quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Rendimentos brutos

Ouvi na rádio e confirmei pela Internet. O PS quer publicar lista dos rendimentos brutos de todos os cidadãos. Se a ideia for para a frente, teremos uma ficha dos rendimentos de cada um disponível na net de forma a alimentar a cusquice, a inveja e a maledicência alheia, comparações, comiserações indevidas, e sabe-se lá mais o quê. Devo dizer que considero a solução fortemente ameaçadora da intimidade privada e da dignidade dos cidadãos. A transparência fiscal deve existir, mas deve referir-se às próprias Finanças e ao Estado, não ao vizinho do lado, aos noivos dos filhos, ou a quem trabalha connosco. As finalidades que o Estado pretende atingir bastam-se com o conhecimento pelos serviços dos movimentos e rendimentos de cada um, sendo desnecessária, excessiva e desproporcionada (diria mesmo, fora do fim) a restrição dos direitos individuais que representa uma publicidade nestes moldes. E não desconfiem que fujo ao fisco ou que tenho rendimentos não declarados. Não gosto pura e simplesmente da solução em termos gerais e do que ela significa, a não ser que a ideia seja colocar o meu vizinho da frente como fiscal da minha obediência à lei...

5 comentários:

  1. Há quem defenda que a divulgação deve ser restringida a quem tem brutos rendimentos...

    beijos

    JAC

    ResponderEliminar
  2. Tomás Forte9:10 da tarde

    Cara Drºa Paula Faria...como distinta jurista saberá melhor do que ninguem que essa pretensão de alguns tontos socialistas é profundamente inconstitucional...não passa de mais uma tontice na Venezuela da Europa.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo elogio :-)) Era o que queria dizer com restrição excessiva e desproporcionada. À realização da finalidade do serviço público basta o conhecimento pelo Estado e pelas Finanças dos rendimentos de cada um, a partir daí a restrição dos direitos deixa de fazer sentido e passa a ser gratuita. Um disparate, mas parece que não vai para a frente!

    ResponderEliminar
  4. Tomás Forte12:46 da manhã

    Graças a Deus...é que ia ser muito duro para mim as pessoas terem acesso aos meus parcos rendimentos na internet...qualquer dia ponho-os no facebook!:).
    Ps: Fui seu aluno, daí o elogio...mas na altura não usava este nome:)tenho que ter um pseudónimo para escrever à vontade, sob pena da esquerda berloquiana no poder me censurar em todos os blogs. continue a privilegiar-nos com os seus posts neste blog

    ResponderEliminar