sexta-feira, janeiro 24, 2014

Verde e madura


O ministro Maduro foi ontem a Montalegre comer uns enchidos onde, entre um chouriço e um salpicão, falou para as Câmaras de televisão afirmando que os autarcas que se inquietam com a distribuição das verbas do novo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 não conhecem a realidade.

Em primeiro lugar, conviria que o ministro mostrasse algum respeito institucional pela Câmara Municipal do Porto, visto que, em vez de “alguns autarcas”, o que já está em cima da mesa é uma resolução aprovada pela vereação da Câmara do Porto, que teve, aliás, o voto favorável de certos eleitos pelo partido do Sr. Maduro. Com aquela sua displicência e desenvoltura, o que o Sr. ministro demonstrou é que politicamente está um pouco verde.

Em segundo lugar, não ouvi o ministro negar que uma versão do Acordo de Parceria teria sido rejeitada por Bruxelas por não acautelar os mecanismos de promoção de coesão territorial e de valorização das regiões de convergência, nomeadamente da Região Norte.

Em terceiro lugar, o ministro Maduro se pensa sinceramente que não há razões para inquietações a Norte deveria imediatamente disponibilizar todos os documentos sobre a matéria e sobre o processo e envolver todos os interessados na preparação da proposta. Ora, como se sabe, tanto o ministro como o seu ajudante Castro Almeida insistem em manter a opacidade das negociações e em se esconderem atrás de subterfúgios formais para cozinharem nos seus gabinetes o que as suas iluminadas inteligências consideram adequado.

Contrariamente ao que afirma o ministro em tirocínio para outros postos internacionais, as gentes do Norte conhecem muito bem a realidade dos centralistas e respectivos sequazes. Fez muito bem a Câmara do Porto em assinalar que não está ali para ser mais um figurante desses figurões. Saiba o Sr. ministro que não apreciamos fruta verde mas que também sabemos que a fruta fica pôdre depois de madura.

Sem comentários:

Enviar um comentário