quarta-feira, outubro 15, 2014

Sebastianismos

Vivo mal com a ideia de Sebastianismo. E Portugal também. Basta olhar para a sua história. Mas vamos aos dias de hoje.

O PS teve o seu D. Sebastião, anunciado e reanunciado até que António Costa conseguiu conquistar o poder. Num processo inicial de claro ataque ao castelo, algo que não sendo muito bonito é infelizmente prática corrente nos partidos políticos, á conseguiu os seus intentos e é ver voltar os socialistas que nos levaram a este belo estado. Mas a sua prova de fogo ainda agora começou, apesar de ir continuar a viver em estado de graça, mais a mais que não estando no parlamento não se vai desgastar nos debates com Passos Coelho. Mas está longe de ser um ser superior pois esses não existem. E mesmo na banda desenhada já ninguém acredita neles.

Vivo portanto mal com todo o frenesim que alguns têm feito em volta de Rui Rio e, pelas declarações de hoje, o próprio também. Rui Rio foi um bom presidente de câmara do Porto. Pode ambicionar a ser líder do PSD e ser Primeiro-Ministro e até Presidente da República. Claro. Conquistou esse direito por mérito próprio e como qualquer ser humano tem direito a ter ambições e sonhar com elas. Mas não façam dele um super-herói, pois se há pessoa que vive mal com tanta euforia é exactamente Rui Rio, discípulo de uma espartana cultura germânica.

E acaba por ser caricato ler declarações de um seu apoiante que "o PSD apresenta um défice democrático em comparação com o PS pois o seu líder não foi eleito em directas". Que pretende o senhor? Eleições na próxima semana? Ou ainda antes da apresentação do orçamento que é já esta quinta feira, só sobrando portanto o dia de hoje? Se entramos por este estado de delírio coletivo ainda acabamos os portugueses, e gatos incluídos, simpatizantes de todos e de cada um dos partidos.

A estratégia de Sebastianismo serviu a Costa na guerra com Seguro e agora são também os"apoiantes" de Rio que pretendem posicionar Costa como um super-sumo e que portanto só Rio estaria a altura de Costa? É isto? Para ver se eu percebo.

Recorrendo a uma frase que ficou célebre no CDS, diria que até o rato mickey ganhará a Costa nas próximas eleições legislativas. Basta recordar o seu passado socrático. E é a essa imagem que os apoiantes de Rio querem colá-lo?

Tenho dúvidas que seja a melhor estratégia. E Rui Rio também e por isso mesmo se desmarcou. Até porque as tempestades que aí vêm ainda são muitas e bravas.



Sem comentários:

Enviar um comentário