segunda-feira, março 15, 2004

Terror, Mentiras e Novo Governo

O que aconteceu em Espanha deixou-me um "sabor" dificil digerir.
Em primeiro lugar pelo acto de terrorismo em si, pela cobardia que representa e, principalmente pela frieza que revela. Aquele acto de terrorismo tinha o claro propósito de influenciar o acto eleitorar em Espanha, e consegui-o.
Em segundo lugar pelo facto do PP não ter resistido à tentação de ganhar votos à custa do que aconteceu. Culpar a ETA convinha ao PP, continuar a culpá-los mesmo quando toda a gente tinha percebido que a ETA não tinha sido o "cérebro" da Operação, foi-lhe fatal. Numa democracia sólida como é a Espanhola a mentira paga-se caro. O PP tem de ser culpar a si próprio por ter perdido as eleições.
Por ultimo porque realmente a AlQueda consegui vencer o PP, conseguiu penalizar Aznar e, pelas noticias de hoje, conseguiu uma inversão de politica externa em Espanha.
Ontem vi Zapatero e gostei do discurso (está a milhas do nosso Ferro, sem tiques antiamericanistas primários e sem chavões de esquerda). Espero que Zapatero ao chegar a responsabilidades de governação possa avaliar com mais cuidado todos os elementos e possa continuar esta guerra contra o terrorismo. Se isso significa ou não retirar do Iraque não tenho elementos para avaliar, mas que signifique firmeza neste combate que é de todos os que lutam pela paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário