segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Golden Shares


A propósito da golden share do Estado na PT, diz um articulista do Expresso que seria um desastre para Portugal se a PT caísse nas mãos da Telefónica ou doutra multinacional, e acrescenta: "…é para evitar isso que existe a golden share e é por isso que ela deve continuar a existir".

Convinha talvez explicar ao Sr. Nicolau Santos, caso tal lhe interesse, três coisinhas de somenos:

a) O condicionamento industrial foi tique do Estado Novo e vai sendo tempo de mudar de mentalidade;

b) A golden share do Estado na PT (assim como outras, Galp e EDP) está condenada a desaparecer pois o Tribunal de Justiça da União Europeia já prepara uma sentença a condenar Portugal, como o indicam as Conclusões de 2 de Dezembro de 2009 do Advogado-Geral no processo C-171/08 (aqui). É, aliás, por isso, que, à semelhança das nomeações apressadas dos Vales, o Governo acelera estas manobras a cavalo de golden shares que ele sabe destinadas a desaparecerem;

c) A única forma eficaz de a PT ou outra empresa qualquer resistir às eventuais OPAs, declaradas ou sorrateiras, é velar pela sua própria eficácia produtiva, solidez financeira e transparência nas decisões estratégicas. Negócios e truques de saguão, como os que vão afundar a Cimpor, é o caminho mais curto para o desastre.

Os que pensam que as golden shares são uma apólice de seguro contra a incompetência são os principais coveiros do nosso desenvolvimento.

1 comentário:

  1. A golden share parece uma galinha de ovos de ouro para alguns...

    Contudo, vão caindo como tordos, sempre invocando honorabilidades imaculadas, quais vestais do templo romano.

    Então por que saem?!

    Será que que lá do alto do seu trono «satã» já cortou com eles?! Não quer conexões leves que sejam com tais vestais que mais não foram que testas de ferro descartáveis?!

    ResponderEliminar