segunda-feira, julho 05, 2010

Os culpados do costume

No regresso a casa os nossos navegadores lá viraram aviadores, posto que sem grande comitiva de recepção no aeroporto. Num ápice tinham passado de bestiais a bestas.

Tudo isto me parece fruto do actual fenómeno televisivo. Na verdade, após um benfica campeão e terminada que ficou a visita de “sua eminência”, logo as tv’s nacionais passaram a animar a malta com a ida dos nossos navegadores ao mundial, colocando as expectativas do pessoal numa presença na final. Tudo o que fosse menos que isto não seria nada.

Os rapazes até chegaram aos oitavos de final, ou seja, conseguiram colocar a nossa selecção no grupo das 16 melhores de todo o mundo, resultado que, para um pequeno e pobre país como o nosso, até considero muito bom. Tiveram mesmo melhor desempenho que a Itália, a actual detentora do título, ou a França, também ela já antes guardiã do trofeu.

Mas como este resultado é inferior à expectativa vendida pelas tv’s, cumpria agora também a estas encontrar os culpados do costume.

Num destes programas, na tvi, o locutor/moderador contava com alguns dos habituais professores televisivos na sua mesa, sendo um destes o senhor deputado Pedro Duarte, político que tem feito uma fulgurante carreira no psd, por mérito que ainda ninguém conseguiu entender, mas que por certo não será o da inteligência. Pretendia-se apurar se o senhor Carlos Queirós se deveria manter ao leme ou abrir mão deste. Após terem sido passadas umas declarações do senhor Marques Mendes que, categoricamente, opinava pela saída voluntária do seleccionador, foi a vez de Pedro Duarte afirmar que ele devia pôr de imediato o seu lugar à disposição da federação de futebol, mas no sentido financeiro do termo, como dizia, ou seja, sem quaisquer contrapartidas pelos dois anos de contrato que ainda resta cumprir.

Depois das muitas palavras que usou para justificar a tal demissão do homem, que aliás nem consegui entender, o locutor/moderador fez ainda uma segunda pergunta ao senhor Pedro Duarte:
Não acha que os políticos também deveriam pôr o lugar à disposição quando têm insucessos?

1 comentário: