quarta-feira, outubro 16, 2013

O regresso à marmita


Há dias ouvi o ministro da Economia explicar que seria institucionalmente solidário com a decisão que o governo viesse a tomar relativamente ao IVA na restauração. Há tempos ouvira o mesmo Sr. Pires de Lima defender quão importante seria baixar a respectiva taxa nesse sector de 23% para 13%. Bem como assisti ao discurso ‘animador’ de que a sua entrada no governo representava um novo ciclo, assente no relançamento da economia.

Esta coisa de ter um discurso fora e ter um discurso dentro que não se compatibilizam deixa-me perplexo. Das duas uma: ou há quem opina sem conhecer os factos ou há quem mude de camisa em função da cadeira. Não sei se ficar minoritário num Conselho de Ministros é razão suficiente para se demitir, nomeadamente num caso como este, mas apesar da ‘elegância’ da justificação de há dias, com a invocação da dita solidariedade institucional, não compro essa treta de ânimo leve e passo obviamente a desconfiar da conversa dessa gente.

Quando se fala em restauração, há quem imagine repastos em estabelecimentos de várias estrelas, bem regados e servidos. Mas a realidade é que a esmagadora maioria das tascas, casas de pasto, snacks, cafés, pizzarias, hamburgarias, pastelarias e outros restaurantes que servem refeições servem-nas a clientes remediados que fizeram contas e concluiram que não lhes compensa ir a casa à hora de almoço aquecer uma sopa ou cozer um arroz. Ora os nossos governantes entendem que comer fora de casa é um luxo e que se justifica pôr o fisco ao balcão a cobrar um dos quatro rissóis que o indígena encomende: levasse marmita ou enganasse a fome numa feira erótica (onde o IVA é de 13%).

Dito isto, concluo que o Sr. Pires de Lima integrou-se bem neste governo. Imagino que se sente ao lado do Sr. Machete. Por solidariedade institucional? Não! Por solidariedade de colegas.

 

4 comentários:

  1. A Troika quer o défice nos 4,5% e não lhe interessa muito como se atinge esse valor. Cabe ao governo tomar s que segundo muitos economistas passa primeiro pelo IRC, depois pelo IRS e só depois pelo IVA. Portanto, a ausência de descida do IVA não é responsabilidade da Troika mas sim do Governo mesmo contrariando a vontadedo sr. Ministro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez de 4,5%, leia-se 4,0% previstos (desejados) para 2014.

      Eliminar
  2. Quer isto dizer que o novo ministro da economia já está em funções?
    Devo andar mesmo muito distraído...
    Ab, FRF

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu também não dei conta que o novo ministro tivesse entrado em funções... Mas quem ainda se surpreende que haja um discurso antes e outro depois? Todos, mas mesmo todos e pergunto-me se qualquer um de nós um dia for parar às redes da governação (valham-me todos os santos, não!) não seremos picamos pelo mesmo vírus.
    Agora há uma coisa diferente: quem tem aspirações à governação, como era previsível e mais do que provável o caso do Dr Pires de Lima, tem que ter tento na bola e cuidado com o que diz! Mas como é o próprio “patrão” do partido a não filtrar as gaffes que ele dá, tudo é permitido e tudo é de esperar. Daqui a pouco temos que fazer como Ulisses: amarrem-nos ao mastro do barco, não para resistirmos ao canto das sereias, que essas calaram-se há muito, mas para resistirmos de irmos às fuças de alguns senhores que se julgam acima de tudo e de todos.
    Dixit!

    ResponderEliminar