segunda-feira, março 01, 2010

Faltam três dias....



Alguém disse a propósito desta estreia que não se trata de uma "Alice in Wonderland", mas de uma "Alice in Underland", de tal forma o filme é escuro e pouco adaptado ao gosto infantil. Como sempre adorei Lewis Carroll e os seus contos estou morta por ir ver. E acerca de gosto infantil, temos conversado...pois qual é o conto de Grimm e de H.C Andersen que é mesmo para crianças? Estou a lembrar-me da menina dos fósforos e do patinho feio e da violência das histórias....venha a Alice, pois! :-)))))

4 comentários:

  1. Paula
    Será a Alice para crianças?

    Por exemplo:
    "- E que caminho devo seguir?
    - Ah, isso depende de onde você quer chegar, respondeu o Gato..."

    bjs
    JAC

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei muito dessa frase :-))) e não acho que a Alice seja para crianças, mas como a história foi escrita para uma criança, e conta o sonho de uma criança que adormece debaixo de uma árvore, toda a gente acha que devia dizer alguma coisa às crianças, que não diz. Mas, se calhar, a maioria dos contos "ditos" infantis, também não diz...
    bjs
    paula

    ResponderEliminar
  3. - Disseste porco ou torto? - perguntou o Gato.
    - Eu disse porco - respondeu a Alice - e gostava bem que não estivesses sempre a desaparecer assim de repente...
    - Está bem - disse o Gato; e desta vez desapareceu muito devagarinho, começando primeiro pela cauda e acabando com o sorriso, que ainda ficou a ver-se durante algum tempo, já o resto tinha desaparecido.
    "Vejam lá, já vi muitas vezes um gato sem sorriso", pensou a Alice, "mas um sorriso sem gato é a coisa mais esquisita que já vi em toda a minha vida!"

    A dimensão infantil do conto de Charles Lutwidge Dogson é uma das dimensões possíveis do texto. Não é a mais rica. Como a mais rica não é também, seguramente, a dimensão moralista referida nos dois comentários anteriores.
    Alice no País das Maravilhas é, antes de mais nada um dos mais bem conseguidos tratados sobre a linguagem e o significado das palavras. Ou não fosse o seu autor um dos maiores lógicos de todos os tempos. Que fosse também pedófilo é um acaso que não afecta a grandeza da sua obra.

    ResponderEliminar
  4. Vale a pena...Tim Burton mesmo quando é morno é bom!

    ResponderEliminar