terça-feira, novembro 28, 2006

Front office da administração pública

Soube que o Governo está a preparar uma forma de as pessoas apenas se dirigirem a um serviço público e passar a ser este último o responsável por coligir todos os demais documentos da administração de que o cidadão necessite para resolver o assunto que o levou a esse contacto.

Não posso senão apoiar essa medida, quando vier a ser anunciada. E não posso deixar de o fazer porque de há 15 anos a esta parte que tenho procurado promover essa mesma ideia junto das sucessivas direcções do CDS. Aliás, na minha visão das coisas, esse front office do Estado deveria ser apenas a Junta de Freguesia. Deveria ser apenas a esta última que o cidadão se deveria ter de dirigir qualquer que fosse o assunto a tratar. Deveria ser essa Junta a encaminhar o assunto para os serviços competentes e a receber a resposta para a fornecer ao cidadão.

Deixo aqui o meu apelo ao Presidente Ribeiro e Castro para que assuma esta iniciativa; que a aproveite para melhorar os projectos do Governo. O País agradece.

PS- A ideia prende-se naturalmente com essoutra do cartão de único de identificação, dotado de um único número para todos os assuntos. Também há 15 anos que a apresento. Felizmente que houve um Governo socialista que a compreendeu...

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