quinta-feira, setembro 24, 2009

Ciclovias

Esta história da ciclovia que liga o largo de Cristo Rei à circular do Garcia da Orta não está muito bem pensada. Aliás, não me parece pensada de todo. Então faz lá sentido instalar uma ciclovia a cota alta (a ciclovia destaca-se claramente do resto do pavimento da rua) no meio de uma das ruas de maior trânsito do Porto, com dois sentidos que ficam confinados à largura mínima, que obriga os residentes às operações mais complexas para entrar e sair das respectivas garagens, e que perturba o espaço útil de estacionamento de quem se movimenta naquela zona entre o Pingo Doce, Bacelar e Igreja de Cristo Rei? Se já havia pouco espaço para estacionar o automóvel, é ver agora nas alturas de maior movimento o que vai acontecer. Mas, além disto, ocorre-me ainda outra perplexidade. É que se uma ciclovia no meio da Avenida da Boavista por baixo das árvores e em direcção ao Parque da Cidade não incomoda ninguém e é útil aos ciclistas (aos poucos que temos, numa cidade que sobe e desce), que dizer de uma ciclovia às prestações ou entrecortada, que se interrompe nas rotundas e cruzamentos, que é perigosa para todos, e que não leva exactamente a lado nenhum? Cheguei a dar conta da instalação de uma ciclovia nos Pinhais da Foz, em frente à padaria Ribeiro, noutro local dramático para a circulação autómovel e para o estacionamento, mas aí a solução foi muito bem repensada, e colocados lugares de estacionamento no lugar da inicial ciclovia. Não seria de repensar também a ciclovia de Cristo Rei? É que, meus amigos, eu cronometrei os meus tempos matinais e, pese embora a via ainda estar em obras, demoro agora mais dez minutos entre a Boavista e a Rua de Fez que demorava no ano passado no meu circuito de entrega de crianças.

7 comentários:

  1. Tens toda a razão!

    É a implementação absurda de uma ideia razoavel. O resultado final é um desastre, e só espero que não se verifiquem acidentes graves. Se houver bom senso tudo será repensado e revisto.

    O Rui Rio tem coisas que ninguém percebe...

    bjs

    JAC

    ResponderEliminar
  2. Aguardarei pelo fim das obras para dar a minha sentença.

    Cumprimentos.

    (www.ocharutoaceso.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  3. Querida Paula, é a chamada eco-estupidez. É o projecto mais absurdo que tenho visto e já vi um acidente grave em frente ao Garcia.

    Estou com o João:
    O Rio tem cada coisa...

    Zé Mexia

    ResponderEliminar
  4. Querida Paula, é a chamada eco-estupidez. É o projecto mais absurdo que tenho visto e já vi um acidente grave em frente ao Garcia.

    Estou com o João:
    O Rio tem cada coisa...

    Zé Mexia

    ResponderEliminar
  5. Passo lá todos os dias e estou morto por vez a infeliz confusão que aquilo vai gerar... Para não dizer acidentes que poderão ser graves. Quando deixarem de pensar que o Porto é Amsterdão talvez tenham 2 dedos de testa e finalmente apresentem soluções razoáveis para a circulação da Foz/Nevogilde!

    ResponderEliminar
  6. Pedro Ferreira1:12 da manhã

    Tens toda a razão, mas de todos criticos a melhor argumentação é sem duvida a tua.
    Uma ciclo via para passarem tantas bicicletas por mês como os carros que estacionam por hora?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Paula,

    tens toda a razão. Espero que pensem melhor neste assunto, particularmente em Cristo Rei-
    Bjs
    Assunção

    ResponderEliminar