Não foram os Portugueses quem primeiro chegaram ao continente Americano - Terra Nova - ou Colombo às Caraíbas, mas...os Chineses. A hipótese, muitas vezes ventilada, ganha novas provas. Zheng He, foi o grande navegador chinês do séc. XV, detentor de uma temeridade mítica. A sua frota, constituída por navios com um calado muito superior ao das posteriores frotas europeias, cerca de 120 metros de comprimento, cruzou todo o Índico e, quiçá, o Pacífico. Para confirmar toda esta tese, surgiu, segundo a revista The Economist, um mapa datado de 1763, que, na realidade, será uma cópia de um original datado de 1418. A ser verdade este mapa, o que se vê é, sem sombra para dúvida, um planisfério onde o continente Americano surge à direita da Ásia - é tudo uma questão de perspectiva!!! O que quer dizer, então, que cerca de 70 a 80 anos antes de Colombo, 1492 e Pedro Álvares Cabral - oficialmente 1500 - já os índios Americanos haviam visto outras gentes. Segundo a notícia, no ano passado surgiu, igualmente, um livro que corrobora esta hipótese : "1421: o ano em que a China descobriu a América", de Gavis Menzies.
No Ocidente, com a política de segredo dos Descobrimentos, muita da verdade material no que tange a avistamentos de novas terras, perdeu-se, para sempre, na bruma do tempo. E, mais prova menos prova, o mistério adensa-se e estimula a curiosidade, que agora, juntamente com as querelas ibero-europeias compartilha a hipótese chinesa. De facto, nos tempos que correm até parece conspiração...!
Todavia uma, uma coisa é certa, mais importante que uma descoberta, são as consequências históricas das mesmas, e sobre estas, não restam quaisquer dúvidas de quem foram os descobridores..todo o mais são "fait-divers".
Sem comentários:
Enviar um comentário