Mostrar mensagens com a etiqueta bélgica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bélgica. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, maio 26, 2011

Peça um disco


Há quem lhe chame « música de elevador ». O metro de Bruxelas difunde nas suas estações umas músicas suaves para entreter os passageiros enquanto não chega o próximo.

Bruxelas tem uma população maioritariamente francófona, mas há também uma presença flamenga extensa e activa. Por ter havido muitas queixas a protestar contra a música predominantemente francesa nas estações, o Metro da auto-proclamada capital da Europa tomou uma daquelas decisões salomónicas que nos fazem sorrir: nem música francesa, nem música neerlandesa. A partir de agora há uma lista oficiosa da música que pode sair daqueles alti-falantes: 70% será em inglês, 15% será em italiano e 15% em espanhol.

Consta que os passageiros apreciam.

segunda-feira, junho 14, 2010

As eleições belgas


Bart de Wever é um homem inteligente.
Dirige o NV-A, o partido da nova aliança flamenga, o mais votado nas eleições de ontem na Bélgica.

Dez anos atrás, era um grupo, hoje é uma força. Chamam-nos de separatistas porque querem fazer evoluir a Bélgica para um Estado Confederação, cansados que se sentem de pagar os desvarios de uma Valónia gastadora, encostada ao Orçamento e atascada em múltiplos casos de corrupção socialista.

O NV-A ultrapassou todos os partidos clássicos, da esquerda à direita, ridicularizando de passagem o partido racista e xenófobo de extrema-direita.
O NV-A é um partido democrático que soube inspirar o eleitorado da Flandres e que muito provavelmente fará parte do próximo governo belga, apesar de Bart de Wever já ter declarado que pessoalmente recusa o posto de primeiro-ministro.
Interessante.