quinta-feira, março 21, 2013

A propósito das autárquicas no Porto

1.A assunção publica da candidatura de Rui Moreira tem para já a virtude de não ter desiludido os seus devotos seguidores e de acrescentar interesse à discussão politica nos meses que se seguem.

O Rui Moreira fez um bom trabalho enquanto Presidente da Associação Comercial, gostei de algumas posições públicas que tomou enquanto tal e da sua posição critica em relação a Rui Rio.

Com a sua candidatura a Presidente da Câmara, a cidade do Porto perde uma voz importante enquanto Presidente da Associação Comercial e, poderá ou não vir a tê-lo como Presidente de Câmara.

A inexistência de uma candidatura do CDS/PP, beneficia Rui Moreira pois, como se tem visto, a maior parte dos seus eleitores naturais, são uma parte dos eleitores do CDS/PP.

Mas Rui Moreira sabe que não tem qualquer hipótese de vencer se a sua candidatura ficar conotada com o  CDS ou com o nicho de gente bem/rica à qual pertence.

2. Para os que iam ficar órfãos com a saída de Rui Rio e a mais que provável chegada de LFM, a decisão de Rui Moreira avançar conjugada com possibilidade de uma decisão judicial no mesmo sentido da de Lisboa, permite-lhes, dormir melhor à noite e, para já, respirar de alívio e sonhar.

3. Tal como Rui Moreira, fui e sou um critico de muitos aspectos da governação autárquica de  Rui Rio.
É com agrado que vejo a saída de Rui Rio e, ganhe LFMenezes, Pizarro ou Rui Moreira, a cidade do Porto vai sempre ficar melhor do que estava com Rui Rio e só isso já é motivo de regozijo.

4. O CDS/PP depois de 3 mandatos na governação autárquica no Porto, não foi capaz de apresentar um único candidato.
Considero que, as eleições são o momento em que quem esteve na governação se deve sujeitar ao crivo do eleitorado.
O CDS/PP depois de 3 anos na CMP tinha a obrigação de apresentar um candidato, um programa.
Pelos vistos, até à data, não foi capaz de apresentar ninguém, limitou-se a tentar colar-se a Rui Moreira e tem-se sujeitado ao desdinhar desse candidato.
Uma vez mais o CDS/PP Porto preferiu acautelar os interesses individuais em deterimento do interesse do partido.

5. A candidatura de LFMenezes é a que já está mais no terreno e já se vão conhecendo algumas das suas ideias. Do que ouvi até agora, acho que tem boas ideias e o facto de ter experiência, peso e influência politica ajudam-no.
LFMenezes fez um excelente trabalho no desenvolvimento de Gaia, e, tem capacidade e dinâmica para fazer um bom trabalho no Porto.
Mas tem o problema de explicar o endividamento de Gaia e tem sempre que ultrapassar a questão juridica da limitação de mandatos.

Mesmo com a candidatura de Rui Moreira a tirar alguns votos, parece-me que LFMenezes continua a ser o candidato com maior possibilidade de vencer as eleições. Se LFMenezes for impedido de ir a votos, a disputa entre Pizarro e Rui Moreira pode pender para Rui Moreira, mas, não será um combate fácil e ainda assim Pizarro pode sair vencedor.


1 comentário:

  1. Aprecio a ironia do nosso FVFerreira, mas vê-se que hà ali uma embirração antiga contra o Rio, que transborda para o Rui Moreira. O Francisco vê claques e cliques que ou adormecem bem ou dormem mal. Não sou capaz de perceber a coisa e preferia contrapor opiniões às tais ideias que o Francisco acha boas vindas do lado de Gaia; para jà não sei a que ideias se refere. Para mim hà para jà uma ideia do Rui Moreira que, sendo sobretudo um critério, muito me agrada: a de que a gestão camarària tem de se pautar por um rigor financeiro sob pena de se comprometer o futuro e a credibilidade que chama o investimento.

    Mas vou esperar pelo lombo que o FranciscoVF não deixarà seguramente de juntar ao osso que jà nos deu. Abraço (forte? fraco? fino? rijo? ainda não percebi se jà està alinhado)

    ResponderEliminar