quinta-feira, setembro 03, 2009

DEBATE

Não fiquei muito impressionado com o primeiro debate eleitoral entre Portas e Sócrates. O Primeiro Ministro esteve igual a si próprio, insuportável de demagogia e de artifícios. Paulo Portas esteve bem na exposição mas surpreendentemente frágil na argumentação. Não me parece que se tenha defendido bem, como devia e podia, dos ataques e dos truques de Sócrates, que mais parecia um outsider do que um Primeiro ministro em exercício.

2 comentários:

  1. Também acho: o "engenheiro" causa-me sempre a mesma alergia. Mas fiquei sem perceber uma coisa: o CDS votou ou não votou a tal alteração ao regime da prisão preventiva?

    ResponderEliminar
  2. Douro:
    Segundo pude apurar, o CDS votou a favor de alguns artigos, embora não concordando, por haver concordância quanto a outros (ou a outras partes deles).
    Acresce que o CDS se opôs a outras alterações legislativas feitas, para além da questão da prisão preventiva.
    Assim, o Sócrates usou um mero truque e o Portas foi pouco hábil: perante a dificuldade de explicar as razões (que tinha votado a favor da alteração de um artigo por causa do que se previa quanto a outra questão, e que tinha votado contra outras alterações legislativas socráticas) não manifestou uma posição clara.
    Mas não há, naturalmente, incoerência do CDS nesta matéria. Aliás, se há matéria em que o CDS é coerente é na questão da segurança.
    O Sócrates é que usou um truque, o Portas caiu e o Sócrates fez aquela figura de espantado e de indignado quando sabia que o que estava a fazer não passava de um truque.

    ResponderEliminar