção de cromos

Augusto Santos Silva disserta hoje no Público sobre os cromos. Não aqueles que eu comprava em criança enrolados num rebuçado ou os pokemons do meu filho. Resolveu falar sobre os cromos da politica nacional e em particular dos cromos autárquicos. Mas isto de tentar fazer análise sobre os maus comportamentos sem olhar para dentro de casa é coisa feia. Avelino Ferreira Torres é um cromo. Alberto João Jardim também e estou de crer que seja mesmo o carimbado da colecção. Mas ASSilva esqueceu-se de alguns. Abílio Curto. Será que não lhe diz nada? É um cromo mas agora saíu da colecção. É que não se pode juntar cromos presos. E está bem de ver que a colecção de cromos é grande. E a política só se pode valorizar se se derem ao respeito. Quando houver quem pise o risco, normal na raça humana independentemente da função, não pode haver "ajuntamentos" da classe. Cai sempre mal. Porque um dia esses cromos podem sair da colecção e fica-se com cara de pau.

Monteiro, Nova Democracia e "despedício"

A edição do Jornal de Notícias de sexta feira tinha uma notícia espantosa. Li uma vez, segunda vez, e à terceira fiquei convencido. Era mesmo verdade.
Sob o título "Eleições são desperdício" era descrita uma visita do líder da Nova Democracia, Manuel Monteiro, à feira semanal de Barcelos. Entre a distribuição de panfletos foi sugerido por Monteiro o fim das eleições europeias. Passo a citar: "É um verdadeiro desperdício que se torna negativo para a própria ideia de Europa que as eleições para o Parlamento Europeu sejam ignoradas pela maioria dos cidadãos" continuou então "O melhor será voltar à eleição pelos parlamentos nacionais dos representantes de cada partido".
Apesar de não deixar de sublinhar o altruísmo destas afirmações - pois desta forma garantidamente que Monteiro ficaria de fora - as mesmas são de um populismo e demagogia sem limites. Para além de uma visão inaceitável da democracia levam a confusão em relação a duas realidades políticas diferentes. Hoje, a União Europeia necessita de uma qualquer forma de representação directa dos povos, desde logo, de todos os portugueses - comam ou não jaquinzinhos. Não tem razão de ser que a União Europeia vá exercendo cada vez mais novas competências e não tenha uma qualquer modo de legitimação democrática directa. Quem pretende o normal e positivo aprofundamento da ideia de Europa terá sempre de defender estas eleições.
É evidente que não se pode negar que a abstenção nestes actos eleitorias tem sido alta. Mas isso só será ultrapassado se os políticos valorizarem estas eleições. O caminho não é do propor o seu desaparecimento.
Espero que com a campanha a demagogia e extremismo de Manuel Monteiro não vão em crescendo. Espero, também pelas reacções da esquerda a este afloramento de ideias que tinham desaparecido do nosso espaço político. Será que vão apresentar um voto de protesto no Parlamento?

sexta-feira, março 05, 2004

Rectificação

No post da indignação enganei-me. Sim, porque são dois bloggers os "sortudos" a figurarem na lista da Casa Pia. Mas ainda vou a tempo de corrigir pois vasculhei e não havia retaliação. Ufa.

Clitoris

Pensei duas vezes sobre o tom a dar a este post. Da primeira o pensamento era sério. O segundo era mais desvairado. Mas no fundo o primeiro por muito sério que fosse eu não queria acreditar que não fosse brincadeira. Confuso não? Passo a explicar. A mutilação feminina do clítoris como obrigação religiosa é claramente um atentado ao corpo da mulher. Deve ser totalmente proibido e punido. Não me parece que haja qualquer dúvida sobre este assunto. O que me parece "divertido" nesta história é que este assunto seja debatido sem que de imediato haja uma resolução da AR. Se esta prática é aceite na comunidade muçulmana guineense, santa paciência mas em Portugal do século XXI em que eu vivo não pode ser permitida. E portanto toca a legislar rápidamente sem me importar se é um orgão vital.

O pensamento malandro levou-me até aqui sempre na blogosfera. No Brasil claro está.

O P?blico 14 anos depois

O Jornal Público comemora hoje 14 anos. Poucos na vida de uma pessoa, de registo numa empresa mas sempre especial em orgãos de comunicação social. Ainda me lembro desse dia. Estava eu a trabalhar num dos mais antigos diários Portuenses, O Primeiro de Janeiro, onde tentavamos dar a volta a um barco com enormes rombos. A vida não estava fácil e mais dificil se tornou dada a qualidade com que nos brindou. Quando da falsa partida sentimos um alívio. De pouca dura. A "pesca" que fizeram era muito selectiva. Gente nova que dava os seus primeiros passos no jornalismo a par de alguns dos melhores que iam "roubando" aqui e ali. O hábito de comprar jornais já era de familia, mas acentuou-se e assim para além do meu PJ passei a ser leitor do Público. Até hoje. Vivi como se fossem minhas as dificuldades vividas, em que mares agitados levaram a uma série de directores, com entradas e saídas tão rápidas que mal davam para os leitores se aperceberem do que poderiam mudar. Mas o barco lá se aguentou, cresceu em leitores e equilibrou as contas. Hoje é um produto estável e com potencial de crescimento. Nem sempre estou de acordo com o que lá se escreve. Tal coisa seria impossível. E indesejável. A qualidade da comunicação social ganhava um novo membro. Assim continue.

Blair extremista?

O Primeiro Ministro Tony Blair deu recentemente uma entrevista em que admitia que considerava importante que se concedesse às escolas os meios para efectuarem testes relativos ao consumo de drogas pelos seus alunos. De acordo com o principal protagonista da terceira via o teste da saliva deve estar obrigatoriamente disponível em todas as escolas.
Na base da sua posição estão estudos que demonstram a quebra de consumo nos estabelecimentos de ensino em que são aplicados. De acordo com os mesmos, o efeito de dissuasão, devido à simples possibilidade de efectuação da análise, é evidente. O que se diria em Portugal se um extremista como Blair apresentasse esta proposta? Não sei, mas independentemente disso é uma ideia que dá que pensar.

Direito à Indignação

Tal como Avelino Ferreira Torres, também eu manifesto o meu direito à indignação. Não tem nada a ver com penaltys marcados ou por marcar, fiscais de linha ou das finanças. Tão somente com o facto de numa lista de 127 pessoas só aparecer um blogguer. Assumido. Não se faz.

Novo Link

Há já muito tempo que estava em falta. Mas está corrigido. Zona Franca já está na lista da direita.

quinta-feira, março 04, 2004

A seco é que não

O Glória Fácil tem-nos presenteado com receitas de aguçar o apetite. Mas visto que eles só se preocupam em nos satisfazer um dos desejos, por aqui vamos satisfazer um outro. E até porque sou da opinião que um prato é que acompanha um vinho e não o contrário. Mas isso são discussões baratas.

Por isso aqui ficam as sugestões vínicas:

ensopado de borrego - Quinta dos Carvalhais ou Vinha da Paz ( de qualquer forma Dão de preferência )

caldeirada de mexilhões - Prova Régia ou para os mais arrojados Solar das Bouças


bom proveito

quarta-feira, março 03, 2004

Algo corre mal

De facto algo corre mal para os lados da esquerda. Ou não lhes chegam as informações nem os jornais, ou o autismo está em grau acelarado. Senão veja-se:

1 ) evolução do Psi 20 em 2004 é de 15%

2 ) taxa de desemprego não sofre alteração no mês de Janeiro

3 ) Portugal tem uma média de desemprego de 6,7% contra a média europeia de 8,8%

4 ) com taxas inferiores de desemprego só Irlanda, Holanda, Austria e Luxemburgo

Se ao menos o Barnabé, que gosta tanto de números, estiver atento, que faça chegar estes dados a quem de direito. Até parece que o rapaz é economista de renome.

O debate do aborto na AR IV

Não fiquei para as votações pois tinha algo mais para fazer. Só agora vi que a galeria em que passei 3 horas da minha vida foi evacuada devido a protestos. Havia malta com sacos pretos na cabeça. Tentativa colectiva de suicídio ou evidente mal gosto? Que ideia um saco preto! Com tantos e bonitos sacos, no Continente são de borla e sempre têm cores, foram logo escolher um com ar de morte......

O debate do Aborto na AR III

Agora vamos a coisas sérias.

Do bloco de esquerda podemos portanto passar à frente. A demagogia do costume, apenas apostando em "cachas" jornalísticas.

O Pcp abriu as hostilidades com a sua dama Odete Santos. Uma postura clara de confronto e não entendo porque só fala de mulheres. Como se para uma mulher engravidar não fosse preciso um homem. Mas sobre isso falarei noutra oportunidade. Liberdade total para abortar quando e quantas vezes quiserem é o que pretendem os senhores que sempre defenderam a castração de movimentos e de ideias. Coisas da vida. Ou do aborto.

O PS apresenta sem dúvida uma proposta mais moderada do que os seus companheiros do lado esquerdo. Mas ainda assim não consegue manter a calma e parte logo para o ataque.

O Psd tem uma notória dificuldade em lidar com o tema. Estão francamente divididos entre uma postura respeitável e aquela tendência de "centrão". Logo tentam a defesa da actual lei mas dizendo que no futuro a podem mudar. Assim as defesas são fracas e dão flancos com facilidade.

Sem dúvida nenhuma que o partido que acaba por ter uma vida mais facilitada pela coerência de discurso, acaba por ser o CDS. Sempre fez a apologia do direito á vida e é nessa vertente que apoia todo o seu discurso. Isso ficou hoje claramente demonstrado quer no discurso fortemente ideológico por parte de Telmo Correia, quer no desmontar dos equívocos em que se baseiam as teorias do partidos mais à esquerda pelo Diogo Feio, um dos teclistas desta casa.

Está visto que isto não vai acabar aqui. A discussão vai continuar. Estou certo que com calma e sem politizar em demasia as posições, algo se poderá melhorar na lei. Mas creio acima de tudo que muita formação e informação se deve prestar à população Portuguesa. Feminina e Masculina.

O debate do aborto na AR II

O debate quer-se vivo e interessantes. Devem ser de suma importância os apartes que vão berrando de uma bancada para a outra. Infelizmente cá em cima não se ouve nada. Apenas se vê. E fiquei com a clara sensação que uma das deputadas aproveita as horas de expediente para treinar o seu hobby. Pelo menos assim o parece ao atentarmos no teatro da rainha do aborto, Odete Santos. Fala todo o tempo, com gestos e modos que lembram as peças do Parque Mayer, ou então ausenta-se do parlamento. E eu não podia ler recatamente uma revista.

O debate do aborto na AR I

Hoje fiz gazeta da parte de tarde. Comprei umas revistas e parti para a Assembleia da Republica para presenciar o debate sobre a IVG. Sentado nas galerias ia acompanhando os discursos e os gritos. Quando a coisa não me interessava muito entretinha-me a ler uma revista. Só que fui apanhado pelo policia de vigilância. Não podia ler pois tinha que estar respeitosamente atento ao que diziam os deputados. Perguntei ao polícia se não deviam ser os senhores deputados a dar o exemplo? É que entre leituras de jornal, berrarias e até a exibição de dotes de maestros eu pude presenciar. Mas acatei a ordem da autoridade.
Hoje um companheiro de trabalho chamou-me para ver no seu computador a primeira fotografia do seu filho, a ecografia feita na barriguinha da sua mulher. Todo contente tentava-me mostrar que já se distinguia um braço, uma perna, etc. Claro que, apesar de já ser Pai, não consegui ver nada, mas a felicidade genuína dele, palavra, comoveu-me. Quando lhe perguntei de quanto tempo estava a sua mulher, respondeu-me, nove semanas.
Tudo o que pensamos, reflectimos, e analisamos, as conclusões que tiramos, e as certezas com que ficamos, não valem nada, quando comparadas com a realidade.

terça-feira, março 02, 2004

Novos links

Nova actualização na coluna dos links. Da fusão de 3 em 1 nasceu o Blasfémia. De uma forma democrática aqui fica a inclusão. O outro é o Egocentrismo Puro. Pois assim seja.

Uma questão de datas apenas?

Louça conseguiu mais uns 5 minutos de tempo de antena. Tinha consigo umas fotocópias do jornal "O tempo", ao tempo que lá vai, de 1982, veja-se bem. Acusava Portas de ter mudado de ideias sobre o aborto. Que na altura defendia mudanças na lei vigente. E que hoje não quer mexer na lei. Esqueceu-se Louça que a lei mudou em 1984. Quando Portas se manifestou contra a lei esta não permitia nenhum tipo de aborto. Louça tentou fazer chincana politica e ganhar mais uns minutos de tempo de antena. Consegui os seus intentos. Uma vez mais este pequeno partido ou federação consegue monopolizar o debate. Mas demonstra que servem todas as espécies de malabarismos intelectuais para ir somando momentos de glória.

A culpa é do mordomo

Não é o enredo de nenhum livro de Agatha Cristhie nem de John Le Carré. É apenas mais um episódio da vida dessa personagem mirabolante de seu nome José Castelo Branco. Sim esse "jet-nove" que dia após dia enche as páginas de revistas e jornais. Sem dúvida que ele prefere as revistas cor de rosa ( cor pela qual dizem ter particular simpatia ), de preferências americanas pois o jet-set português é fraco, mas de quando em quando enche as páginas de outra imprensa. Claro que não é primeira página de um jornal qualquer. É mesmo do 24 horas. E lá acusa o mordomo de lhe ter atirado com um ferro de engomar à cara e a tábua ás pernas. Vidas difíceis. Tudo por causa do desaparecimento de umas míseras pratas.

Novo Link

Até agora, por assumido descuido, nunca fiz referência aos links que ia acrescentando. Espero que este meu início tenha continuidade no futuro, numa lógica de santa convivência na blogosfera. Assim, desde hoje o Velho da Montanha passa a figurar na coluna de sugestões. A razão é simples e muito fácil de explicar. É um assumido boavisteiro e esses são de acarinhar. Mais a mais é monárquico o que é uma dupla razão para o meu amigo José Mexia que partilha comigo esta devoção ao clube das "camisolas esquisitas".

A procissão ainda vai no adro

O caso Avelino é um portento de noticias. Em mais um momento de saudade, sintonizei a NTV. Depois do pobre GNR, o desgraçado do meu amigo Coutinho Ribeiro. Há anos que iniciou a sua cruzada contra os infiéis. Leia-se AFT. Concorreu pelo PSD e perdeu. Hoje ganhou novo animo. E socorreu-se da leitura dos blogues para enunciar os adjectivos que foram dirigidos ao seu rival. Isto promete.

O primeiro a ter que fugir

Acabo de ver na NTV o primeiro futuro desalojado de Amarante caso Avelino Ferreira Torres se candidate e ganhe a Camara de Amarante. O pobre coitado é o "Zé", nome fícticio como se compreende, e é tenente da GNR de Amarante. Veio dizer que no final do jogo identificou esse senhor. Santo sacrilégio. Aí temos a primeira baixa colateral.

De bisturi em punho

Não pense que se trata de ajuste de contas, nem mesmo de um filme de terror. Nada disso. Tão somente uma aula prática de dissecar o nosso amigo Cocas. Sim esse simpático ser. Quem é que o descobriu? O dissecador mor. Saiba aqui. Não tem sangue vá sem medo.

segunda-feira, março 01, 2004

PS na Europa II

A lista do PS para a Europa promete. Pensando bem, Ferro Rodrigues acredita mesmo que ainda pode fazer "flores" em Portugal. Assim, manda Sousa Franco para fora. Com isso Guterres sempre pode vir a Portugal sem ter que se cruzar com o seu antigo ministro das finanças. Mas Ferro Rodrigues sabe que isso não basta. E então nada melhor do que dar o terceiro lugar à sua "kamikaze", Ana Gomes. As polémicas vão baixar de tom e os ataques suicidas serão disparados de lá longe. Não está mal pensado. Para o PS fazer flores em Portugal era mesmo Ferro ir também na lista.

PS na Europa I

Sousa Franco será o cabeça de lista do PS nas eleições europeias. Uma escolha do secretário geral. Quer parecer mais uma vingança sobre quem lhe deixou esta criança nos braços. António Guterres de quem Sousa Franco foi ministro lembram-se? E quando saíu lembram-se do que disse ele sobre os governos do "Tonecas"? os "Governos de António Guterres são dos piores que houve em Portugal" disse com o ar candido do costume o "Seja Franco". Estes socialistas são mesmo amigos.

O canto do cisne?

Ontem à noite fiquei perplexo com as cenas de Avelino Ferreira Torres. Hoje fico indignado com a postura acima da lei que este senhor manifesta. Desde há muito que são conhecidas as histórias, todas elas pouco dignificantes, que Ferreira Torres protagonizou. Quer no Marco de Canavezes onde tropessamos nos seu nome seja em ruas, praças, avenidas ou então no estádio, quer na politíca onde também aí se farta de insultar pessoas e ideais sem que nada lhe suceda. Nem mesmo um simples não apoio. Ficou provado pelas suas várias prestações televisivas de hoje, que a lei que Avelino respeita é a que por ele é escrita. Pode partir placrads pois foi ele que os pagou, pode entrar pelo campo dentro pois este até tem o seu nome. Na politica insultou tudo e todos, em público e em privado, desde dirigentes locais até dirigentes nacionais. É sempre desculpado pois é o Avelino, cujo feitio já é conhecido. Só que isto não é feitio, mas sim defeito e dos grandes. Faço votos para que este tenha sido o canto do cisne. Para bem de todos, em especial das gentes do Marco e dos desgraçados de Amarante que sem culpa nenhuma já vêem pairar sobre eles o fantasma de Avelino.