segunda-feira, novembro 21, 2011

Telenovela

Os ultimos tempos não foram muito dignificantes para a grande maioria dos envolvidos no processo RTP. Salvaram-se os demissionários que ao verem o caminho que a coisa seguia não quiseram participar. Se não vejamos: uma comissão nomeada, um ministro que na mesma altura pedia à rtp um plano de reestruturação, uma comissão que apresenta um relatório fraco e um ministro que desde logo diz que não se revê no relatório.

Sinceramente esperava mais da comissão mas o que eu definitivamente não esperava eram as afirmações feitas por João Duque no que toca a quem controla o quê.

A grande questão que fica por resolver é qual a definição de serviço público, apesar de serem muitas as teorias e de já existir alguma experiência e alguns estudos bem sustentados. Mas quando toca a ser "educador" a coisa pia fino.

No entanto tenho algumas certezas quanto a este assunto. Certezas minhas claro está.

- a RTP que sobrar após a privatização não deve ter publicidade comercial.
- faz sentido a RTP Informação continuar
- faz sentido a existência de uma RTP Internacional, deixando cair a RTP África
- não faz sentido a RTP Madeira e Açores enquanto canais regionais.
- a RTP Memória deveria continuar

quanto ao mais, diga-se funcionamento, pouco poderei dizer. Custa-me sempre acreditar que o poder politico pressiona, ou melhor, condiciona a informação da RTP. Retirei o pressiona pois com a dita pressão estão os jornalistas habituados. Desde as empresas de comunicação, clubes de futebol, associações, oposição ou governo todos são fontes de pressão. E não só com a televisão do estado, mas com todos os meios de comunicação social.

Haverá gorduras a cortar. Há com toda a certeza. Espero que o façam com racionalidade operacional, pensando no bem da empresa e do equilibrio nacional. Ou seja, que uma vez mais o peso de Lisboa e do seu centralismo não se faça sentir. A tentação é grande e já se sentiu nestes meses últimos. Mas pode ser que não avance mais.

Aguardemos pelo modelo que o ministro já tinha pensado. Nessa altura perceberemos o papel que cada um desempenhou.

3 comentários:

  1. Estas comissões fazem-me cá umas comixões!
    Entretanto, para simplificar a estrutura da rtp, já está ligado o complicador...
    FRF

    ResponderEliminar
  2. Também tinha graça ir agora ver o que foi dito do LFMenezes quando defendeu que a RTP não devia ter publicidade.
    Quanto ao resto, já todos sabemos que o Relvas já prometeu a RTP ao Vasconcelos. Agora falta parecer que o concurso é justo e transparente e que o vencedor mereceu.
    JAC

    ResponderEliminar
  3. Acho que estou como o Pulido Valente: fechem a RTP toda, mandem todos para casa, vendam os carros, os equipamentos e os edifícios, e vendam a RDP.

    ResponderEliminar