sexta-feira, setembro 07, 2007

Sou contra II

Também a mim me parece que o plano proposto para a via Nun´Alvares é uma aberração. Mas ao contrário dos meus amigos aqui do Nortadas sou contra todo o projecto. E uma das razões é muito simples:

Nevogilde é das poucas freguesias urbanas do Porto que mantém uma certa ruralidade.
É claro que ninguém com um pingo de bom-senso espera que aqueles magníficos campos cultivados a enxada por uma dúzia de velhinhos, durem eternamente.
Mas é também por causa desses campos e da calma que dão a toda esta zona, que Nevogilde é talvez a melhor freguesia urbana do país (desculpem o exagero).
Freguesias banhadas pelo mar há muitas, com excelentes passeios marítimos, com maravilhosas esplanadas, restaurantes, bares, e o diabo a quatro.
Agora, como Nevogilde, que tem isso mas também tem campo, quintas, ruas em terra, e animais de criação, não há mais nenhuma.

A questão não é manter artificialmente em pleno Século XXI, campos cultivados e pequenos pinhais que no mercado têm valores astronómicos, mas sim perceber que é também por causa deles que Nevogilde é a freguesia onde quase toda a gente gostaria de viver. Acabar com este tipo de Nevogilde, é descaracteriza-la profundamente, pondo-a igual a tantas outras.

A via Nun´Alvares vai partir ao meio a freguesia, criando duas zonas distintas, indo contra o desenvolvimento harmonioso que sem vem desenvolvendo ao longo de décadas.
Sou a favor de uma nova via. Mas que seja uma rua apenas com duas faixas de rodagem, e junto às traseiras das últimas casas antes dos campos.

O desenvolvimento faz-se em harmonia com o meio envolvente, não destruindo-o completamente, para alguém enriquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário