sexta-feira, maio 14, 2004

Proposta

Por aquilo que sei o PSD do Porto tem uma proposta de transferir de Lisboa para outras cidades do país alguns serviços do Estado. Concordo. Já o afirmei várias vezes.

Já agora é importante que se saiba que isto é o que acontece na maioria dos Estados da União Europeia. Por exemplo na Alemanha o Tribunal Constitucional não está na capital. Porque razão em Portugal tem de estar? E o Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística, todos os ministérios, e tantas outras instituições estatais têm a sua sede em Lisboa?

A resposta é simples. Centralismo. Isto tem de terminar, mesmo na União Europeia as princípais instituições estão em vários locais.

De uma vez por todas é preciso assumir a necessidade de criar uma rede de cidades médias com capacidade de intervenção e com pessoas. |Só assim seremos um Estado desenvolvido. Não podemos continuar a ser um país com com parte do seu litoral desenvolvido e tudo o resto esquecido. Recordo para este efeito parte do meu primeiro post aqui no Nortadas: "Portugal não pode ficar impávido e sereno perante estudos de acordo com os quais daqui a dez anos 70% da sua população estará em duas áreas metropolitanas (Lisboa e Porto). Mas o pior é que 45% estará em Lisboa. Não é possível aceitar como algo inevitável que "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem".
O nosso Estado deve ser composto por mais que um centro e deve ter uma rede de cidades médias com população e qualidade de vida. É preciso encher o território e para o fazer as várias cidades têm de ter universidades, escolas, equipamentos culturais (e não apenas estádios de futebol), e hospitais. Para que isso seja possível é preciso ter uma ideia do país como um todo e transferir competências do Estado central para as suas autarquias."

Mantenho hoje o que escrevi naquela altura. O debate esta cada vez mais lançado não o podemos deixar morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário