quarta-feira, julho 24, 2013

Novo folgo

Nada melhor do que fazer prognósticos no final do jogo. É o que aqui venho fazer terminada que está a telenovela governativo.

O resultado final é:

- Portas assume o papel que desejava, conquistando finalmente o lugar de vice-primeiro ministro, (que não se percebe não ter acontecido antes), bem como o passar a coordenar as pastas económicas, colocando Pires de Lima como ministro da Economia, o que era de resto uma ambição antiga. De um e de outro. E até alarga a coligação com o PSD para as europeias, dando assim cobertura às várias associações que se verificam nestas autárquicas, de forma mais ou menos formal mas reais.

- Passos Coelho parece ter cedido, que cedeu, mas ao mesmo tempo prende o CDS às medidas do governo, sejam elas populares ou impopulares. E consegue manter-se no poder, numa altura em que tudo indica haverá para breve sinais positivos na economia, apesar de ténues. E desta forma ganha folgo para lá das autárquicas que podem vir a ser penalizadoras para as cores do PSD.

- António José Seguro, é o quase-herói que "morre" nesta telenovela. Viu os habituais velhos do restelo do seu partido a atacarem-no enquanto negociava e viu os habituais velhos do restelo do seu partido festejarem por não ter feito o acordo. O certo é que a sua posição ficou fragilizada. Até pode ser que a sua ideia inicial fosse não fazer acordo. Mas assim fica sempre a ideia de que cedeu aos habituais velhos do restelo do seu partido. Pelo meio andou a reboque da moção de censura do Bloco.

- Cavaco, conseguiu fazer sempre o que ninguém esperava. Não que isso seja necessariamente mau ou bom. Apenas estranho. Primeiro anunciou que havia eleições em 2014 e que desejava um acordo. Ficou claramente no ar que se preparava para um governo de iniciativa presidencial pois até tinha mandado um "polícia" para ver se os meninos se portavam bem. Na segunda aparição, desmarcou as eleições que tinha marcado, e deu gáz ao governo que tinha despedido a prazo.

Agora, que entramos na temporada 2 deste filme, esperamos que esta seja com efeito mais animadora. Já vimos que os protagonistas não são muito diferentes mas pode ser que o guião seja melhorado e com um final feliz.  É que o anterior estava encaminhado para ser repleto de lágrimas. Mas nunca se sabe. Voltamos a falar em 2015.

3 comentários:

  1. Bento Norte10:14 da manhã

    Se temos a liberdade da expressão do pensamento, então ocorre-me um raio de pergunta para sossego dos meus pirolitos. Se um dia nos vier um governo de esquerda, que legitimidade terão para o exercício da governação personagens que desde sempre apoiaram regimes totalitários de partido único? Perante as rejeições sistematicamente reivindicadas para os outros com base em ligações politicas e profissionais alegadamente indecorosas, nem percebem o ridículo em que se atolam ao pretender esconder o bacalhau com o rabo de fora!

    ResponderEliminar
  2. Fôlego e não folgo

    ResponderEliminar
  3. Está certo, pois trata-se sem dúvida de um tempo do verbo "folgar" que é quase só o que esta gente sabe fazer...
    (enfim valem o que valem, que é muito pouco)

    AM

    ResponderEliminar