sábado, março 20, 2004

O Dr. Soares tem razão

Tem toda a razão o Dr. Soares: acho que se deve iniciar o diálogo com Bin Laden. Temos, claro, de ser calculistas, e definir previamente qual é o nosso objectivo. Mas se esta proposta for aceite, temos muito a ganhar. Teremos um mundo com mais paz e mais alegria. Egoisticamente eu incomodar-me-ia menos.
Não sou favorável ao diálogo pelo diálogo. Acho que temos que impôr as nossas condições. Se forem aceites, o Ocidente terá uma vitória. Se Bin Laden não ceder, continuaremos como até aqui, e tudo continuará como dantes.
As minhas condições são simples, rigorosas e inegociáveis.
A primeira exigência que devemos fazer é a de que as negociações decorram nas montanhas do Afeganistão. Não estou a ver os terroristas a negociar no Churchill Intercontinental de Londres, no Meridien de Paris, ou até no Ritz de Lisboa. Vamos pois de ter de lá ir, e ver como vivem, como se alimentam, como acasalam...
A segunda exigência também é simples: o nosso negociador, em nome do todo o mundo ocidental, seria o Dr. Soares. Teria pois de partir, de preferência na próxima semana, e sózinho. Seria largado de para-quedas com um kit de sobrevivência, de noite, numa zona controlada pelos taliban.
Estou certo que os resultados seriam animadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário