segunda-feira, junho 14, 2010

As eleições belgas


Bart de Wever é um homem inteligente.
Dirige o NV-A, o partido da nova aliança flamenga, o mais votado nas eleições de ontem na Bélgica.

Dez anos atrás, era um grupo, hoje é uma força. Chamam-nos de separatistas porque querem fazer evoluir a Bélgica para um Estado Confederação, cansados que se sentem de pagar os desvarios de uma Valónia gastadora, encostada ao Orçamento e atascada em múltiplos casos de corrupção socialista.

O NV-A ultrapassou todos os partidos clássicos, da esquerda à direita, ridicularizando de passagem o partido racista e xenófobo de extrema-direita.
O NV-A é um partido democrático que soube inspirar o eleitorado da Flandres e que muito provavelmente fará parte do próximo governo belga, apesar de Bart de Wever já ter declarado que pessoalmente recusa o posto de primeiro-ministro.
Interessante.

4 comentários:

  1. Até que enfim!

    Tenho é alguma dificuldade em perceber a vitória do Di Rupo na Valónia... Parece que os francófonos não são assim tão diferentes dos portugueses...

    ResponderEliminar
  2. Interessante e moralizador prà nossa luta!

    ResponderEliminar
  3. João,
    Donde lhe vem a dificuldade de perceber a vitória do Di Rupo na Valónia ?Porque será que a argumentação apresentada para a vitória do NV-A na Flandres :
    "... é um partido democrático que soube inspirar o eleitorado ..."
    não lhe convém para a vitória do PS na Valónia?

    ResponderEliminar
  4. João,
    A vitória do Di Ruppo na Valónia é um bom contrapeso face à vitória do NV-A na Flandres.
    O NV-A tem De Wever, pessoa inteligente e politico eficaz, mas tem também muita,muita gente com tendencias extremistas e racistas.
    Um PS na Valónia com todos os defeitos que lhe possas encontrar, tem o aspecto positivo de ajudar De Weber a travar extremismos e a gerir a sua barca .E Di Rupo é de momento o único na posição de o fazer.Isto, claro, a meu ver.

    ResponderEliminar