segunda-feira, julho 06, 2009

As revoltas orientais


Pode consultar neste site algumas imagens sobre o que se está a passar em Xinjiang, a região uigur ocupada pela China, também conhecida como Turquestão Oriental.
O Nortadas já editara este post, em que se referia à instabilidade da região.

A revolta uigur pode ser esmagada ( nas útimas 24 horas já houve 140 mortos) mas não vai desaparecer. A repressão han há-de sair derrotada.

Ver também esta notícia no ‘Público’

2 comentários:

  1. O que se passa no Xinjiang é suficientemente grave para nos obrigar a termos cuidado com a absorção das informações que nos são dadas.Por um lado a propaganda oficial chinesa procurará manipular os comentarios sobre os acontecimentos.Por outro ,orgãos de informação pouco escrupolosos avançarão afirmações "passe-partout" que se acomodem com o nosso esquema mental : os maus (han) contra os bons (uigur).Dito isto,acho importante referir que muito provavelmente dos 156 mortos até agora recenceados, muitos são "han" vítimas do ataque "uigur".E não necessàriamente todos vitimas do ataque policial e repressivo "han".

    ResponderEliminar
  2. Concerteza. Mas no Turquestão Oriental o que existe no dia-a-dia é a opressão dos chineses (han) sobre os uigures. Não se trata de saber se uns são os bons e os outros os maus, e muito provavelmente hà igualmente manipulação islâmica no sector uigur, mas o quadro de fundo é o de um povo oprimido e um paìs ocupado pelas forças do Partido Comunista da China. E a revolta contra estas merece a minha simpatia, sem com isso defender que apoio a caça ao habitante han.

    ResponderEliminar