segunda-feira, novembro 30, 2009

Sim ou não aos minaretes?


O referendo suíço sobre a construção de 4 minaretes, que culminou num rotundo "não" à construção dos ditos, levanta importantes questões sobre o que entendemos por democracia.

Numa concepção formal e meramente deliberativa do que é a democracia, diríamos que foi seguido um processo e um método legítimos e que uma maioria exprimiu em liberdade uma vontade política que deve, portanto, ser respeitada.

Numa concepção substantiva que realce os valores da democracia entre os quais o respeito pelas liberdades e garantias, nomeadamente das minorias, a proibição da construção de uns poucos minaretes em território suíço parece colidir com os princípios da liberdade religiosa e de associação.
A reflectir.

5 comentários:

  1. Não sou democrata, logo a opinião da maioria não me diz nada. Mas não pode deixar de impressionar o inconcebível disparate que foi o voto ontem dos suiços. O que eles estão a fazer é a dizer aos muçulmanos suiços que, se quiserem praticar livremente a sua fé, vão ter que matar os suiços não muçulmanos. Era difícil conceber forma mais eficaz de regar uma fogueira com gasolina.

    ResponderEliminar
  2. Estes helveticos são loucos...

    abraços

    JAC

    ResponderEliminar
  3. Porto de asas cortadas

    Publicado por PauloMorais em 26 Novembro, 2009

    “É urgente transferir para a esfera regional a propriedade e a gestão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Só independente, o Aeroporto do Porto sobreviverá. Integrado na rede nacional da ANA, será apenas uma filial do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa, um apeadeiro periférico de Alcochete.”
    JN.

    ResponderEliminar
  4. Percebo a tua preocupação com os minetes suiços.
    Mas paciência ...
    Terá de te habituar

    Branca das Neves

    ResponderEliminar
  5. Compreendo por inteiro a preocupação do povo suiço. Também eu não gostaria de ver a minha terra decorada com minaretes. Não é a minha cultura, não são as minhas tradições e compreendo que eles se incomodem. E não me venham com histórias que é preciso ser tolerante.

    carlos

    ResponderEliminar