segunda-feira, junho 20, 2011

Conselho ao novo Ministro da Economia (e do Trabalho)

O maior desafio para este governo vai ser a contestação social. A esquerda tem um bom controlo sobre os sindicatos, e há sectores (como nos transportes) onde esse domínio é quase total.

Eu aproveitaria o Verão para alterar já a legislação laboral. Quando em Setembro ou Outubro chegarem as ameaças de contestação é necessário que estejam em vigor as novas regras (de despedimentos, de cálculos de indemnização, de perda de sibsídio de desemprego...).


É importante também que, rapidamente, se implemente uma das medidas do memorandum da troyka: a abolição do monopólio sindical nas negociações colectivas. Quando os sindicatos perderem peso pode ser que as reformas se implemetem com mais tranquilidade.

4 comentários:

  1. pois eu penso que aquilo que o voto deu nao deve ser contrariado.

    ResponderEliminar
  2. Aproveitaria o Verão? Mas está com medo das Ruas? Está com medo dos sindicatos?

    Tem medo da contrataçao colectiva com sindicatos fortes à semelhança do que sucede em países decentes como a frança e a alemanha?

    É daqueles que fica chocado com a "alteraçao das regras do jogo" quanto ao iva, quanto à tributaçao da mais valias, bla bla, mas se calhar aceita que os contratos de trabalho outorgados ao abrigo da LCT, do CT 2003, ou de 2009 tenham como forma de cessação um regime diferente?

    Fique descansado (ou não): ou a Rua trata disso, o fantástico governo das quintas escolhas e das Assunções Cristas nas lavouras também não irá fazer muito...resta-nos a eleição de Nobre para delgado de turma...pode ser que ganhe!!!!

    ResponderEliminar
  3. Numa coisa o JAC tem razão: o ruído também vai de férias...
    FRF

    ResponderEliminar