sexta-feira, outubro 28, 2011

Subsídios...uma ova!

Quando o ministro Relvas diz que há muitos países que só têm 12 vencimentos provavelmente erra por defeito pois estou convencido, embora não tenha a certeza, de que a esmagadora maioria só tem 12 vencimentos (nalguns deles haverá um 13° envelope, seja a título de participação em lucros ou de prémio por isto ou por aquilo; nalguns sectores, nomeadamente o financeiro, esse envelope pode atingir valores consideráveis e conhecem-se os exageros de certos bónus e/ou comissões que apesar de tudo o que se disse em 2008 continuam a ser distribuídos) .

Ora importa esclarecer que os chamados subsídios de férias e de Natal fazem parte do vencimento, são uma componente do salário ou da remuneração. Em boa verdade, é por razões de um certo paternalismo patronal que em Portugal se consolidou a prática do empregador reter mensalmente dois quatorze avos do vencimento para apenas os entregar ao trabalhador nas férias e no Natal, de molde a assegurar que este, considerado mediocremente capaz de gerir a sua poupança, pudesse contudo auferir de um peculio nos períodos de maior despesa.

Por outras palavras, os subsídios de férias e de Natal reflectem uma infantilização do assalariado, de par com o entesouramento temporário mas abusivo de dois quatorze avos do vencimento mensal devido. É por isso que considero muito mais saudável e transparente acabar com esses erradamente denominados subsídios e repartir o seu montante pelos 12 meses do ano. Essa deveria ser a reivindicação de um sindicalismo esclarecido.

Que o ministro Relvas e o seu governo entendam que é necessário reduzir salários é assunto que merece discussão, desde que claramente assumido como medida de política económica, mas usar, sem mais, o argumento de que há muitos países onde só há 12 vencimentos para assim justificar a proposta é um truque cobarde e demagógico.



3 comentários:

  1. Na Holanda não há 13º mes e o subsidio de ferias pago em Julho é o resultado do desconto duma importancia do ordenado mensal que é entreque em Julho. Por isso nao há 13º mes nem subsidio de ferias.

    ResponderEliminar
  2. Isso depende das empresas. Na minha antiga empresa tinha dois bónus anuais, um em Maio e outro em Novembro, que no fundo acabavam por dar um salário anual de 13,6 meses.

    Onde estou agora já só há esse de Maio/Junho. Também estou na Holanda.

    ResponderEliminar
  3. Como é óbvio só faz sentido falar em retribuição anual.
    Se esta é paga em 12 ou em 87 prestações, é um assunto a resolver (de preferência entre patrões e empregados).
    Outro assunto é o roubo de uma parcela dessa retribuição anual (2/14 do total) e isso é mesmo do que se trata ROUBO!
    Subsídios uma ova.

    Abraço
    AM

    ResponderEliminar