terça-feira, novembro 12, 2013

A propósito da moral e de Moçambique


Tenho sempre uma espécie de pavor quando me arrastam para assuntos de moral. Prefiro conversar sobre ética, mas às vezes a fronteira esbate-se e ouço afirmações peremptórias e absolutas cuja certeza não sou capaz de partilhar e sobre as quais prefiro assumir uma ignorância prudente ou uma dúvida que até pode parecer cobarde.

Vai um exemplo?

Quando o Mouzinho de Albuquerque aprisionou em Chaimite (1895) o régulo Gungunhana, foi este acompanhado pelas suas 7 mulheres, pelo filho mais velho e por outros dois personagens na viagem que os trouxe em condições abjectas para Lisboa, onde são encarcerados nas casamatas da prisão de Monsanto.

Como à volta daquele Forte se tivesse instalado um arraial de populares que todos os dias ali se deslocavam para vislumbrarem no pátio as “bestas”, e porque começavam a multiplicar-se nessa feira zaragatas e distúrbios, decidiu o governo de então desterrar o grupo para a ilha Terceira. Mas porque o facto da poligamia do prisioneiro incomodasse o moralismo católico da época, resolveram as autoridades separar as mulheres, as quais viriam dias depois a ser deportadas para a ilha de S. Tomé, onde a maioria viria a morrer na mais profunda miséria.

Gungunhana, o filho e os outros foram desterrados para os Açores, mais precisamente para o Castelo de S. João Baptista de Angra do Heroísmo. O Governador local, dando-se conta da tristeza e da saudade profundas de Gungunhana, intercedeu junto do Governo de Lisboa para que ao menos fosse autorizada uma das mulheres a vir viver com ele, mas nada feito. Em vez disso, foram dadas instruções oficiais para que aqueles homens fossem levados todas as semanas a um bordel da cidade onde se poderiam aliviar das suas mágoas e não só. E assim se salvava a moral e os bons costumes.
Como exemplo, dá que pensar. Ou não?

 

 

2 comentários:

  1. Moral da história: a ética evolui com a História...
    FRF

    ResponderEliminar
  2. Onde está a ética e onde está a moral?
    (se eu fosse cristão talvez vislumbrasse alguma...)

    ResponderEliminar