quarta-feira, outubro 20, 2010

E de que cor é a cueca?


Diz-se que a Comissão Europeia decidiu não prosseguir o processo de infracção contra a França relativo à expulsão de ciganos.
Eu já percebera que depois das palavras duras da Comissária Viviane Reding, a Comissão fizera de conta que abria uma infracção, não contra a prática documentada do Governo Sarkozy de perseguir uma etnia específica, mas contra uma alegada insuficiência da legislação francesa que era suposto assegurar a transposição de uma determinada Directiva da União.

Ontem anunciaram que a Comissão decidiu encerrar a dita infracção porque a França terá prometido corrigir a tal legislação deficiente. Já corrigiu? Não, apenas prometeu que o fará. Ora isto é inédito: uma vez iniciado um procedimento de infracção, este só deve ser arquivado quando a legislação incriminada deixa de estar em vigor ou é convenientemente alterada.
Nunca a “promessa” de pôr termo a uma infracção foi suficiente para a arquivar.

Estas saídas de sendeiro, depois de entradas fingidas de leão, dão a verdadeira imagem do que é hoje a Comissão Europeia: uns moços de recados, de espinha mole, a fazerem vénias aos verdadeiros patrões da dita União.

1 comentário: