quarta-feira, março 06, 2013

Ponham-se a pau


1. A ponte que populares construiram sobre um riacho em Forjães, Esposende, perante a inércia da autarquia e das outras entidades responsáveis, é bem o sinal dos tempos que vivemos neste país de farrapos institucionais. Apesar dos impostos que pagam e da obra que não é feita por quem deve, os cidadãos meteram do seu e ergueram uma alternativa provisória. A Câmara já deve ter mandado os fiscais e a GNR já deve ter feito o relatório a dizer que faltam as autorizações e que é preciso multar A, B e/ou C por tamanho despautério, pois nessas coisas são muito eficazes e tiram logo o rabo da cadeira, mas, claro, nenhum deles fala em encontrar uma solução que sirva as populações.

2. Todos os partidos da Assembleia da República concordaram que é melhor deixar a lei da limitação dos mandatos tal como está, ou seja, a permitir duas leituras. O curioso é que uns entendem que a lei é clara a autorizar os ‘menezes’ (PSD, CDS, PS) enquanto outros dizem o contrário (PC e BE) mas todos os 5 decidiram que é melhor deixar estar a confusão tal como está.

3. Tudo indica que esses mesmos 5 partidos vão rejeitar a petição de milhares de cidadãos para que sejam autorizadas candidaturas à Assembleia da República que não provenham dos próprios partidos. Vai ser curioso ouvi-los brevemente defender no parlamento o monopólio da representação e perceber até que ponto vão imaginar argumentos para nos proteger de nós próprios e velar pela democracia deles. Consta que o deputado Ribeiro e Castro vai desalinhar-se dessa manada e pugnar pela possibilidade de candidaturas extra-partidárias às legislativas. Felizmente ainda aparece de vez em quando um justo em nome do qual se pode pedir que Sodoma não seja destruida.  Mas começo a recear que já não escapem ao destino final de Nínive.

1 comentário:

  1. Ajom Moguro9:14 da manhã

    TOPAM?
    Nada contra manifestações que demonstrem legítimo desagrado pela governação. Mas é bom lembrar os resultados de tais iniciativas que se sucedem sucessivamente sem cessar contra a constante pinta de governos de ocasião, sempre com selo PS ou PSD, com o trapezista CDS pendurado em qualquer deles conforme o número que lhe convém. É visível e inequívoco que a raiz do problema reside no sistema político e eleitoral, que de democrático só tem a fachada, com as elites partidárias fechadas num casulo exclusivo de participação e representação política. O comum cidadão votante é limitado á condição de mero peão sempre manipulado e vergado aos interesses e negociatas da doutorada manajeira . Se queremos mesmo resolver o problema de base sem ficarmos pelo faz de conta, existe uma solução infalível. Se não parirem uma lei eleitoral que abra as portas á sociedade civil temos força e capacidade para os obrigar a tal cambalhota. BOICOTE GERAL A ELEIÇÕES COM AUSÊNCIA TOTAL DAS URNAS. Vai uma aposta que não conseguiam descalçar a bota sem usar a nossa calçadeira, e seria remédio santo para alterar uma pantomina que imortaliza os mamões de sempre na gamela do orçamento?

    ResponderEliminar