quinta-feira, junho 10, 2010

Dia de Portugal


No 10 de Junho, dia de Portugal, distribuem-se medalhas e comendas.
Acho bem.

Hoje fiquei a conhecer alguns dos agraciados, cujo mérito e obra merecem seguramente ser conhecidos e emulados. A minha ignorância faz-me por vezes partidas marotas e há casos em que me pergunto se o principal mérito não terá sido apenas o de durar.

Noutros casos confesso a minha perplexidade: o Sr. Sala é com certeza uma pessoa estimável, tem excelente voz radiofónica e um bigode de truz, mas duvido que Camões aceitasse ser seu parceiro de bisca. A medalha com que a D. Isabel Pires de Lima vai passar a decorar os seus vestidos de gala há-de lhe realçar a cor dos olhos, mas custa-me a perceber que obra a justifica.

Felizardo foi o Sr. Nunes Correia, ex-ministro do ambiente do "engenheiro". Hoje foi condecorado duas vezes: uma em Faro e outra no Luxemburgo. Com efeito, o Tribunal de Justiça condenou (Processo C-37/09) hoje a República Portuguesa pelo excelente trabalho de ocultação e de contaminação das pedreiras dos Limas e dos Linos na freguesia de Lourosa, durante o seu mandato ministerial invisível. Uma coisa deve justificar a outra, só não sei qual a qual.

3 comentários:

  1. Há também um aspecto, nesta cerimónia, que me deixou intrigado e que é, digamos assim, cultural. Ir receber, no 10 de Junho e das mãos de SEXA o PR uma condecoração requer uma percepção da solenidade própria e do ritual do momento. Parece-me por isso que tem relevância a adequação do traje ao momento (independentemente do gosto "estético" de cada um).
    A forma como a ex-ministra da Cultura se apresentou (apesar de ser no Algarve e de estarmos a caminho do Verão...) pareceu-me a mim pouco condizente com o momento.
    Estavam lá pessoas que à partida diríamos menos cultas, mas com muito melhor e maior capacidade de percepção cultural da importância daquele instante.
    JAC

    ResponderEliminar
  2. Afirmou António Sérgio que os nossos melhores morreram nos Descobrimentos e o que cá ficou foi apenas refugo. Assim, atenta a demais "concorrência" que se apresentou a ser medalhada no corso carnavalesco do 10 de Junho, não me parece mal que tenham condecorado o António Sala. Afinal de contas, um bigode daqueles, não é para qualquer um

    ResponderEliminar
  3. A medalinha será pois para o traje, mas não pelo traje. Uf,uf!...
    FRF

    ResponderEliminar