Também fui ao blog do grupo parlamentar do PSD. Vai estar aberto a sugestões e a participações várias até ao dia do debate parlamentar sobre o ensino, o que quer dizer que todos podem contribuir para a discussão acerca do modelo de financiamento das escolas, a forma como são tratadas as reprovações, as provas globais, o modelo de gestão das ditas escolas, e o que mais parecer útil para melhorar o estado da educação no nosso país. Que não está bem, não está. Quem é responsável por este estado de coisas, não sabemos exactamente. Que, se calhar, ninguém sabe como o melhorar também me parece. O que me parece em geral, do que vejo nas reuniões de escola dos meus filhos, é que nunca se trabalhou tanto, se fez tantos relatórios e reuniões, e se programou tanto, como nestes anos nas escolas portuguesas. E estamos melhores? A minha experiência diz-me que há cinco anos quando falava dos Miseráveis do Victor Hugo nas aulas para exemplificar a desproporção entre as penas e os crimes, e a natureza infamante das penas, a maior parte dos alunos sabia do que eu falava. Nos últimos anos, desisti. Suspeito que começaram a achar que era um argumento de telenovela qualquer. E não estamos a falar de camadas sócio-económicas desfavorecidas…
Por isso, e independentemente de saber de quem é a culpa no actual estado das coisas, penso que é de aplaudir a iniciativa de fazer participar todos num assunto que toca a todos, e que nos preocupa a todos, e que é verdadeiramente estrutural. Só é díficil saber por onde começar.
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ResponderEliminar"Quem é responsável por este estado de coisas, não sabemos exactamente. Que, se calhar, ninguém sabe como o melhorar também me parece."
ResponderEliminarDiscordo das duas afirmações.
1- O responsável por este estado de coisas é a omni-proclamada paixão pela educação.
A educação não tem qualquer importância no futuro dos alunos ou do país. E enquanto acharmos que devemos dar a melhor educação aos nossos filhos e que é da edcuação que lhes dermos que vai depender o seu sucesso ou felicidade, só vamos fazer asneiras.
2- Se proibirmos qualquer indivíduo licenciado, com um mestrado, doutorado ou pós-doutorado em ciências da educação de dar palpites sobre educação e sistema educativo, tudo melhora imediatamente. Sem mais.