sexta-feira, maio 28, 2004

O orgulho do Porto

Fui ver a final da Liga dos Campeões, e fui a muitos dos jogos anteriores.
Vi lá pedreiros e advogados, padeiros e médicos, estivadores e engenheiros. Também vi ministros, presidentes de regiões e primeiros-ministros. Vi um Rei num estádio do seu reino, e um Príncipe com a sua família a apoiar a equipe do seu principado.

Onde é que Rui Rio foi buscar a ideia de que ir ao futebol é um sinal de promiscuidade com a política?

Isto que parece uma birra é um caso grave de falta de noção do papel de um Presidente de Câmara da 2ª cidade do País. No Porto o sentimento de desprezo pelo poder político é real e a inveja em relação a Lisboa justificada. Por isso os portuenses se identificam tanto com o FC Porto. Corresponde ao seu único motivo de afirmação. OSe Rio quer contrariar isto tem de criar e fomentar nos seus cidadãos outros motivos de orgulho. Só depois disso é que se pode dar ao luxo de tentar passar o relevo do futebol para 2º plano.

Mas aquilo que menos parece interessar a Rui Rio é o que os cidadãos sentem. Mas o bem estar passa por aquilo que se sente todos os dias.

A cidade precisa de referências, de identificação com factores de sucesso, de sentimento de pertença a uma comunidade válida. E há bons exemplos no Porto que a Câmara poderia aproveitar.

Um dia destes volto a este tema.

Ainda a Concordata... A Concordata e Olivença

Estive a ler o texto da CONCORDATA publicado num Jornal e constatei que o seu

Artigo 9.º reza assim:

1. A Igreja Católica pode livremente criar, modificar ou extinguir, nos termos do direito

canónico, dioceses, paróquias e outras jurisdições eclesiásticas.

2. A República Portuguesa reconhece a personalidade jurídica das dioceses,

paróquias e outras jurisdições eclesiásticas, desde que o acto constitutivo da sua

personalidade jurídica canónica seja notificado ao órgão competente do estado.

3. Os actos de modificação ou extinção das dioceses, paróquias e outras jurisdições

eclesiásticas, reconhecidas nos termos do número anterior, serão notificados ao órgão

competente do Estado.

4. A nomeação e remoção dos bispos são exclusiva competência da Santa Sé, que

delas informa a República Portuguesa.

5. A Santa Sé declara que nenhuma parte do território da República Portuguesa

dependerá de um bispo cuja sede esteja fixada em território sujeito a soberania

estrangeira.

Ora assim sendo, atento o n.º5.º anterior,pergunto aos leitores:

Quem é o Bispo da Igreja Católica com jurisdição sobre Olivença, seus Fieis e respectivos Templos?

PORTOOOOOOOOOOO!!!!

Gostei muito de ir à grande final. O resultado foi fantástico, embora o desempenho do FCP na 1.ª parte não tenha sido o melhor. A deslocação com uns amigos, integrado no grupo dos Super Dragões, teve episódios hilariantes que não posso relatar neste blog. Como compreendem fica para uma ocasião mais privada...
Gostei do ordenamento do território, das vistas bonitas, da organização, do espectáculo antes e após o jogo. Gostei de ter tido a sorte de chegar antes dos nossos génios da bola e de ter beneficiado de um espaço aéreo ainda não totalmente congestionado.
Penso, com pena, que os visitantes, os forasteiros do euro 2004 não vão poder dizer o mesmo. Desculpem o mau tempo que estou a dar, mas depois de um cansativo regresso, de ver terminar uma Am em Gaia perto das 2 da manhã, comecei o dia de hoje a receber telefonemas de cidadãos furibundos com as filas de trânsito nesta área metropolitana do Porto. E têm razão! As obras devem ser realizadas com eficácia e planeamento. _O que se passou hoje é um desrespeito para com os cidadãos, um desperdício de recursos e um atentado contra o bom ambiente, que não é apenas o ecológico...
Custava alguma coisa publicitar decentemente que as obras iriam causar transtornos? Oferecer alternativs?
O ministério da tutela não o fez, os Municípios não têm dados para o fazer com segurança, mas então o que é isto?
Regionalize-se e agrupem-se os Municípios da área metropolitana, avançemos com esse projecto dotado dos respetivos meios e competências.
Urge fazer alguma coisa até porque, caso contrário, damos em malucos e depois de vermos os radicais a subir nas sondagens ficamos ainda pior.

A polémica da baliza

A polémica dos guarda-redes da selecção teima em não terminar. Diga-se em abono da verdade que quem menos tem deitado lenha na fogueira é o próprio Vitor Baía. Convinha de uma vez por todas que jornalistas e fâs de baía, terminassem com essa perseguição a Ricardo.

Ricardo é um bom guarda-redes. Ricardo é humano e como tal passível de melhores e piores momentos. E estou certo que estes têm tendência a aumentar quando a pressão é grande, e os insultos sobem de tom, atingindo quer as suas capacidades atléticas quer o homem.

CAA vaticina o fim da carreira de Ricardo se este falhar no Europeu. Não posso estar mais em desacordo com ele. Basta rebobinar a fita e irmos até ao Mundial 2002. Quem deveria ter sido o guarda-redes da selecção? Ricardo. Quem foi? Baía. Lembram-se do jogo com os EUA? Foi aí que começou a nossa derrocada e Baía deu um grande contributo com uma exibição para esquecer que continuou no jogo seguinte.

Nessa altura poucas foram as vozes que se levantaram quer pelo facto de ter sido Baía o guarda redes, quer na análise da sua exibição no mundial, pois a prestação Portuguesa deixou muito a desejar.

O tempo passa e a história repete-se com os mesmos protagonistas mas nos papeis inversos. Paciência. O que interessa neste momento é apoiar quem está, incentivar toda a equipa e não desejar como ontem ouvi no Forum da TSF uma ouvinte desejar que as coisas corram mal à selecção para que se prove a falta do Baía. Haja paciência para este tipo de gente que apenas quer a desgraça e nunca a glória.

quinta-feira, maio 27, 2004

FCPorto

Este post não é escrito com a razão. Não é possível falar de futebol de uma forma totalmente racional. Há sempre sentimentos, vontades, escolhas inexplicáveis tudo à mistura. O resultado final é o de uma opção clubistica que muitas vezes nos tira do sério.

Assisti ontem em Gelsenkirchen a um feito inesquecível. Por muitos anos que viva não me vão sair da cabeça todas as emoções, as imagens, os sons de um estádio que vibrou com a grande vitória do meu Porto (por falar nisso encontrei o nosso João no aeroporto). A festa foi linda e emocionante. Quase fiquei sem voz. E quando cheguei a Lisboa às 6 e 20 da manhã ainda fiquei a ver a chegada dos meus heróis ao aeroporto e ao Estádio do Dragão.

Não posso deixar de relembrar a outros escribas deste blog que as pessoas não são caracterizadas pela bocalidade, pora e simplemesmente estavam contentes.

Quanto a Mourinho. Podemos gostar ou não mas é um exemplo de uma postura de trabalho, disciplina e ambição. Com ele as equipas jogam para ganhar. Quanto a isso também não posso esquecer Pinto da Costa que exerce uma autoridade com um objectivo: ganhar.

Parabéns a todos jogadores, técnicos, direcção e associado do Porto. We are the champions. Foi bonita a festa em todo o nosso pais. A Europa é Azul e Branca
É com muito orgulho que vou escrever as próximas palavras. Sim, orgulho não por ser do F.C.P, porque não sou - sou do Sporting Clube de Portugal e tenho alguma simpatia pelo Boavista -, mas orgulho por ser da melhor cidade do mundo que é o PORTO! De qualquer forma, OBRIGADO F.C.P, pelas emoções que me provocaste e pelo orgulho que me fizeste sentir em ser do Porto e ser português.
Em relação ao jogo, uma grande vitória. Não foi uma final daquelas de "encher o olho", mas uma final ganha por um verdadeiro campeão. Foi ver em campo a experiência, a entrega, a capacidade de sacrifício, rigor táctico e uma alegria a jogar que serve de lição para quem gasta milhões nesta "indústria" do futebol.
Sobre o que vi na televisão, três comentários, diria mesmo os dois sinais negativos e um positivo.
O primeiro, Mourinho é um grande treinador, e disso não há dúvida, mas tem uma educação muito duvidosa. Basta reparar na diferença de postura e da resposta à pergunta «Qual vai ser o futuro?»
Mourinho, no final do jogo, disse «Quero ir embora!». Deco afirmou «existem contactos, estamos a ver o que é melhor para mim e para o F.C.P., gostava de ficar no Porto, adoro a cidade, mas a minha carreira pode passar também por sair. Mas vamos ver.»
Claro que ambos irão sair, mas a forma e o momento não mereciam a má educação e falta de respeito de Mourinho pelos adeptos do Porto. Aliás, foi a primeira da noite, a segunda foi quando chegou ao Porto e não foi destejar com a equipa, foi para Lisboa.
A segunda observação vai para a SIC NOTÍCIAS e para o seu comentador desportivo Rui Santos. É difícil em tão poucos segundos um português conseguir desvirtuar tanto a vitória como ele o fez. Eu estou à vontade para falar, porque não sou do F.C.P, agora este comentador estava com um ar profundamente chateado, que contrastava com o do pivot Pedro Mourinho, profundamnete crítico sobre a vitória do F.C.P., etc., ... mas acho que não vale a pena perder mais tempo a falar de Rui Santos, porque a sua opinião vale o que vale.
O terceiro vai para o nosso primeiro-ministro, gostei da efusividade nos festejos dos golos, no orgulho em ser português que a sua expressão mostrava, enfim, gostei!
Agora, e depois desta vitória resta-nos um força Portugal para o Euro e que seja mais uma grande vitória para PORTUGAL.
Um abraço para dignos representantes do Nortadas em Gelsenkirchen, Diogo Feyo, João Anacoreta e João Porto.

Avenida dos Aliados, 1 da manhã

O jornalista chega junto a uma mulher com duas tampas de panela na mão.
- Então que me diz da vitória do Porto ?
- O Puorto é o máiór...
- Que me diz da vitória do Porto ?
- O Puorto é o máiór...
- A vitória do Porto ?
- O Puorto é o máiór...
O jornalista passa então a entrevistar um homem de camisola caveada branca que tinha escrito a esferográfica "sou do FCP".
- Que me diz da vitória do Porto ?
- Tou muito feliz.
- Que me diz da vitória do Porto ?
- Dedico esta bitória á minha nétinha, Alicia Andreia.
Pegando no microfone, e tentando desembaraçar-se das 47 crianças que tentavam aparecer na talevisão, o jornalista lá consegue chegar a um grupo de três rapazes.
- Hoje é uma grande noite para o FC Porto ?
- ah ?
- Hoje é uma noite de sonho ?
- Quê ?
- Que me diz da vitória do Porto ?
- Até os comemos.
- E que me diz da vitória ?
- Pinto da Costaaa olé, Pinto da Costaaa olé.
- Acha que o Porto é a melhor equipa da Europa ?
- Morte aos benfiquistas, carágo.
- O que sentem os Portistas hoje ?
- Eu quero que os mouros vão apanhar n.../

Depois da vitória da inteligência, técnica, e eficiência, que a todos nos deixou orgulhosos, seguiu-se a vitória da boçalidade.

Desculpem

Bem sei que o momento não é o apropriado. O homem ganhou a Liga dos Campões e tudo. Mas o feitio do rapaz choca com o meu. Não é que Mourinho lá fez mais uma profecia. Lembram-se quando da sua chegada ao Porto, disse que seria campeão na próxima época. Pois agora disse que não era o melhor treinador da europa ( modestia que só lhe fica bem) mas logo disse " que daqui a 100 anos quando perguntarem quem foi o treinador que ganhou em dois anos seguidos a Taça Uefa e a Liga dos Campeões, o unico Português serei eu". Lindo não acham? O rapaz não se contém no verbo.

Vitória

Parabéns. Não foi um jogo bonito, mas foi eficiente. E bastou para despachar com 3 a 0.

Portugal, de Norte a Sul, vibrou com a emoção. Obrigado FCP.

quarta-feira, maio 26, 2004

Parabéns

O Carlos já parabenizou o Jaquinzinhos, mas não posso deixar eu também de congratular o Jakim pelo primeiro ano de vida do melhor blogue Português.

O ano do Jaquinzinhos

O Jaquinzinhos faz hoje um ano. E não foi um "anus horribilis" não senhor. Foi e é uma pedra importante neste mundo que é a blogosfera. Parabéns.

Para os mais esquecidos ou mal intencionados

PPD/PSD - 2200765 ( 40.21%)- 105 deputados
PS : 2068584 ( 37.79% )- 96 deputados
CDS-PP : 477350 ( 8.72% )- 14 deputados
PCP-PEV-CDU : 379870 ( 6.94%)- 12 deputados
B.E. : 149966 ( 2.74% )- 3 deputados
PCTP/MRPP : 36193 ( .66% )- 0 deputados

O que acabaram de ler é nem mais nem menos do que os últimos resultados eleitorais para a Assembleia da República de Portugal. Como se pode constatar pelo negrito, o PP foi a votos, conseguiu 477350 eleitores que acreditaram nele o que representou 14 deputados eleitos democraticamente.

Esta lembrança é só para ajudar todos aqueles que querem transformar o CDS/PP em partido canguru, ou encontrar semelhanças com os verdes, ou retirar legitimidade democrática aos seus deputados ou elementos governamentais.

Dirigia-se em particular ao historiados Fernando Rosas e ao seu artigo de hoje no Público. Não sei se falava na qualidade de "bloquista" ou na de historiador. Se for na primeira está dentro do discurso oficial, se for na segunda é grave.

Se alguém souber forma de lhe enviar estes resultados ou então fornecer-lhe o link da Comissão Nacional de Eleições, estou certo que ele agradecerá.





terça-feira, maio 25, 2004

Desejo nacionalista

Espero que todo o País acorde amanhã com um mesmo sentimento: a vitória do FCPorto. Pelo menos é desde já o meu espirito. Devo estar mais ansioso do que os jogadores. Mas quando "entrar" em campo com as minhas "bejecas" e os queijos da praxe julgo que acalmarei.

Eu também vi

Já que o Professor Marcelo disse que viu, não me sinto envergonhado em dizer que também vi o casamento do Príncipe dos Espanhóis. Não partilho a pequenez de espirito de Eduardo Cintra Torres, no Público. Julgo até que Espanha e Portugal não tem 1200 milhões de telespectadores, número de almas que comprovaram que eles casaram mesmo. Vi, com o interesse que pode despertar um casamento de alguém que, de alguma forma, nos está próximo. Não sou um iberista, gosto mais das espanholas do que dos "espanholes", mas acima de tudo um momento de distracção é um momento de distracção. E no fundo foi o que o mundo pode assistir. Caras mais ou menos conhecidas, chapéus e cabelos mais vistosos do que outros, mas acima de tudo um momento cheio de significado e glamour. Um momento igual ao da entrega dos Oscares ou de Cannes que Eduardo Cintra Torres deve ver e rever. Certo é que o casamento daquele que irá ser o futuro Rei de Espanha tem mais importância para o futuro do que saber se Tarantino atribui a estatueta a um gordo com ar de mal lavado. Sendo assim um assunto de estado, é importante sabermos que o nosso Presidente Sampaio esteve sentado na mesa dos Reis. Ou que D. Duarte voltou para os "restos" no Domingo. Ou que uma rapariga cujo nome não me lembro este com os príncipes num momento mais intimista.
Acima de tudo foi um sinal de grandeza de um povo que, para o bem e para o mal, faz do luxo e da arte de bem viver um dos seus estilos de vida. Risonho futuro a Filipe Leticia, até porque foi boda molhada. (Espero que da próxima vez se lembrem de mandar um convite aos ECT deste país).

Maomé, a montanha e o Rui

Rui Rio quer levar os cidadãos à camâra. Era o inverso que devia acontecer. Mas ainda assim é uma boa iniciativa. Julgo mesmo que esta ideia devia ser alargada a outras edilidades e organismos do estado. Pelo menos nesse dia o absentismo baixava.

Sinal dos Tempos

Quando era mais novo jogava futebol numa equipa de amigos, treinada pelo pai de um dos jogadores. Era sempre uma emoção aquelas sexta feiras. Vinha da tropa, depois de uma semana dura, e ainda tinha forças para me juntar aos treinos no velho pelado da Sra da Hora. Era o mais velho de todos, mas ainda assim sentia-me em casa. (Secretamente ainda acalentava o sonho de ser futebolista). Mas para além da dedicação e empenho de todos, havia sempre alguns momentos em que a fé na raça humana caía por terra. É que o filho do treinador era "por assim dizer o dono da bola". Pois falta sofrida era penalty, livre directo, e sempre ele o marcador. Quando era por demais evidente, e o santo do pai tinha que virar treinador de jovens, e ficava por marcar o penalty, a jovem vedeta amuava e saía de campo, ou então ameaçava que o pai não nos convocava mais. E assim lá foi ele crescendo, sempre a pensar ser ainda o dono da bola. Mas porque carga de água, pensam os pacientes leitores, me dei ao luxo desde desvendar do meu passado? Simples: li no Record que Saadi Khadafi, filho do pai Muammar, não joga, mas oferece carros aos ses companheiros de equipa, que afinal mais não são do que empregados de clubes onde ele tem investido algumas quantias, elevadas e limpinhas. Um era o dono da bola nos pelados, outro é o dono da bola na milionária liga italiana. Recordações.

Adeus NTV, olá RTPN

É com alguma tristeza que escrevo este texto, mas o desaparecimento da NTV merece a minha mágoa...
Foi anunciado ontem, aliás só faltava saber mesmo o dia, o fim da NTV e o nascimento da RTPN, para a próxima segunda-feira.
Para já, contra a RTPN só tenho uma coisa, tem uma imagem encarnada - cor que não gosto mesmo nada -, o que eu acho que é de péssimo gosto. É uma cor que eu sinceramente não gosto. É agressiva em demasia, é a cor do Benfica, é a cor do PCP e do BE. Pronto, não gosto.
Quanto à gelha, parece-me bem. A informação vai ocupar mais de metade da emissão; os melhores programas da NTV vão continuar (Diogo, espero ver-te mais vezes no N AMADORES, como um digníssimo representante do NORTADAS!!); foi prometido dar tempo de antena ao nosso país através das sua diferentes regiões; vamos poder ver debates (se copiarem o modelo dos debates políticos da NTV também estarão no bom caminho); vai emitir um programa destinado à gastronomia e aos vinhos; reportagens; agenda cultural; etc.
Até aqui tudo bem, e se a RTP trabalhar da maneira que nos tem habituado, certamente teremos um bom canal, que irá concorrer directamente com a SIC Notícias.
Agora, a minha questão não é essa. O conceito NTV tem razão de ser; a NTV tem razão de existir; a NTV é um canal com identidade; a NTV ganhou por seu próprio mérito espaço; a NTV presta um verdadeiro serviço público de televisão; a NTV tem sido a verdadeira escola de recrutamento de quadros para a RTP (Merche Romero, Marta Pinto Leite, Pedro Teichgraeber, Bernardo Santos, ...); a NTV não subiu mais porque desde à cerca de um ano, quando foi decidido que o seu modelo teria de mudar, foi relegada para segundo plano pela RTP até que fosse decidido o seu novo formato.
Portanto, a RTP está de parabens pelo seu novo canal, mas errou ao não ter vendido à cerca de um ano a NTV. E houve quem a quisesse comprar... e ficava em muito boas mãos... e tinha sido prestado um grande serviço público ao Norte de Portugal.

segunda-feira, maio 24, 2004

Quem te avisa...

O Congresso do PSD foi um sério aviso ao CDS. Foi um sério aviso à postura de "casamento para toda a vida" que o CDS tem tomado nos ultimos tempo. Convém não confundir que em Politica os "casamentos" são sempre "por conveniência" e que este se regem por regras diferentes dos casamentos "por amor" (que devem ser a regra da vida real). Para o PSD o "casamento" com o CDS é por conveniência. Convém porque não tem maioria, convém porque é uma boa justificação para a implementação de algumas politicas combatidas por algumas correntes internas do PSD (a justificação dos compromissos da coligação são excelentes nestes casos) e convém concentar a preocupação de oposição apenas à esquerda.
Para o CDS o "casamento" parece ser "por amor" o que é grave porque deste modo vai correr mal. Sugiro que o CDS se organize rápidamente, que aproveite estes dois anos para se implantar em zonas onde relamente possa ter sucesso eleitoral, sugiro que aposte nas próximas eleições locais. Sugiro ainda que o CDS escolha os melhores para ocupar cargos importantes e relevo, onde a sua acção possa trazer verdadeiro valor acrescentado e que deste modo se possa ver a diferença do CDS.
Se tudo se mantiver como agora eu acho que já vi este filme em 1983, no final da primeira AD...

Post escrito pelo Diogo Maria - explicação

O acento que lá aparece foi escrito por mim numa tentativa desesperada de escrever "até já" quando o computador já era agredido como murros constantes no teclado. Mais tarde, a mesa em que está o computador e o dito cujo foram parar ao meio do chão, ou melhor para cima da mão do agressor que de imediato reclamou. E eu que ia escrever um post lá fui jogar à "bá".

Remodelações

Ficámos a saber que não se pode remodelar ministros à noite - na versão Louçã "na calada da noite" - e que não há nada melhor para a imagem pública de um cidadão que ser ex ministro. É que o antes criticado Amilcar Theias passou a ser alguém com uma visão estratégica e correcta para o sector que tutelava. Ao que chegou a oposição que temos.

Acertar em cheio

Foi o que não aconteceu ao jornal Público. Na sexta feira, dia da tomada de posse de Arlindo Cunha como Ministro das Cidades, era possível encontrar o seguinte grande título "Arlindo Cunha cada vez mais falado para comissário em Bruxelas".

No dia seguinte, José Manuel Fernandes comentava a remodelação em tom crítico utilizando vários argumentops entre os quais o facto de se nomear para o Governo um possível comissário europeu. Teria achado melhor que o jornal tivesse simplesmente assumido o seu erro, até por respeito aos seus leitores que tinham no jornal uma notícia desmentida pelos factos.

Como não estávamos no dia 1 de Abril, seta para baixo para o jornal.

Geografia

Tenho por hábito tentar saber como vão estar as nortadas durante a semana. Para isso procuro sitíos na internet que possam dar a tão preciosa previsão do estado do tempo.

Hoje lá fui ao sítio da cnn e fiz a procura em weather; fiz o select location; e depois o select country e select city. Lá consegui a informação que queria, mas antes descobri uma coisa espantosa.

Não é que entre os países da Europa se encontra um chamado "Azores". A unica cidade de que se pode encontrar informação sobre o tempo neste país é Ponta Delgada. Fiquei para a minha vida.

Depois deste complemento de cutura geográfica que a cnn dá terminei desapontado. Não é que a Madeira não tem autonomia como país e nem sequer aparece integrada em nenhum país. Ainda procurei em Espanha, mas só encontrei Las Palmas e Mallorca...

Por um a questão de prudência não procurei noutros continentes, não fosse descobrir novas verdades. Entretanto paciência e quem quiser ir à Madeira tem de procurar a previsão do tempo noutra freguesia.

domingo, maio 23, 2004

Aposta no futuro

Nem penso em politica. Mas sim em futebol. Mas também não é da Selecção, nem do FCP nem do meu Boavista. É do meu filho. Ganhou hoje duas medalhas num torneio de futebol da escola. Foram as primeiras. E eu pai babado assisti. Ainda acredito poder viver à custa dele. Só tem que mudar de posição. É que isto de ser guarda redes não costuma ser muito rentável.

Congresso do PPD/PSD

Juro que mais não vi do que uns parcos 2 minutos na TV e uma passagem, rápida, de olhos pelos jornais. Estava tudo visto antes de começar. Santana tinha falado sobre uma ida separada a eleições por parte da coligação. Morais Sarmento também ainda do congresso começar veio dizer o mesmo. "Que de tempos a tempos devem ir separados. para não serem partidos canguros." Convém lembrar que até aos dias de hoje nunca foram coligados. Estas declarações apenas serviram para retirar espaço a Santana Lopes. E ficou resolvido o congresso.
Sim porque na questão presidencial cada vez mais me inclino para que Santana fique por Lisboa, Cavaco não receba o apoio do PSD e Cristo desça à terra.

Lembrar o passado a pensar no futuro

Resolvi ir revisitar um post antigo. Pode ser que ajude nos próximos tempos aqueles que prometem descentralizar. Aqui fica. Se precisarem de ajuda para além da letra I é só pedir.


2003/10/03
Portugal no seu melhor
Nos últimos dias duas notícias fizeram manchete em jornais portugueses mas pouca atenção mereceram. De facto a população Portuguesa e a generalidade dos media estão mais preocupados com a filha do ministro ou se Ricardo Carvalho ia ou não á selecção. Mas quem mais me preocupa são os partidos políticos. Nem uma proposta de Ferro Rodrigues, nem de mais ninguém. A pequena política não deixa tempo para os problemas reais de Portugal.
Mas vamos então directos ao assunto. As duas notícias eram publicadas no Expresso e no Público. A primeira, referia que em 2015 serão 45% de Portugueses que vivem na Grande Lisboa. A outra, do Público, falava do Portugal desfavorecido. De facto isto não interessa a ninguém. Só que este é o país real. Cada vez mais concentrado em Lisboa, pessoas e serviços, um país desiquilibrado económicamente, onde as condições de vida estão além do desejado e um mar de gente com responsabilidades continua a assobiar para o lado. Os clientelismos são cada vez mais e de cruzamentos mais complicados. Mas haja coragem política para alterar este estado de coisas. Só como disse o nosso "primeiro" não é fácil retirar qualquer coisa de Lisboa. E dá o exemplo da Agência Portuguesa de Investimento que ao ir para o Porto levantou uma série de protestos. Ilucidativo. Então não é que se perderam uma série de tachos para distribuir pelos mais próximos, indo beneficiar uns "parolos" lá do norte. Em jeito de ajuda ao Santana Lopes que quer retirar Ministérios da Baixa de Lisboa, eu acrescentaria alguns organismos ou mesmo ministérios que nada perderiam se saíssem de Lisboa.
Imagine-se então esse cenário idílico de um Portugal descentralizado e eficiente:
Tribunal Constitucional - Coimbra ( é ver donde vêm os "doutos senhores" e assim sempre são menos ajudas de custo )
Ministério da Agricultura - Évora ( sim porque em Lisboa para além da lavoura do estádio de Alvalade não vejo mais terra )
Agência de Controlo das Ajudas Comunitárias ao Sector do Azeite - Santarém ( já de si esta é uma agência extraordinária mas já que existe)
Agência de Inovação - Aveiro ( não é de lá que têm saido os cérebros que fizeram os Clix, Sapo e outras coisas que tal? )
Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar - Leiria ( porque não? )
Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais - Viseu ( sempre fica mais perto de Lamego )
Comissão Nacional para a Promoção de Ofícios e das Microempresas Artesanais - Braga ( em Lisboa micro só se forem os lugares de estacionamento )
Direcção Geral das Pescas - Portimão ( pescadores em Lisboa existem os vários candidatos á presidência do Benfica )
Direcção Geral de Veterinária - Santarém ( não me peçam para explicar o porquê )
Instituto de Conservação de Natureza - Bragança ( idem )

Desisti na letra "I" saltando outras hipóteses, mas também não quero desertificar Lisboa. Não sei se repararam mas não atribuí nenhum ao Porto. Para que não me acusem de bairrista. Fica a sugestão e a garantia da minha parte, que antes de 2015 eu saio de Lisboa e volto para o Porto.

Actualizações aos comentários

Não tinha prometido mas era uma imposição natural. A partir de ontem o Nortadas aceita mais do que 5 comentários por post. Esperamos ver esse número a crescer de forma vigorosa. Bem vindos a todos.

sexta-feira, maio 21, 2004

Faz hoje um ano...

...que vários portugueses assistiam à brilhante vitória do FCPorto na Taça UEFA. Foi em Sevilha que Derlei por duas vezes e Alenitichev marcavam os golos necessários ao Celtic.

Pude hoje ver aquelas imagens fantásticas e mais uma vez lembrar que vale a pena pensar no Portugal positivo e de sucesso.

Post escrito pelo Diogo Maria

\\qwa\1WE213E2é j


Até já...

Uma semana em grande para o NORTE!

Depois de anunciada - e bem - a transferência da sede do IAPMEI para o Porto, agora é nomeado para ministro do Ambiente e Ordenamento do Território o presidente da CCR Norte.
Em relação a esta remodelação, concordo, subscrevo, e parece-me que a escolha foi acertada.
Muito se tem falado ao longo dos últimos anos na necessidade de descentralizar, mas muito pouco ou nada os governos sucessivos têm feito para isso. Agora, parece-me que começa a existir alguma vontade política para que isso aconteça e a caminho poderão já estar outras coisas. Espero que este Governo deixe até ao fim desta legislatura uma marca importante nesta matéria. Se o fizer muitos votos e simpatia irá certamente capitalizar.

Remodelação

O País ganha um excelente Ministro das Cidades.

Espero que para a CCRNorte se encontre alguém do gabarito de Arlindo Cunha, Valente de Oliveira ou Luis Braga da Cruz.

Substituição ao intervalo

A saída de Amilcar Theias e a entrada de Arlindo Cunha cheira a substituição ao intervalo após apupos dos adeptos. A equipa precisava de mudar de estratégia, a equipa estava a dar os flancos ao adversário, mas o treinador apenas mexe num jogador sem alterar o fio de jogo. Quando um treinador quer alterar o mau funcionamento, a estrutura da equipa tem que sofrer acertos não só de pessoas mas também de estratégias de jogo. Aguardemos então pelo prolongamento.

Nota 1 - Miguel Relvas desenhou as associações de municípios. Será que é para manter ou o novo ministro vai alterar tudo?

Nota 2 - e agora quem vai para a CCRN? Espero que alguém com conhecimento das necessidades, como era o caso de Arlindo Cunha, e não nenhum "empregado politico".

Ganância é coisa feia

Hoje(quinta feira) pude ler dois artigos que vieram confirmar as minhas suspeitas. Um no Público sobre a possivel concertação das agências de viagem nos programas para assistir à final da liga dos campeões. O outro era na Visão e apresentava as diferenças de preços dos hóteis, agora e por alturas do euro.
Não sei qual dos dois mais me escandaliza. Se o pedir de 750 euros para acompanhar o futebol clube do Porto, recordo que um bilhete pode custar 60 euros e a viagem a Abreu promovia por 400 o que totaliza 460, se o facto de um hotel em Braga passar dos actuais 38 euros por noite para uns absurdos 180.
Julgo que atitudes destas podem ser apelidadas de "chico-espertices" e um aproveitamento saloio. No entanto a maioria dos hoteis estão cheias e as agências de viagens estão prestes a esgotar os voos. Se por um lado acredito que não será tão cedo que os portistas alimentam a ideia de realizar proeza idêntica, quer-me parecer que os turistas que vão ser expoliados durante o euro sairão daqui com a impressão de Portugal ser um destino turístico caro. Lá se vai uma boa oportunidade. Depois teremos a cena habitual, com os empresários turísticos a queixarem-se das quebras de receitas e a pedir apoios por parte do estado. Ganância de vistas curtas.

quinta-feira, maio 20, 2004

Yes

IAPMEI NO PORTO

Portugal pela positiva

É o nome da iniciativa que hoje, um conjunto de pessoas, decidiram levar a cabo. Numa altura em que toda a gente parece ter a moda da depressão deve-se aplaudir que um conjunto de pessoas se juntem para falar bem dos portugueses e nos lembrem que há vida para além dos problemas conjunturais.

Mesmo perante as dificuldades uma cara bem disposta (um bom exercício matinal é o de fazer massagens nas bochechas), um espírito aberto e divertido são uma boa receita para o êxito. Uma cara mal humorada, com espírito de derrota é um bom caminho para o descalabro.

Isto aplica-se à nossa vida como país, como profissionais e como cidadãos. Melhor do que carpir perante as dificuldades parece ser encontrar formas para as ultrapassar e pensar naquilo que de bom vamos alcançar.

Isto não é um apelo a um espírito de férias (quem as tiver agora que as aproveite) antes é um apelo aos Zés e Marias do nosso país: tenham todos nortadas positivas.

Força de vontade

A demonstração de força de vontade e de carácter é algo que todos nós devemos reconhecer. Nos últimos dias deparei-me com três exemplos: Earle Connor que recebeu em Lisboa o prémio "Atleta Deficiente do Ano" atríbuido pelos Laureus Sports Awards, a reportagem do Expresso sobre Pablo, um jovem espanhol com Trissomia 21 que está a terminar a licenciatura em psicopedagogia e já é professor, e de Salvador Mendes de Almeida que criou uma associação "ser capaz" (www.sercapaz.com)depois de sofrer um acidente de mota e ver uma vida saudável reduzida a uma cadeira de rodas. São três exemplos que nos fazem pensar. Quando na entrega do prémio, Earle Connor disse que aquele prémio era de todos, para que acreditassem que na vida se podem vencer as dificuldades. São apenas três exemplos. Muitos mais certamente existem. Que devem ser lembrados e acarinhados. Pois como dizia Roberto Benini a vida é bela.

IAPMEI

Carlos Tavares anunciou a "deslocalização" da sede do IAPMEI de Lisboa para o Porto. É, sem dúvida, uma notícia a saudar. Espera-se que esta vontade não se fique por aqui e que possamos receber com agrado mais deslocalizações contemplando, desta feita, outras cidades e regiões. A bem do País, do equilibrio e de igualdade de direitos.

A europa está perigosa

Os líderes europeus correm sérios riscos. Blair é atacado por um saco de pó em plena Câmara dos Comuns, Schroeder é esbofeteado em pleno comício. As causas são diversas. Iraque e desemprego. Mas o desencanto em democracia deve ser demonstrado de outras formas. E se a moda pega, ainda vamos ver serem lançados nos parlamentos europeus lacraus, cobras, sardaniscas ou outros bicharocos, como se passou na Colombia. Nós por cá preferimos os banhos de canhão de água.

quarta-feira, maio 19, 2004

Concordata

Portugal e a Santa Sé assinaram uma nova concordata. Por aquilo que vou conhecendo parece-me um texto positivo. Manteve-se um estatuto específico para a Universidade Católica, reconheceu-se personalidade jurídica para a Conferência Episcopal, e determinou-se a tributação dos padres em relação às remunerações "laicas".

Foi um texto negociado durante mais de dois anos e que agora terá de ser ratificado pelo nossa Assembleia da República para que possa vincular o nosso Estado. Na assinatura, para além do Primeiro Ministro, estiveram, ao que sei, os Drs. Jaime Gama e Vera Jardim. O Estado reconheceu o papel daqueles que trabalharam para que fosse possível chegar a um texto final. Fez bem.

Como de costume o Bloco de Esquerda já veio reclamar. As razões não se entendem bem, mas estão contra. De facto já começa a ser caso para perguntar como é que alguém responsável pode pensar que um dia este agrupamento pode participar num Governo?

Convite

Carlos Cruz foi convidado por Rui Rio e o rapaz da Uefa. Tenho que concordar que este é um acto corajoso, em especial do presidente da camara do Porto. Mas que me lembre Cruz está em prisão domiciliária e como tal impedido, até autorização em contrário. Mas tal como Nicolau Santos, julgo que actos como este demonstram que o politicamente correcto não é seguido por todos. Até prova em contrário Cruz está inocente e deve ser esse o registo a seguir. Mas também sem pressões sobre a justiça e sem interpretações livres.

Benvindo

Benvindos todos os que vieren por ben. Estanos certos que errar a todos nós acontece. Atire a prineira pedra quen o puder. E quen não o podia era a deputada da nação/vereadora/linguística/qualquer coisa Edite Estrela. Basta ver a página do PS na Canara de Lisboa.(obrigado Mar Salgado)

Um exemplo a seguir

Armindo Monteiro é o Presidente da Anje, Associação Nacional dos Jovens Empresários. Veio propor que os deixem de ser associados da Anje todos os que tiverem dívidas ao fisco, à segurança social ou condenados por falência fraudulenta. Um bom exemplo vindo de uma associação, que deveria ser seguida por outras. Dessa forma começava-se a separar o trigo do joio. E as associações, patronais ou não, davam um exemplo prático de como combater a fraude. Novas práticas precisam-se.

terça-feira, maio 18, 2004

Tenho que lhe dar razão

A polémica sobre a falta de quorum na votação do Código de Trabalho tem dado brado. E tenho que dar razão a Louça. Leia-se :
"É a primeira vez em dois anos e meio que não há quórum suficiente para aprovar um diploma", criticou o deputado do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, defendendo que "a responsabilidade é da maioria, que sozinha tem deputados suficientes para garantir o quórum".
Concordo por inteiro. Não era preciso para nada a presença de alguns como ele. Bastava ter uma cassete com deixas do Raul Solnado e o entretenimento estava garantido.

Apostas erradas e enganos de coração

Começando pelos enganos de coração. Claro que deveria ter escrito Fernando Couto e não Jorge Couto. Mas o meu axadrezado coração sente saudades do baixinho e da forma como ele escondia a bola, ou como corria com a bola colada ao pé. O outro engano do coração foi a tentativa de pressionar Scolari para convocar o Frechaut. Não surtiu efeito.

Quanto ás apostas erradas, errei apenas na não convocação do Vitor Baía. Acertei no Maniche e no Helder Postiga. Esqueci-me que eram 23 os convocados e não 22 como elenquei.

Paciência, ainda não é desta que o Madail me chama para seleccionador.

A partir de agora estes são os 23 melhores jogadores do Mundo e toca a torcer por eles. Força Portugal. Selecção de futebol.

Parabéns mas foi injusto

Ao fim de vários jogos a doer o Porto perdeu. Parabéns ao vencedor.

Foi injusto (não percebo qual o jogo que o Zé viu) o Porto dominou 105 minutos, e para quem não tenha notado jogou mais de uma hora com menos um. Podia e devia ter ganho. Não aconteceu. O que já não é admissível é ouvir o relato da TVI, feito por um conhecido SLB a referir-se ao "grande Moreira" ou "grande Miguel". O que se diria se alguém falasse do Grande Deco. Caía o Carmo e a Trindade. Se calhar daqui a oito anos há mais.

26 mil militares de prevenção aos incêndios

Paulo Portas anunciou hoje que a partir do dia 31 de Maio e até ao fim de Setembro, 26 mil militares vão fazer patrulhamento de matas nacionais, no âmbito da prevenção dos incêndios.
Entretanto, o Exército está a abrir estradas e caminhos que irão aumentar a acessibilidae aos fogos, logo facilitando o seu combate por parte dos bombeiros.
Quanto a mim, uma grande medida, que vai ser uma grande ajuda na protecção das florestas e das próprias populações.
Depois da elaboração da LPM - com uma elevada taxa de execução no seu primeiro ano (aproximadamente 70%)- e de um novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, do anúncio do fim do Serviço Militar Obrogatório, da recuperação das OGMA, das reformas para os Antigos Combatentes, do reequipamento das Forças Armadas - patrulhões, remodelação dos F-16, submarinos,... - agora, a ajuda das Forças Armadas na prevenção dos incêndios. Quer se queira quer não, este ministro da Defesa Nacional já fez mais que todos os outros juntos nestes últimos 30 anos. Continue assim, senhor ministro.

Diz-me com quem andas

É um velho ditado e devia ser seguido por todos. Em especial aqueles que querem passar uma imagem de seriedade e rigor. Pois não basta sê-lo sério, tem que o parecer e obrigar outros a sê-lo. Mas nem todos o conseguem. Mas, terminado com mais um provérbio, apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo. E por aqui me fico, enigmático sem dúvida.

Mudanças?

Ouvi dizer que o metro do Porto tem novo gabinete jurídico. Será verdade? Quem perdeu e quem ganhou? Não com a avença que é de certeza choruda. Mas nas guerras politicas?

Mais um post atrasado

Amorim Pereira sugere a necessidade de eleições antecipadas na camara do Porto. Defende tal ideia com o facto de ser o vereador do PCP quem condiciona o dia a dia da gestão camarária. Diz também que Rui Rio não tem obra. Que o mandato está a ser feito pelo Metro do Porto. Pelo meio lança uma série de farpas ao presidente da camara do Porto. Mas termina a dizer que Rio se deve candidatar de novo à camara. Sinceramente não percebi. Ou então Amorim Pereira não foi sincero em alguma das respostas que deu.

segunda-feira, maio 17, 2004

Os seleccionáveis

Pois bem, em completa antecipação a Scolari aqui fica a lista dos convocados.

Ricardo, Quim e Vitor Baía

Paulo Ferreira, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Jorge Couto, Rui Jorge e Nuno Valente

Deco, Rui Costa, Petit, Costinha, Maniche, Frechaut

Figo, Simão, Pauleta, Nuno Gomes, Helder Postiga, Cristiano Ronaldo


amanhã pelas 12 horas logo vemos no que falhei.

Post lento mas a afirmação vem um pouco tarde

Jorge Coelho defendeu recentemente a criação de 5 regiões tomando por base as existentes CCR. E essa defesa era a favor da regionalização. Pena é que só agora o PS defenda o que combateu com o projecto que levou a referendo. É certo que a regionalização não está irremediavelmente morta, apesar do actual processo de criação de associações de munícipios que o actual governo está a levar a cabo. Pode ser que um dia ainda se esqueçam as "quintas" e "quintarolas" e todos possam olhar para os interesses do país a longo prazo, e não para os seus a curto prazo.

Títulos

Como Boavisteiro que sou, assisti ontem ao final da taça com muita descontração e não torcendo por ninguém. Bom jogo, ganhou o Benfica, com alguma sorte é certo, mas foi um justo vencedor. Até aqui tudo bem, o que eu não sabia é que estava em jogo um título , de repente todos os jornalistas, comentadores, futeboleiros de trazer por casa, desataram a dizer que o Benfica já não ganhava um título há 8 anos, um título que vem na melhor altura, etc. A verdade é que foi comemorado como se de um campeonato se tratasse, mas o ridículo da nossa classe de jornalistas desportivos não tem fim. Por mim fico todo contente, porque dessa forma o Boavista já conta com SETE TÍTULOS.

domingo, maio 16, 2004

Desportista deve de facto ser o contrário de ....

Como Boavisteiro que sou, muitas foram as vezes em que aqui dei os parabéns ao FCPorto. Custa-me sempre fazê-lo, mas procuro ser desportista, e faço disso ponto de honra. Esperei, ingénuo eu sei, que aqueles que normalmente exaltam as glórias do FCP fossem capazes de felicitar o Vencedor da Taça de Portugal. Mas esqueci-me que, bem lá no fundo, eles, ou alguns, são portistas. E é triste ver isto. (não faço referência pública ao blog por respeito aos restantes elementos).

Para rematar, diria que espero que o estádio Nacional receba obras de melhoramento e pró ano receba de novo a final da taça. É um bonito estádio, com uma envolvente agradável e pura. Já agora, que os campos de ténis sejam aproveitados e dali nasça um complexo desportivo que sirva todos aqueles que conseguem ser desportistas o ano inteiro.

Parabéns benfica.

sexta-feira, maio 14, 2004

Sábado

Hoje é sexta feira dia em que sai a Sábado. É uma nova revista semanal que parece querer assumir a concorrência à Visão. O modelo seguido é aquele que mais vende pela Europa fora, sendo altura para relembrar que o Expresso é um verdadeiro case study na medida em que o modelo de jornal - com todos aqueles quilos - semanário é uma espécie em vias de extinção.

A Sábado tem um estatuto editorial interessante. Saliento entre todas as suas determinações a crença na "liberdade de opinião, na Justiça para todos, no primado da Família, na autoridade do Estado, na solidariedade social, numa economia competitiva livre e concorrencial, em trabalhadores competentes e responsáveis, num patronato moderno, justo e interessado em promover bem-estar e riqueza". Uma revista que refere a ideia de responsabilidade, a Família como uma célula essencial da sociedade, e a autoridade do Estado parece ser uma novidade entre nós.

É algo perfeitamente normal noutros Estados da União Europeia. Infelizmente, entre nós, as principais revistas e jornais estão mais virados para a esquerda. A Sábado pode ser uma boa novidade. O primeiro número, em que na capa aparece Mourinho sob o título "O herói português", pareceu-me bem. O segundo que saiu hoje e parece seguir a mesma linha, desde um artigo opinião de Proença de Carvalho sobre António Champalinaud, a textos sobre o irritador Louçã, o Banco Efisa ou o sono - ou a sua falta - dos nosso filhos, tudo é tratado de uma forma séria e interresante. Espero que a bem do pluralismo da nossa comunicação social este projecto tenha sucesso. Vamos ver.

Proposta

Por aquilo que sei o PSD do Porto tem uma proposta de transferir de Lisboa para outras cidades do país alguns serviços do Estado. Concordo. Já o afirmei várias vezes.

Já agora é importante que se saiba que isto é o que acontece na maioria dos Estados da União Europeia. Por exemplo na Alemanha o Tribunal Constitucional não está na capital. Porque razão em Portugal tem de estar? E o Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística, todos os ministérios, e tantas outras instituições estatais têm a sua sede em Lisboa?

A resposta é simples. Centralismo. Isto tem de terminar, mesmo na União Europeia as princípais instituições estão em vários locais.

De uma vez por todas é preciso assumir a necessidade de criar uma rede de cidades médias com capacidade de intervenção e com pessoas. |Só assim seremos um Estado desenvolvido. Não podemos continuar a ser um país com com parte do seu litoral desenvolvido e tudo o resto esquecido. Recordo para este efeito parte do meu primeiro post aqui no Nortadas: "Portugal não pode ficar impávido e sereno perante estudos de acordo com os quais daqui a dez anos 70% da sua população estará em duas áreas metropolitanas (Lisboa e Porto). Mas o pior é que 45% estará em Lisboa. Não é possível aceitar como algo inevitável que "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem".
O nosso Estado deve ser composto por mais que um centro e deve ter uma rede de cidades médias com população e qualidade de vida. É preciso encher o território e para o fazer as várias cidades têm de ter universidades, escolas, equipamentos culturais (e não apenas estádios de futebol), e hospitais. Para que isso seja possível é preciso ter uma ideia do país como um todo e transferir competências do Estado central para as suas autarquias."

Mantenho hoje o que escrevi naquela altura. O debate esta cada vez mais lançado não o podemos deixar morrer.

A doença de Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares é para a minha geração de trintões, uma referência, pela forma desassombrada e convicta com que sempre defendeu as suas ideias. A sua vida de aventureiro, e livre pensador, sempre deixou alguma inveja. Aconteçe que MST está a ficar velho, não tem mal nenhum, em quase todas as pessoas é uma vantagem, no caso dele, é uma desilusão. De semana para semana os seus artigos vão ficando cada vez piores, com a guerra do Golfo, pirou de vez. Não se trata de concordar ou não, está no seu direito, e muitas das coisas que diz são acertadas, o problema é o delírio total e absoluto, a invenção pura e simples, o que nos leva a pensar que a sua honestidade intelectual jé teve melhores dias. O que ele diz, referenciando o "Herald Tribune" sobre Rumsfeld, aplica-se que nem a uma luva a ele próprio: "A sua crescente soberba e arrogância transformou-se numa deliberada cegueira".

quinta-feira, maio 13, 2004

N Amadores

É o nome do programa da NTV em que pude participar com Hernâni Gonçalves, Álvaro Costa e Fernando Tavares, na última quarta feira. Um programa de televisão verdadeiramente notável.

Ali se comenta o campeonato distrital de amadores do Porto. É aquilo que se pode apelidar do mais puro contacto com o Portugal profundo.

Sem qualquer malícia, de forma descontraida é possível comentar jogo do Passarinhos da Ribeira, do Marechal Gomes da Costa ou de outros. Fala-se do Zé do Telhado, do golo que não entrou, do adepto que não o viu mas garante que foi golo, do jogo da malha. Enfim, uma maravilha.

Cheguei a casa bem disposto, mas logo depopis estava preocupado. Como é possível que um projecto como a NTV possa terminar?

Quem souber a resposta diga alguma coisa.

PS - Não imaginam a quantidade de pessoas que em Lisboa me disseram que viram o N Amadores.

Maus exemplos

Edite Estrela não pára de nos surpreender. Agora entende ser normal assinar o livro de presenças na assembleia da república e dar um salto a sintra para participar nas reuniões públicas da camara. E diz que outros os fazem. Cá por mim estão todos errados. E assim se dão exemplos.

Grande Champalimaud

Depois de ter sido durante a sua vida um empresário fora de série, empregando muitos e muitos portugueses, e sendo um dos grandes motores da economia portuguesa,deixa-nos com uma atitude que pode revolucionar a medicina em Portugal.
António Champalimaud deixa nada mais, nada menos, que 1/3 da sua herança, cerca de 500 milhões de euros (100 milhões de contos!!, para a criação de uma fundação na área da Saúde, tendo como objectivo o desenvolvimento da actividade de pesquisa científica no campo da medecina.
A esquerda que tanto criticou António Champalimaud, que guarde a «viola no saco»...

quarta-feira, maio 12, 2004

a verdade reposta

A verdade acima de tudo. Já foi publicada nos blogs e aqui não será excepção. Pedro Amorim, não disse o que se escreveu que disse, quem se enganou foi o Expresso (ups mais um). Aqui ficam as correcções e justificações.

Coisas boas

Coisa boa 1 - Pimenta Machado demitiu-de. O ar fica mais respirável, e o Vitória de Guimarães poderá finalmente ser um grande clube.
Coisa boa 2 - Sei que custa a algumas pessoas, mas Rui Rio confirma mais uma vez que não brinca em serviço, a única cidade do País que cumpriu os prazos e orçamentos relativos ás obras para o Euro 2004.
Coisa boa 3 - A entrevista de Durão Barroso, ontem na SIC, muita calma e convicção, passou bem a mensagem.

Um blog atrasado mas a tempo

Chegou agora mas, como diz de entrada, ainda a tempo. Vem dos nossos parlamentares, para já só o "deputado José Magalhães" deu ao dedo, e logo numa altura em que parece ir despoletar uma polémica. Via Bloguitica tomei conhecimento das duas situações. Espero, tal como Paulo Gorjão, que exista um enquadramento de forma a que este não seja um espaço de escárnio e mal dizer, gratuito, mas sim uma nova forma de opinar, criticar e sugerir com liberdade e respeito pela dignidade a que todos temos direito. Mas passada esta divagação, fica a nota que o acrescentei um link mais na coluna da direita. Vá lá "deputado José Magalhães" não fique triste, este é o lado bom como mais tarde ou mais cedo perceberá. Até lá.

Pimenta Machado outra vez


Poderei estar a ser injusto mas tenho cá a impressão que este homem faz uso e abuso da técnica da demissão. Demitiu-se e quer novas eleições para clarificação das posições dos órgãos (sociais, calma)do clube. E certamente será uma vez mais candidato, com promessas eleitorais que depois nada trazem de bom ao clube. Este ano foi como se viu. E assim, depois de ter ajudado a erguer, se prepara para ajudar a destruir um clube que é também símbolo de uma cidade.

Justiça seja feita

Já mais do que uma vez que nesta "casa" critiquei Rui Rio e algumas das suas tomadas de posição. Ou falta delas. Mas hoje terei que trazer aqui, e não é contrariado, um elogio em forma de link. O Público traz hoje uma análise ao que foi feito nas cidades que vão receber os jogos do Euro. Resumindo, constata que no Porto as obras que eram a cargo da camâra, estão prontas dentro de prazos e orçamentos. É de louvar. Pois estes dois pontos, fundamentais numa gestão equilibrada, nunca aparecem em simultâneo. Ou temos orçamento ou prazos. De maneira geral nenhum dos dois. Rui Rio conseguiu os dois em duas obras de grande envergadura. Um bom exemplo a seguir. Assim se dignifica a politica e os politicos.

Semelhanças

Durão Barroso vai ver a final da Liga dos Campeões. Compreende-se, uma vez que uma equipa portuguesa vai estar presente.
D. Juan Carlos, rei de Espanha, assistiu à meia final em que esteve presente o Deportivo da Coruña.
O nosso alcaide acha tudo isto mal, e indiciador da mistura entre futebol e política.

terça-feira, maio 11, 2004

O Parlamento

Ontem estive a ver até tarde o canal Parlamento. Gostei do programa sobre a evolução do sistema constitucional Português.
Lembrei-me de várias coisas ao som de Fernando Alves, de quem não sou bom adepto desde os tempos da TSF(nas escolas de jornalismo não se formam novos valores que o Parlamento pode promover dando novas oportunidades aos jovens?) em que apresentava notícias a gaguejar e nos contava hostórias irritantes de manhã. Tempos de luta. Daí que no nosso hino nacional ouçamos:
- "contra os canhões marchar, marchar....".

Com tudo isto lembrei-me da prometida iniciativa do Dr. Paulo Portas no sentido de ensinar o hino nas Escolas, já agora a tempo das crianças o praticarem durante o Euro. Dizem que Scolari concordou e quer que isso suceda, pelo menos, até`as meias-finais. Parece é que há um irredutível Português que desde a sua saída em funções do tempo da Presidência Soares insiste em mudar o hino. Teremos a Maria da Fonte? Essa província do Minha(chamada ao tempo de ingrata) está a preparar algo? Será por isso que a medida tarda em ser aplicada?
Custou-me ver que no tempo em que o CDS era forte oposição era filmado de frente e há alguns anos passamos a ver a esquerda radical sempre de frente. Vestem mal, são pouco representativos da Sociedade... enfim, Não se faz!
JGG

Medalhas

Não sou muito favorável a homenagens e condecorações! Nos últimos tempos temos ouvido criticas dos mais variados sectores quanto ao critério que os mais altos magistrados da Nação têm empenhado nas distinções honoríficas. O cúmulo chegou com a condecoração a Isabel do Carmo. Concordo com a crítica! E não se diga que não temos incontornáveis valores e vultos a distinguir. Há dias A Assembleia Municipal e a C. Municipal de V. N. de Gaia distinguiram os Padres que serviram no Concelho há pelo menos 25 anos. Nesse dia tive mais orgulho nas nossas instituições! A Comunicaçao Social de maior relevo nem abordou a notícia, não houve bombos ou bombas, fez-se justiça!
JGG

GALP

Não estou a entender muito bem este problema. O rapaz do berloque já respondeu ao Senhor Primeiro Ministro? Já lhe disse para quem trabalha? Já levantou a imunidade para que a Senhora Ministra da Justiça lhe possa responder? Ainda há imputáveis?
JGG

ACADEMIA

A vida académica tem muito que se lhe diga e devia ser muito valorizada não só pelos discentes e docentes, mas também na vida profissional.
A união que se cria, a camaradagem, o bom carácter, o espírito de grupo, a experiência de vida, o tempo disponível para tantas coisas formativas que depois não volta mais, as noitadas... Ah que saudades!!!!

Tanto básico que a vida, e naturalmente, a faculdade cria.... A vida académica é aquilo que, actualmente e na minha opinião, mais faz aproximar o estudante, o futuro Doutor, Engenheiro... da formação completa que conjuga o saber académico com a chamada "escola da vida".

E isso faz falta neste mundo!

Por mim procurei apreender essa faceta, andei pelas Tunas e tentei, é certo, sem grande sucesso, dedicar-me à música. O difícil foi conjugar o estudo com o resto, mas até isso foi uma boa prova de crescimento que consegui ultrapassar nos 5 anos de curso.
JGG

Chico Buarque

É notável a antologia dos seus melhores temas que agora está a venda. Verdadeiramente a não perder. Quem a comprar passa a ter à sua mão desde A Banda, Carolina, Feijoada Completa, Mulheres de Atenas, Homenagem ao Malandro, Gente Humilde e muitos outros.

Fosse eu tão versado nestas áreas como o Rui Baptista e não se safavam de ouvir um destes temas no Nortadas. Vale mesmo a pena.

Imposição de insígnias

Um maldito virus que atacou o meu computador e a a minha total falta de jeito para resolver o problema deixou-me de fora mais algum tempo do Nortadas. Mas mais uma vez voltei e prometo que desta vez vou tentar ficar. Devo assumir que estes tempos de licença sabática me deram para reflectir sobre uma crítica a um blogue excessivamente político. Por isso hoje - e sem entrar em excessos como a descrição do combate aos piolhos nos cabelos dos filhos - decidi escrever um post um pouco mais intimista.

Para além da actividade política, também tenho uma outra como docente numa faculdade da invicta. Neste momento, a primeira tira-me mais tempo que a segunda, apesar de esta ser, como é evidente, aquela que tem um carácter de maior permanência.

A minha faceta a de professor permite que todos os anos conheça novos alunos. Como qualquer ser humano dono de juízos de natureza subjectiva gosto mais de uns do que outros, assim como sei que alguns me odeiam e outros me toleram. É normal que assim seja e por isso não vem qualquer mal ao mundo. Não serão esses juízos que retiram o profissionalismo do professor que ensina e avalia e do aluno que aprende, estuda e é avaliado.

Mas entrando no cerne da questão este ano lá fui para a cerimónia de imposição de insígnias um pouco atrasado, mas sem deixar de chegar a tempo àquela acção fernética de tirar capa, pôr as fitas dentro das pastas, deslaçar a gravata, pôr laço (malditos alfinetes)e a roseta, dar a cartola e a bengala e ..zupa três maretadas na tola da alma que se apresenta à frente.

Devo dizer que é precisamente esta a altura que me faz repensar os massacres que vou fazendo durante a ano a alguns dos meus alunos por causa da praxe. É que tudo tem um princípio, um meio e um fim, e quem quer passar para além do Bojador tem de passar para além da dor. Desde que tudo seja feito sem exageros aquele até é um meio de inserção (atenção que não estou a legitimar os cábulas), de construção de amizades, e em alguns casos de algo mais. E esse algo mais é que me vai passar a ocupar.

Como é sabido estas sessões dão direito a alguns discursos que são momentos em que mesmo os mais resistente sentem aquele nó na garganta - boys don`t cry - pois há sentidos momentos de agradecimento, saudade e devoção. Mas entre estes não resisto a descrever dois. Um assiti. Outro foi contado.

O primeiro foi num momento alto. A estrela da praxe preparava-se para ser cartolado. Com muita competência lá foi. Começou o discurso mas no fim chegou o momento central. Depois de uma versão emotiva do "eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei" tudo termina com um abraço apertado na prometida perante um salão nobre em delírio depois da perfomance de um dos comentadores do Nortadas.

Mas, sinceramente, o melhor ainda veio depois. Uma aluna de cartolo na cabeça diz a quem a queria ouvir que namorava há muito tempo e que queria casar. O pedido de casamento estava efectuado. O futuro noivo manteve-se firme a filmar a cerimónia para que aqueles que no futuro a queiram ver não percam pitada. A sala ficou num efeito de desorientação total. Devia para qualquer uma das situações ter instalações sonoras em que se pudesse ouvir, e de acordo com as escolhas pessoais, Frank Sinatra, Adamo, ou Tony de Matos. Devo dizer que em qualquer dos casos podia até ter vindo a baixo.

Mas lá ficou à espera de outras cerimónias. Para que eu babado, e de forma muito pouco convencional, lá vá podendo dizer alunos como os meus neste mundo não há. Para todos muito boa sorte.

Deambulações nocturnas 2

No seguimento das deambulações a descoberta da loucura mantêm-se inalterada. Não é que agora descobri que devo qualquer coisa como 1 milhão de euros à Madeira. O que dá cá por casa a módica quantia de 5 milhões. Alguém está doido. Prendam-se igualmente.

Deambulações nocturnas

A noite tem destas coisas. Levar-nos a passear pela net. E permite-nos pensar que o mundo está doido e Portugal faz parte dele. Fui visitar a página da Poicia Judiciaria. E os comunicados de hoje relativos a detenções, na sua maioria, estão relacionados com abusos sexuais de crianças. Este é um flagelo que não tem fim. Será que não se consegue parar com um dos mais hediondos crimes da humanidade? Prendam-nos e não os soltem é o minimo que se pode pedir. A todos.

segunda-feira, maio 10, 2004

Até que enfim acabou

Sim, estou aliviado por ter terminado o campeonato nacional de futebol, vulgo Super Liga Galp. O tormento que era ter semana sim semana não esperanças que o meu Boavista ganhasse, deu cabo de mim.

Da mesma forma terminou também o calvário dos sportinguistas, o que dá tempo para Dias da Cunha mudar de discurso e reaparecer em Agosto com uma nova mensagem de conspiração. (Convém antecipar as tragédias).Pelas bandas de Guimarães entram também de férias as incitações à desordem.

Resta apenas desejar que o FCPorto ganhe na Alemanha e que os esforços das nossas preces se dirijam para a equipa de todos nós.
(não me esqueci que ainda falta a final da taça de portugal. Confesso que não antevejo grandes dificuldades para o porto. O "sistema" funcionará)

coincidências

O mundo é fertil em coincidências. Mas que tal esta:
Carlos Cruz e Bibi juntos em nova vitória.
Não é invenção minha. Aqui fica mais um pouco da prosa.
A dupla Carlos Cruz e Paulo Bibi voltou este fim de semana a estar em evidência ao conseguir novo triunfo
Se quer saber mais então vá até aqui. Coincidências....

sábado, maio 08, 2004

Enfim de volta ao blog

Depois de uma semana dura, na qual verifiquei que mesmo a dormir pouco como o Marcelo, a falta de tempo acabou por ser uma realidade. E garanto que procuro ser organizado, pontual e todas essas coisas que dizem permitir aos que mais coisas têm que fazer, fazê-las e ainda ficarem com tempo para fazerem mais. Pois comigo não deu. E logo houve que deixar alguma coisa para trás. E para que não houvessem tentações, até a volta diária abandonei. O sentimento que tenho, é que por muito que tenha mantido a leitura dos jornais, aumentado a das revistas com a nova Sábado, mantido a distância saudável de alguns noticiários televisivos, o sentimento dizia eu, é de um vazio. Não sei se é bom sinal, mas é a realidade.

quinta-feira, maio 06, 2004

Verdes

Não, não estou a pensar no Sporting e nos patinadores de relvado. Aquilo que me faz crescer este post é uma polémica que dura desde sexta feira e que originou dois artigos de Vital Moreira e de Pacheco Pereira no Público. A questão está na importância do PEV.

Pela Europa fora existem partidos que fazem do centro de todo o seu discurso político a ecologia. É legítimo que assim seja, sem que com isso se possa procurar criar qualquer exclusividade em relação à defesa do meio ambiente.

O que acontece é que em Portugal nunca o PEV foi a votos. Por isso razão tem Pacheco Pereira quando remete aquele partido para o armário das ficções políticas. Razão tem Vital Moreira quando assume que num plano jurídico a existência da CDU é admissível e aceitável. Mas isso não invalida que no plano político se esteja perante uma maquilhagem política - com a criação de um grupo parlamentar - de benefícios duvidosos para o PCP.

Agora comparar, como fez um cronista rosa, a coligação Força Portugal entre o PSD e o CDS, com a CDU, entre PCP e PEV é,no minímo, rídiculo. É que o PEV NUNCA foi a votos, pelo não se sabe se tem milhares, centenas, dezenas ou unidades de votos. Comparar essa inexistência com um partido que participou em dezenas de eleições nacionais, é no mínimo estar desorientado políticamente. Se cada opinião destas levasse ao pagamento de impostos, se calhar o deficit das nossas contas públicas era bem mais pequeno.

quarta-feira, maio 05, 2004

POORTOOOOOOOOO!!!

Que lição de bola!
Uma vez mais saí à Rua com a minha gravata preferida- a oficial do FCP!
Se isto continua assim vou ter que comprar uma igual para cada dia da semana...
Há quem lhe chame o sistema. De facto é sistematicamente assim passo a passo uma vitória. Viva o Porto!

Fátima Lopes

Este nome, de estilista, é também o nome de uma personagem televisiva, que tem um inenarrável programa nas manhãs da SIC. Como ainda estou em idade trabalhadoira, só vejo um pequeno bocado antes das notícias da 1. Pequeno bocado que normalmente é preenchido por "cómicos" que se esforçam por fazer rir a plateia de reformados, e jovens boçais sem nada para fazer. Hoje enquanto fazia o almoço, olhei para a televisão e vi uma tal de Isabel do Carmo, e pensei, que mundo este que até terroristas de créditos firmados têm que fazer uma perninha como cómicos.

Ninja

Já acabei a manhã de trabalho. Estive em trabalhos de comissão e preparei um debate em que vou participar a partir das 15 horas. Para além de tudo isso, e com permissão de alguns dos nossos comentadores de serviço, também cometo o sacrilégio de gostar de futebol e ser adepto do Porto. Por essa razão nunca se esqueçam:

Ele é o ninja
O nosso Ninja
Em todo o campo
Sempre a lutar
Sabes, um golo
Ele vai marcar
Ele é o ninja, o nosso Derlei

Não é muito erudito?
Mas nem só de erudição vive um homem qualquer que seja a sua profissão ou tarefa perante a sociedade.

fêqêpê

Ontem tive que sair depois do jogo da Corunha, não sei o que se passou, mas dei por mim com a minha grande bandeira da Pátria a buzinar e a gritar, Pooortooo, Pooortooo. Desculpem lá, mas até para um Boavisteiro empedernido foi demais.

(actualização) Tenho recebido algumas mensagens de protesto da minha família axadrezada. Mais uma vez digo, eu não me esqueço quando ganhámos o campeonato, comemorámos sozinhos na cidade, com o olhar de desprezo e sobranceria dos outros. Mas nós somos diferentes, ou não ?

Ainda não recuperei

Não sei bem o que escreva. Não sei no que penso.

Só me lembro disto:

Allez, Porto, allez
Nós somos a tua voz
Queremos esta vitória
Conquista-a por nós

terça-feira, maio 04, 2004

CC foi para casa

E com ele um batalhão de jornalistas, um igual número de fâs e a incontornável Lili Caneças. É a prova final que o CC não é pedófilo.

Ministérios de mudança

Diz o Diário Económico que os ministérios estão de mudança para Ajuda. Grande momento para deixar algumas coisas com pó para trás, e arranjar novos rostos. É assim pelo menos que faço as grandes limpezas quer nos brinquedos dos meus filhos, quer em objectos que pertencem ao passado e nada podem fazer pelo futuro.

portugal visto a partir de lisboa

Dei por mim a ler uma revista feminina. Normal, e hábito que pratico há já alguns anos. Numa dessas leituras fiquei de boca aberta "por falar em Portugal, temos o euro 2004 que se realiza na nossa capital." palavra que é verdade. Basta ler a Vogue.

fcp

Como desejava o fcp ganhou. Espero que os votos do mourinho de ter um país inteiro a festejar se verifiquem. este é um momento de orgulho nacional. agora só falta ganharem a final que era um bom tónico para o euro que se avizinha. parabéns.

Polícia

Merece o meu louvor o agente de autoridade que fez parar o adepto do Sporting aquando da invasão de campo que ocorreu durante o último encontro entre o Sporting e o Benfica.
A derrapagem do adepto ajudou, mas a palmada do agente nas costas do mesmo, enquanto segurava o chapéu, sinal de autoridade, bastou para dissuadir o invasor dos seus intentos e para conseguir o impossível - sair abraçado ao detido! Dever cumprido, sem excessos e com eficácia.
Merece o meu louvor e devia merecer também o louvor da tutela!

Estatuto de Benefícios Fiscais

Há acertos que são justos!
Um dos impostos recentemente substituído foi a Contribuição AUTÁRQUICA .
Ora, salvo melhor opinião, para beneficiar da isenção temporária deste imposto e do que o substituiu o contribuinte não se pode prevalecer dessa vantagem por mais de duas vezes.
E à segunda só descontando o tempo do benefício atribuído aquando do 1.º pedido no benefício atribuído ao 2.º imóvel.
Pergunto qual o motivo para que, não obstante o respeito pelo tempo atribuído ao benefício, não se possa trocar de casa várias vezes e continuar a aproveitar do benefício?
Parece-me mal o actual sistema porque dificulta a mobilidade, designadamente, dos jovens e porque, potencialmente, faz diminuir as transacções com prejuízo para o mercado e para o Estado (emolumentos)!

Por isso Senhora Ministra, há acertos a fazer no estatuto de benefícios fiscais que são justos e há acertos que, para além disso, são benéficos para todos.

domingo, maio 02, 2004

Justificações várias

Este fim de semana nada escrevi a não ser este de justificação. É o costume: nunca ninguém faz nada por nada mas tem sempre uma justificação. Eu também.

Mas passo então a justificar:

Justificação 1 - falta de produtividade
sábado dia 1- dia do trabalhador. Não tive oportunidade apesar de não ter estado em nenhuma das manifestações sindicais ou nas duas como alguém conseguiu. Tenho testemunhas que o meu estado não me permitiu sequer sair para comprar o jornal.

domingo dia 2- dia da mãe. Como tal, e como bom marido que sou, fomos em familia passear por esse portugal conhecido. Depois de um dia simpático, foram 2 horas para entrar em Lisboa pela ponte Salazar. (Desculpem mas foi assim que aprendi e sou um pouco casmurro). Agora que a familia descansa, eu blogo.


Justificação 2 - novo link
Neste momento de blogueio descobri o Avenida dos Aliados. Julgo que pelo facto de ser um blog que na coluna da direita tem uma série de links às principais instituições da Invicta, merece bem ir acrescentar a nossa coluna, também ela na direita.

Justificação 4 - a preocupação
Vi a final da "2º circular". Foi um jogo interessante na primeira pelo futebol do sporting, e preocupante na 2ª pela invasão a que assisti. Isto promete. Não esquecer que este era um jogo treino, não das equipas, mas da segurança em todos os seus vectores, policiais e médicos.

Justificação 5 - o futuro próximo
A semana vai ser dura. Espera-me muito trabalho. Prometo tentar por aqui aparecer. Se tal for impossível fica já a minha justificação e o meu pedido de compreensão.