quarta-feira, março 31, 2004

Konrad Adenauer

Konrad Adenauer nasceu em 1876 na Alemanha. Foi um forte opositor de Hitler e do Partido Nazi. Foi preso em 1934. Logo a seguir ao fim da guerra foi presidente da Câmara de Kôln. Em 1945 aderiu à CDU (partido democrata-cristão), e em 1949 tornou-se o primeiro chanceler (equivalente a primeiro ministro) da República Federal da Alemanha.
Foi chaceler durante 14 anos. Durante esse período foi um dos inspiradores do projecto europeu, em conjunto com Robert Schuman e De Gasperi, por exemplo.

Foi um dos principais responsáveis pelo "milagre alemão", e é uma referência da democracia-cristã.

A Fundação Konrad Adenauer integra-se no movimento democrata-cristão. Ao contrário daquilo que o Público afirmou - e que no dia seguinte corrigiu - a sua inspiração não é social-democrata.

Aquilo que se passa é que os deputados europeus do PSD integram o PPE, onde também se integram vários partidos democratas-cristãos da Europa (incluindo a CDU alemã). Daí - deduzo eu - que a Fundação Konrad Adenauer tenha aceite integrar uma iniciativa do nosso PSD.

O CDS j? integrou o PPE. Foi Manuel Monteiro que fez com que o CDS fosse corrido deste partido europeu.

Lucas Pires rapidamente fez com que o PSD passasse então a integrar o PPE. O nosso PS integrava o Partido Socialista Euopeu, e o PSD andava perdido, longe das grandes correntes políticas europeias.

Gostava que o CDS voltasse ao PPE, de onde nunca deveria ter saído. Estão lá os partidos políticos com quem mais afinidades sinto.

Gostava também que não se voltasse a dizer que Konrad Adenauer inspira a social-democracia. É que na Alemanha (na antiga RFA e na nova Alemanha unida) aluta política faz-se ente a democracia-cristã (CDU) e a social democracia (SPD). A confusão do Público é por isso muito maior do que parece.

Sem comentários:

Enviar um comentário