quinta-feira, março 26, 2009

Abram as janelas!


A Fundação Eng° António de Almeida tem sede no Porto e passa por ser uma das principais fundações do burgo, senão mesmo do norte do país.

A Fundação tem um site na net. Ao que parece, o site está escrito em 4 idiomas, embora eu tenha dúvidas, ao verificar a qualidade das versões, sobre a que línguas estrangeiras se refere. Adiante.

Vale a pena conhecer o site. É, a meu ver, um óptimo exemplo pela negativa. Porquê? Ora vejamos:

a) Nada sobre os fins da fundação; nada sobre os seus estatutos, objectivos ou preocupações;
b) Nada sobre um eventual plano de actividades a curto, médio ou longo prazo, excepção feita ao calendário de utilização das salas no mês em curso;
c) Nada sobre o seu organigrama, os seus corpos directivos, o seu pessoal, excepção feita à indicação do seu presidente;
d) Nada sobre as suas contas, as suas receitas, as suas despesas, o seu orçamento e eventuais subsídios;
e) Percebe-se que distribui prémios (178?), mas nada sobre quem os recebeu, quando os recebeu, nada sobre o que serão os ditos prémios (bolsas, passes?);
f) A lista de publicações inclui cento e tal obras da mais variada e desencontrada índole, de que se desconhecem as datas e os preços; quanto às 3 revistas que menciona, devem ter-se finado há muitos anos, com o escudo.

Tudo em branco, portanto, ou seja a mais completa opacidade, a não ser talvez a mensagem subliminar e implícita de “circulem que não há nada a ver” ou “não nos chateiem”.

De interesse, fica-se a saber que, entre outros eventos para Março, vai haver uma acção de formação para transformar executivos em lideres, bem como uma outra acção de formação de técnicos de apoio à vítima (“novas oportunidades”?). Se calhar são dirigidas para os da casa. Mais valia darem cursos de pin-pong chinês.

Em resumo, a Fundação Eng° António de Almeida aluga salas.
Está visto. Tanto mais que, como diz na página de entrada, está num local privilegiado, perto das auto-estradas e tem bom parqueamento. Confirme na planta.

O Eng° António de Almeida merecia melhor, muito melhor.

4 comentários:

  1. Douro:
    Não é que lhe sirva de muito, mas passa a ter apenas 177 incógnitas: recebi um prémio da fundação em 1987, na qualidade de melhor aluno do ano na Universidade Portucalense. Foram 20 contos, mas já não consigo lembrar-me em que é que os terei gasto. Ernesto Serna

    ResponderEliminar
  2. Optimo, Ernesto. Mas acho que devia haver ali uma lista com os nomes de todos os laureados, ano a ano. Concorda comigo?

    ResponderEliminar
  3. Mas claro. Aliás, concordo consigo em tudo: a fundação é de uma falta de transparência incrível. Principalmente no que tem a ver com os seus investimentos na banca (BCI, BCP e BPN, só para nomear os que conheço); e com o facto de o presidente o ser de forma vitalícia. E.S.

    ResponderEliminar
  4. a localização é optima, mesmo ao lado do spa do sheraton!

    ResponderEliminar