quarta-feira, setembro 04, 2013

A espada de Dâmocles


O PSD vai realizar uma dita Convenção autárquica em Gaia.

É compreensível. As sondagens apontam para uma derrota do seu candidato a Gaia. Lisboa também já foi ao ar e resta-lhes o Porto, onde o andar da carruagem é mais periclitante do que o esperado.  

É igualmente uma esperteza. O Tribunal Constitucional deve divulgar ainda esta semana o seu acordão sobre a limitação de mandatos e assim os fregueses do ‘Dr.’ Relvas terão oportunidade de se abraçarem uns aos outros, felicitando-se por uma pré-vitória de Pirro do candidato governamental à Câmara do Porto, ou buscando-se consolo por mais um “desfasamento da realidade concreta” dos juízes do palácio Raton.
(entretanto fiquei a saber que também existem realidades abstractas...)

Mas esta decisão do ex-cônsul da Bielorússia de marcar para ao pé da sua porta a dita Convenção demonstra na verdade duas coisas:

Em primeiro lugar, demonstra que para o PSD a única vitória que neste momento não pode deixar escapar, o último reduto a defender perante o descalabro geral com que se vai confrontar a 29 de Setembro, é a Câmara do Porto. E por isso vai valer tudo.

Em segundo lugar, que todas as medidas são boas para aumentar a pressão sobre o Tribunal Constitucional no preciso momento em que o citado projecto de acordão já circula entre os juízes de turno.

2 comentários:

  1. Não esquecer, caro amigo, que mesmo que o TC aprove a candidatura de LFM, o que me parece provável e desejável, este só ganha se a maioria dos eleitores votarem nele.
    E se a maioria dos eleitores votar LFM este é tão legitimo como RR foi por três vezes...
    Ou não?

    Abraço
    AM

    ResponderEliminar