quarta-feira, outubro 20, 2010

A andar por aí...

Um senhor juiz, agora reformado do Tribunal de Contas, anda por aí a denunciar os malefícios das parcerias público-privadas que antes, enquanto juiz no activo, aprovara.

Os senhores ex-ministros das finanças andam por aí a dizer que deveria ser feito o que antes, enquanto tiveram essa responsabilidade, não fizeram.

O povo, pelo menos a norte, anda por aí a tentar comprar aparelhinhos para as Ccut's, onde até para pagar é preciso pagar.

Consta que Santana Lopes também continua a andar por aí. Provavelmente à espera que Sampaio lhe peça desculpas por o ter demitido por umas trapalhadas que, comparadas com as deste governo, mais não eram que umas trapalhadinhas.

2 comentários:

  1. Um pequeno "pormaior"
    O Juiz enquanto no activo nunca aprovou ou deixou de aprovar as PPP's.
    Os Juizes limitam-se a cumprir a lei (concordem ou não com elas) e no caso das PPP's o poder legislativo nunca deu competência ao Tribunal de Contas para as impedir.

    ResponderEliminar
  2. Não é a legalidade, ou sequer o conceito, das PPP's que está a ser posto em causa pelo tal ex-juiz, mas tão só a má gestão de dinheiros públicos em algumas delas.

    Ora, o Tribunal de Contas "é a entidade máxima responsável pela fiscalização externa e auditoria da utilização e gestão de dinheiros e valores públicos, independentemente de quem os utiliza ou deles beneficia.
    É esta configuração institucional que permite ao Tribunal pronunciar-se sobre a legalidade, a economicidade, a eficiência e a eficácia da gestão, bem como sobre a fiabilidade dos sistemas de controlo interno. Não se trata, assim, de fazer apreciações de índole política sobre as opções tomadas pelos Governos, mas sim de proceder à avaliação técnica e económica sobre o modo como os dinheiros públicos, provenientes das receitas cobradas aos contribuintes, é utilizado e aplicado."
    in http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunal_de_Contas_de_Portugal#O_Tribunal_de_Contas_actual


    FRF

    ResponderEliminar