sexta-feira, abril 12, 2013

Boa Gestão 2 - O Mito

A reabilitação do centro histórico foi uma das principais bandeiras eleitorais de Rui Rio e da coligação que geriu o Municipio do Porto durante 3 mandatos consecutivos.
Prometeram a reabilitação urbana do centro histórico e ao fim de todos estes anos (12 anos), é tempo de fazer balanços.
É tempo de perguntar: então Dr. Rui Rio onde ficou essa importante promessa eleitoral? A resposta é fácil
A reabilitação do centro histórico, não aconteceu!
A maior parte do centro histórico continua degradado e abandonado à sua sorte.
As gentes não voltaram e o processo de "desertificação" populacional da cidade e do centro histórico não se inverteu, nem sequer parou.
Ficou-se por intenções, ideias, projectos, compadrios, conluios, amizades e acima de tudo poleiro para gente muito incompetente.
À boa maneira portuguesa criou-se rapidamente uma empresa, que dá sempre jeito para aumentar a despesa, dar trabalho a amigos e com salários que não receberiam se fossem vereadores ou funcionários públicos.
Depois de se constituir uma empresa, para dar trabalho e colocar alguns amigalhaços, passa a existir o veículo para outros voos.
Dirão, logo, afoitamente, alguns: mas e então a reabilitação do quarteirão das Cardosas?
Num recente relatório enviado à UNESCO, a conclusão é a de que a intervenção da SRU no centro histórico consubstancia uma destruição do patrimónia classificado como património mundial, desrespeita esse património. Segundo esses entendidos, no quarteirão das Cardosas não houve reabilitação urbana, houve demolição e construção em desrespeito do património. http://www.publico.pt/local/noticia/relatorio-do-icomosportugal-arrasa-intervencao-nas-cardosas-do-porto-1589749
Dirão ainda outros: isso é um processo que demora muitos anos. É verdade, mas 12 anos passaram e eu pergunto, o que é que foi feito para além de uma intervenção desastrosa no quarteirão das cardosas e que ainda nem sequer está concluido.
É certamente mais um excelente bom exemplo da boa gestão...

a bem da Nação!!!

P.S: pensando no meu amigo Douro sugiro sobre esta temática a leitura do blogue SSRU http://ssru.wordpress.com/. é bastante instrutiva

3 comentários:

  1. Este post é de uma desonestidade intelectual sem paralelo.

    ResponderEliminar
  2. Reduzir a reabilitação do centro histórico às Cardosos é absurdo. Tão absurdo que nem vale a pena rebater. E em relação às Cardosas é ver o que foi demolido (dois barracões nas traseiras). É preciso dar o devido desconto a certo tipo de arquitectos com tendências esquerdistas que usam a sua profissão para fazer política. O fvferreira sabe muito bem o porquê de não se ter feito mais obra (quebra de compromisso do governo central) mas está a fazer-se de desentendido por agenda política.

    Alberto Santos Cunha

    ResponderEliminar
  3. Concordo com os comentadores. É um post redutor e desonesto. A requalificação urbana do centro histórico é uma tarefa colossal e não seria Rio (muito menos o profeta pediatra) a consumá-la. Além das Cardosas, Rio teve o mérito de devolver várias outras zonas à fruição pública e, acima de tudo, criou condições para investimento privado e para o crescimento de uma nova movida no centro da cidade. Chavões como "repovoar" o centro, sem qualquer exequibilidade, não encerram nada de ambicioso. É demagogia pura para os papalvos. Já agora, quanto a compadrios, só alguém que não conhece Menezes pode pensar que britas e lares não têm nada a ver com ele.

    ResponderEliminar