Segundo o "Expresso" de 7 de Novembro, 3 ex-Ministros dos Negócios Estrangeiros consideram que o Tratado de Lisboa não é a melhor solução para os interesses de Portugal, aos quais se junta um ex-Secretário de Estado, actualmente embaixador em Paris.
Todos estes senhores (Martins da Cruz, Medeiros Ferreira, António Monteiro e o escritor-gastrónomo Seixas da Costa) terão guardado segredo dessa opinião nos anos que precederam a conclusão do Tratado de Lisboa. Pelo contrário, alguns deles terão mesmo feito declarações entusiásticas e inflamadas para demonstrar a necessidade e a excelência do dito tratado.
Agora, que estão reunidas as condições para o mesmo entrar em vigor, não têm pejo em dar o dito por não dito e, numa espargata de mestre, pousam um dos pézinhos no outro lado, não vá o tempo demonstrar a evidência de que Portugal vai perder imenso com esta maravilha de tratado que, na última opinião do Cruz, só tem para nós a vantagem de se chamar Lisboa.
Já aqui manifestara a minha perplexidade por estes vinhateiros da 25° hora, mas confesso que nunca imaginaria que a desfaçatez e a falta de pudor atingissem estes níveis.
cheira-me que esta nova opinião terá mais a ver com a lista das assinaturas a final do que com o texto do dito, aliás ilegível...
ResponderEliminarfarripas
Se calhar mudaram de opinião...
ResponderEliminarSe mudaram de opinião, mesmo admitindo que tenha apenas sido no dia seguinte à ratificação checa, não lhes ficava mal fazerem a sua mea culpa em vez de fingirem que sempre tiveram a mesma
ResponderEliminarTotalmente de acordo, a não ser num pormenor (ou talvez não, dependerá das opiniões): no contexto da UE a 27, ou mais - no futuro -, não concordo que "Portugal vai perder imenso com esta maravilha de tratado".
ResponderEliminarDiria a minha Avó: "muito de nada é o mesmo que pouco de coisa nenhuma..."
Ab