sexta-feira, agosto 03, 2007

A direita

Pedro Correia no Corta Fitas conclui que a direita tem que repensar tudo comparando o efeito Cavaco no PS, há 2o anos atrás, com o que Sócrates hoje faz à direita Portuguesa. Já o tinha aqui sugerido quando referi as dificuldades que hoje vive Marques Mendes no PSD e incluo agora Paulo Portas no CDS. Jorge Ferreira no Tomar Partido não concordou e escreveu que basta esperar que o comboio passe para que a direita volte ao poder. Um e outro podem ter razão. Mas é mais fundamental a mudança da direita para que o comboio de facto pare. caso contrário não há estação à vista.

E a mudança da direita só se vai conseguir fazer com duas grandes alterações:
- de comportamentos
- de personalidades

Está visto que Sócrates tem procurado governar à esquerda e à direita. Por isso consegue manter sossegado o seu partido e impedir a direita de ser oposição.

Mas o certo é que quer Mendes quer Portas não conseguem explicar porque devem merecer a confiança dos portugueses. As ideias que apresentam não têm conseguido ser verdadeiras alternativas.

Concordo com Pedro Correia quando este afirma que se tem que dar o crédito a Sócrates pela má prestação da oposição. Sem dúvida nenhuma Sócrates tem conseguido encostar à parede os lideres do PSD e do CDS. Mas eles também têm ajudado a isso.

Veremos quais os truques que trazem para a rentree. Mas não podem ser só de ilusionismo pois esse já se viu não chegarem.

Marques Mendes

5 comentários:

  1. Por falar em direita, o que é que me dizem deste post no site do cds?

    http://www.cds.pt/website/noticias.php?idreg=376

    será que aquilo é mesmo um site oficial ou é apenas mais um blog de campanha para as próximas directas?

    ResponderEliminar
  2. O Jo�o � um miudo deslumbrado com o bnovo lugar que ocupa. E todos devemos dar-lhe esse desconto. Qqq miudo da idade dele ficaria deslumbrado.

    ResponderEliminar
  3. Então e já viram as sondagens de hoje no Expresso? Há mais de dois anos que o líder do CDS/PP não tinha saldo negativo. Nunca Ribeiro e Castro teve saldo negativo no Expresso! Como o CDS sobe 0,4%, é caso para se dizer "é preciso mudar de líder" ou então ele arrastará o CDS com ele.

    Mas, se o miúdo do CDS, que até é SG, diz que é só vitórias, então é porque é só vitórias. Este mundo está cheio de certezas... é o que vale!

    ResponderEliminar
  4. Quem era bom a organizar a "reentre" era o Herculano Gonçalves. É uma pena deitar fora esse capital político, de elevado nível!

    A conclusão deste post no site no CDS é que eles estão convencidos que o problema se resolve com "novas formas de comunicação". A mensagem é coisa acessória. Depois pensa-se nisso...

    ResponderEliminar
  5. A direita nunca mais se "endireita"...

    ... por isso, prefiro a "torta"...

    ... de maçã!

    ResponderEliminar