terça-feira, março 16, 2004

As frases de Cymerman

Cymerman. Julgo que dispensa apresentações. Todos conhecemos as reportagens que envia desde o Médio Oriente. Arriscava a dizer que sabe mais sobre atentados, terroristas e meios de defesa do que muitos que têm certeza absolutas e poucas dúvidas. Hoje estava ao vivo no Jornal da Noite na Sic. Infelizmente não acompanhei desde o início. Nem consegui reter tudo o que disse. Mas três ou quatro frases ficaram-me na cabeça:

- numa gruta algures Bin Laden e o seu braço direito deviam estar a festejar

- no mês passado decorreu um congresso em Israel sobre terrorismo. 800 especialistas previam que o terrorismo islamico chegaria à europa

- que os serviços de segurança noruegueses tinham recebido a informação que a Al Qaeda planeava um ataque em Madrid antes das eleições.

- que numa visita a um campo de treinos no médio oriente viu escrito "viva a eta"

Estou certo que de tudo isto sabiam os serviços secretos portugueses, espanhois, ingleses, franceses e muitos mais.

Estou igualmente certo que não é pela via do diálogo que se combate grupos terroristas cujos objectivos mais não são do que a desordem mundial em prol de um objectivo indecifrável.

Acredito que a emoção possa levar muita gente a mudar de opinião ou de voto. Não posso é crer que um governo responsável possa dar de barato mais vitórias a essa gente. Não gostava de saber que agora bin Laden ou outro qualquer festeja repetidamente.



Sem comentários:

Enviar um comentário