sexta-feira, outubro 21, 2011

Pecados originais da liberdade

É verdade que a experiência do julgamento de Saddam, bem como a delicada prespectiva do julgamento do Mubarak, criaram um terreno fértil para que vingue a ideia de que é melhor eliminar de imediato certas pessoas, encerrar definitivamente capítulos e partir de vez para o futuro.
A Administração americana aderiu entretanto às práticas israelitas do puro assassinato de Estado, seja enviando uns robots aéreos (drones) ou uns helicópteros cuja missão não é sequer a de capturar, mas a de eliminar, estejam os alvos a dormir na cama ou a tomar uma bica.

A captura e a imediata execução do Kadhafi e de pelo menos um dos seus filhos não é um mero incidente de uma qualquer turba excitada. Ao ouvir ontem na CNN um ex-responsável do Departamento de Estado americano afirmar que foi muito melhor que o ditador já tenha sido abatido, percebo que os militares líbios rebeldes tinham luz verde superior para fazer o que fizeram.

E assim se esboroam e se minam os valores civilizacionais que dizemos serem os nossos.

1 comentário:

  1. Comentário bem oportuno.Infelizmente isolado. E acrescento o facto de mais ou menos dois dias antes a Senhora Clinton ter dado a luz verde afirmando ter chegado a altura de se capturar Khadafi :"Dead or alive"!

    ResponderEliminar