quarta-feira, março 18, 2009
Proteccionista é o outro (3)
O Banco Mundial acaba de divulgar um estudo (ver aqui o comunicado de imprensa) que revela que 17 membros do G-20, o tal grupo que se vai reunir outra vez a 2 de Abril para ver se acordam os violinos nesta bagunça da crise, adoptaram desde Novembro passado 47 medidas proteccionistas.
Os únicos membros que até agora não terão derrapado para o proteccionismo são a África do Sul, a Arábia Saudita e o Japão. Os outros, entre os quais a União Europeia com os seus novos subsídios à exportação de manteiga, leite em pó e queijo, adoptaram de uma forma ou de outra políticas proteccionistas.
Amanhã , à saída de mais um Conselho Europeu, vamos ouvir declarações correctíssimas e promessas veementes de combate ao proteccionismo e de confiança na recuperação.
É o mundo do faz de conta, do "faz o que eu digo mas não faças o que eu faço", enfim, uns castiços que assobiam para o ar para esconder o pânico.
douro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Amigo Douro, julgo ter que vir a terreiro explicar o que se entende aqui por proteccionismo. Não vá o Vaticano explicar que não aceita o uso do preservativo porque é uma medida proteccionista!!! Desculpa lá!
ResponderEliminarA sério: e se o Banco Mundial se preocupasse mais com os sistemas financeiros do que com o comércio internacional e deixasse o "seu a seu dono". A OMC recebe regularmente relatórios de cada uma das partes contractantes sobre medidas de natureza pautal ou não pautal que possam ser consideradas, à luz da convenção e do normativo existente, medidas proteccionistas. Será que o Banco Mundial leu as mesmas normas ou pautar-se-á por definições diferentes? E seria necessário um estudo para apresentar os relatos que cada um dos estados envia à OMC? enfim! terrenos pantanosos estes do comércio internacional!
douro disse:
ResponderEliminarCaro Pirolas
Você hoje està com todos os motores ligados. Boa! Quanto à sua reclamaçao vou jà reenviar para o Zelink com còpia para o Strauss-Khan a ver o que eles dizem. Tenho que proteger a minha reputação.