quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Puro spin

Ontem o país andou chocado com a notícia Mário Crespo. Twitter, blogs, facebook ou face to face, da realidade virtual à concreta o tema fervilhava e era incontornável... o regresso da rolha!
Providencialmente, hoje, os compatriotas acordaram com algo que lhes mexe no íntimo, digo, no bolso: o Governo quer publicar os rendimentos dos contribuintes. Eis a bondade da proposta: luta contra a corrupção. Traduzindo: se tens um Mercedes S e só declaras 20.000,00 € anuais, tás feito...és corrupto... por isso denuncio-te. De facto, a marca de água (in)visível deste Governo e deste Primeiro Ministro é - e já fez Doutrina... - a delação e o ataque (aos professores, aos juízes etc.)
Mas se o princípio se aplica aos cidadãos a inversa não é verdade. O Governo devolve o epíteto com outra mão. Se ontem todos nós eramos Crespo com o dedo apontado a São Bento... hoje somos todos, de volta, o Manuel, o Joaquim, o José ou o António...! Brilhante... de uma assentada só o ímpeto subversivo do Governo é lançado a cada cidadão, cada contribuinte. E do que se passou ontem... guardaremos uma pálida lembrança!!! Para, no final desta estória, o Exeutivo recuar, em nome dos bons princípios, e concluir que, afinal, não somos os contribuintes da Finlândia nem da Noruega.
Melhor é difícil...!
Já alguém um dia disse: "Querem pão?... dêm-lhes brioches!!!". Parece que terá ficado sem cabeça.
A nós ... dão-nos circo...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário