sexta-feira, maio 11, 2012

'Ninguém pode partir , nós é que podemos expulsar'


E se a Grécia sair do euro e isso se revelar um sucesso para a própria Grécia?
Os políticos alemães que agora admitem abertamente que se a Grécia for embora daí não vem mal ao mundo do euro serão os mesmos que, nessa situação, tudo farão para que os gregos amarguem duramente e longamente e sirvam de exemplo aos que tenham a veleidade de partir.

O maior risco que corre o euro nesta fase não é, a meu ver, que este ou aquele membro se separe. O maior risco é que, em tal acontecendo, essa ida se transforme a curto prazo (3 a 5 anos) numa história de sucesso. Sucesso nesse caso significa não apenas voltar a crescer mas voltar a crescer mais que os países da zona euro. É esse o medo escondido, silencioso e perverso que pesa entre as palavras das falsas alternativas que são afinal falsas distrações.

2 comentários:

  1. Meu caro Douro
    Isso é um desejo (o que eu compreendo e partilho) ou acreditas mesmo que a Grécia saindo se vai tornar num caso de sucesso? Não te iludas, não vai. Ficar é uma desgraça, sair é uma tragédia. Eis onde nos conduziram.
    BLX

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Bernardo
    Eu não tenho bases para acreditar que a Grécia, saindo, será uma história de sucesso. Mas acredito que se ficar será para amargar durante uns 10 ou mais anos, a não ser que mudem os actuais acordos e as actuais políticas. Nesse caso talvez seja melhor para ela que saia. E então, apesar da tragédia, pôr-se-à a hipótese de um cenário, por exemplo comparativamente com Portugal, de num prazo de 3 a 5 anos ela estar melhor que nós. Oulala! não sei se acredite nisso ou deixe de acreditar, mas o que pretendo dizer é que um tal cenário seria insuportável para a zona euro pelo que a esta só lhe restaria 'bombardeá-lo' implacavelmente. Chegámos a este ponto da lógica macaca.

    ResponderEliminar