sexta-feira, julho 15, 2005

Lição de um Monarca sem trono a um Presidente da República

Está hoje publicada no Independente uma entrevista dada pelo D. Duarte.
Quando questionado se teria demitido Santana Lopes, a sua resposta é que «nenhum rei o teria feito. Todos os primeiros-ministros dos países monárquicos dizem que os reis são uma grande ajuda para o seu trabalho. Têm uma influência discreta mas muito positiva. Em Portugal não há um só Governo que tenha gostado do relacionamento com o Presidente da República.»
Depois é questionado por que razão um rei nunca demitiria um primeiro-ministro, ao que responde «porque o rei respeita o Parlamento e considera que os deputados estão ali em representação do povo.»
Sobre o facto de Santana Lopes não ter sido eleito, D. Duarte refere que «tinha uma maioria no Parlamento. Os eleitores votam em partidos políticos. Não se pode demitir um Governo apenas porque não se gosta dele. (...) O Presidente da República limitou-se a falar dos “motivos que todos sabem”. Os motivos que todos sabíamos eram os comentadores políticos na televisão e nos jornais. Nunca apontou justificações para o que fez.»
Finalmente, e em relação ao facto de não ter demitido o primeiro-ministro mas antes dissolvido a Assembleia, afirma «O que é pior ainda, porque o Parlamento tinha uma maioria estável.»
Grande lição de democracia e sentido de Estado ao presidente da República, Dr. Jorge Sampaio! Como diria Fernando Pessa: E esta hem?

Sem comentários:

Enviar um comentário