quinta-feira, novembro 26, 2009

Eleiçoes no CDS/PP Porto - um sinal dos tempos

Hoje é dia de eleiçoes no CDS Porto.

Nao podendo eu votar fica aqui publicamente assumida a minha preferencia pela lista B.

Mas se me perguntarem se na pratica tudo isto tem grande utilidade. Entao ai a minha resposta é nao!!!

Na verdade e em teoria as concelhias podiam desempenhar um papel interessante e muito importante.

Mas na verdade nao o tem feito. E sinceramente nao me acredito que va mudar seja qual for a lista vitorioso.

Fui membro de uma comissao politica e ja na altura o Afonso Rangel (actualmente um dos elementos da lista B) tambem fazia parte. E, bem sabemos que na realidade nada foi feito e cada proposta por mais valida que fosse ficava no limbo dos Deuses.
E, no mandato anterior pouco ou nada mudou.

A lista B é composta por algumas pessoas que ja estiveram no mandato anterior incluindo o Miguel Barbosa e por outras pessoas com qualidade e isso deixa-me uma restia de esperança de que algo possa mudar (caso vençam).

Mas este acreditar é desde ja e tambem um desacreditar. Pois na verdade bem sei que a vontade autentica que possa existir em alguns nao vai passar de isso mesmo.

Na realidade todos sabemos que estas pequenas eleiçoes acabam apenas por ser patamares que é necessario percorrer para quem deseja percorrer a escada do "carreirismo" politico.

é certo que nem todos os membros das listas terao essa intençao e muitos deles ate estarao pelos bons motivos

mas rapidamente irao concluir que assim é.

Sao formas de mediçao de forças e de avaliaçao de quem tem mais poder eleitorar que depois se pode traduzir ou nao noutros voos dentro do partido.

Sao peças que se movem num enorme xadrez que é a estrutura interna de um partido politico.

Na minha perspectiva tudo isto esta mal mas nao creio que va mudar.

Era necessario baralhar e dar de novo.

é importante reflectir se a estrutura partidaria com mais de 20 anos nao deveria ser radicalmente alterada.

Para que por exemplo a existencia de tantos orgaos? de tantas estruturas? qual a necessidade de uma distrital? ou ate mesmo das concelhias?

Na minha perspectiva esta visto que a forma como o CDS se organiza internamente esta desactualizada, nao contribui para se aproximar dos eleitores, nem para a diversidade e discussao de ideias, nem para a eficacia eleitoral.

E quem se convencer do contrario esta muito iludido.

O indicio esta desde logo nestas eleiçoes que deviam começar por nos convocar para uma serie de reflexoes e debate de ideias. O que uma vez mais nao aconteceu.

Porque o sistema é o do caciquismo, é o da angariaçao do voto.

Ganha quem fizer mais telefonemas e quem conseguir angariar mais apoios.

E é por estas e por outras que os partidos politicos e os politicos gozam da credibilidade que gozam junto dos eleitores.


a bem da Naçao!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário