terça-feira, julho 17, 2012

Voando sobre um ninho de cucos


Um cortejo de quatro limousinas BMW levou hoje o Sr. Kofi Annan a uma reunião com o Sr. Putin para conversarem sobre a situação na Síria.

Há meses que o Sr. Annan se desloca de hotel de 5 estrelas para hotel de 5 estrelas, a passear um dito “plano de paz” que já deve ir na terceira versão de uma imaginada “transição” em que ninguém acredita. Nunca o Sr. Annan pôs um pé numa aldeia destruída ou numa cidade sitiada ou num bairro bombardeado.

O comunicado do Sr. Annan, a seguir à reunião desta tarde com o Sr. Putin, é mais um daqueles textos vazios em que não se diz absolutamente nada. Entretanto, os massacres sucedem-se uns aos outros e de cada vez o Sr. Annan ajeita os punhos da camisa e verte duas linhas de pomposas lágrimas, enquanto aguarda luz verde para um enésimo chá no palácio presidencial de Damasco. Ainda o havemos de ver, qual Chamberlain revisitado, a acenar um papel ao vento como se o mesmo fosse uma garantia real. 

Este baile indecoroso começa a ser indecente.


3 comentários:

  1. Sim, estamos a precisar de um Kofi break
    Um abraço
    JAC

    ResponderEliminar
  2. É, de facto, uma palhaçada. Uma vergonha universal e mais uma demonstração que esta "coisa" do direito internacional não é mais do que realpolitik. E o mexilhão que se lixe. À grande!

    ResponderEliminar