sexta-feira, julho 15, 2005

Menos cinquenta? Bom ou mau

Na Arte da Fuga são apresentadas as contas que todos os directórios politicos estão a fazer. Não tenhamos dúvida nenhuma disso, pois reduzir deputados implica muita coisa e pode baralhar por completo a divisão partidária e a sua representatividade.

algumas considerações/reflexões:

- o que hoje temos é deputados eleitos por círculos distritais mas que não os representam, pois são considerados deputados nacionais, apenas servindo os círculos para cálculos percentuais.
- é sabido que a dispersão de votos prejudica claramente os partidos mais pequenos, o que é comprovado se passassem a ser eleitos na versão C, onde até o MRPP e o PND passariam a ter representação parlamentar
- as listas actuais são feitas de tal forma que temos candidatos por círculos dos quais pouco ou nada sabem e estou em crer que muitos nunca os visitaram senão em campanha. e se tal tiver acontecido.
- a feitura de listas nacionais origina por outro lado uma preponderância maior do aparelho central em detrimento das estruturas locais. Não sei se é positivo ou negativo.
- o sistema actual com apenas redução do número de eleitos prejudica claramente os partidos menos votados originando maiorias mais fortes.

claro que esta decisão será apenas condicionada pelas vontades do PS e do PSD. E dará muito barulho interno.

A grande questão que se coloca é, se estas reduções melhoram a qualidade dos deputados eleitos. E eu não creio que isso aconteça. Se é só para "botar" figura mais vale nada fazer. Aguardemos então.

Sem comentários:

Enviar um comentário