Antes de férias estive numa sessão pública de apresentação da Via Nun´Álvares, onde compareceram o vereador do urbanismo e um arquitecto, cujo nome não recordo, que aparentava ser o autor do projecto.
Queixou-se o dito arquitecto que o Porto tinha passado ao lado da moda das grandes avenidas do Sec. XIX e que, agora é que era, iríamos recuperar o tempo perdido e, finalmente, também os portuenses iriam ter uma avenida de que se orgulhassem. Tirando esta razão, que não me parece muito relevante, não adiantou o arquitecto, que me lembre, mais nenhum motivo em apoio da dimensão da dita avenida.
Por seu lado, o vereador do urbanismo parecia encantado com a grandiosidade da obra que se propunha fazer avançar contra tudo e contra todos.
Desconfio muito dos deslumbrados porque grande parte das vezes perdem o senso. É, infelizmente, o que se passa com esta avenida. Alguém perdeu a cabeça e urge parar com esta monstruosidade.
Note-se que não estou contra a existência de uma via entre a Praça do Império e a Avenida da Boavista, de resto há muito prevista. O que me parece de todo em todo disparatado, sob qualquer ponto de vista urbanístico e arquitectónico, é que se pretenda fazer uma avenida de modelo "norte-coreano" no meio de uma zona essencialmente residencial e homogénea, sem que haja qualquer razão para isso, designadamente no que diz respeito ao tráfego rodoviário. Uma avenida gigantesca, com 40 metros de largura (maior do que a 5ª Avenida, do que a Avenida da Boavista, do que a Circunvalação ou a VCI), a cortar ao meio Nevogilde até parece uma maldade propositada. A criação de uma fronteira tal entre a zona leste e ocidental de Nevogilde é uma aberração. Tal ruptura não tem qualquer sentido em termos de um planeamento urbanístico moderno e de qualidade tendo em conta a utilização admitida para Nevogilde. Em nenhum lugar do mundo civilizado se projectaria uma avenida com esta dimensão numa zona residencial deste género.
Tratando-se de um atentado contra a cidade, ele deve ser combatido de todas as forma: jurídicas, políticas e mediáticas.
PS: Registo de interesses. Resido em Nevogilde.
caro BLX
ResponderEliminarconcordo e subscrevo
abraço