quarta-feira, junho 13, 2012

Dâmasos e Gouvarinhos

O Sr. Gaspar diz que não conhece as condições do resgate espanhol. Aliás, ao que parece, ninguém conhece ao certo as condições e juros desse pacote de 100 mil milhões. Mas o ministro alemão diz que há condições, embora o Sr. Rajoy queira fazer crer o contrário.

Tudo isto já diz em si  alguma coisa sobre como se decidem os dossiers na União Europeia. Se as pessoas soubessem metade de como tudo se passa, deitavam as mãos à cabeça e agarravam estes políticos pelos colarinhos. Mas há sempre uma imprensa benévola e uns correspondentes simpáticos que por ingenuidade, preguiça, conivência ou mera incompetência vendem uma imagem profissionalizada do que não passa de uma feira de garnisés.

A ideia “mágica” do momento é a de uma “união bancária”. O que é isso e quem e como tal se organiza e se dirige ninguém explica porque no fundo ou não sabem ou sabem bem demais.  Mas que importa? Fala-se nisso como se falava em “mais europa”, ou em “união fiscal”, ou outras boutades do género. E há os que fingem que percebem para não parecerem parvos, há os que julgam que percebem por serem ingénuos e os que percebem mas calam por serem uns rematados sabujos.


Sem comentários:

Enviar um comentário