quinta-feira, novembro 06, 2014

PT... ou talvez não!

Sem querer julgar intenções, para o que não me sinto qualificado, queria apenas lembrar aos mais atentos, e alertar os mais distraídos, que esta ideia de que o Governo, ou as Autoridades, ou quem quiserem, se devem preocupar com o accionariado da PT é que trouxe a empresa aonde ela hoje se encontra.

A mim, pessoalmente, preocupa-me esta devoção que o Terreiro do Paço tem por manter "centros de decisão" e outros eufemismos semelhantes para preservar os empregos dos filhos... Sim, porque quanto ao resto estamos conversados. Se não vejamos.

A Sonae quiz comprar a PT. Tinha um projeto na área de negócio da empresa. Tem centro de decisão nacional e maioria de capitalistas nacionais. Pretendia eliminar o que via como impedimento ao seu próprio crescimento no setor, e assim desenvolvê-lo. Foi impedida com argumentos espúrios, para promoção de uma suposta concorrência. Felizmente, dessa inviesada decisão resultou a ZON que hoje está com a Optimus na NOS, e bem, aparentemente...

Já a PT, continuou subordinada ao Terreiro do Paço, nas mãos dos seus capitalistas e ao serviço da família que ensinava o padre nosso ao vigário... até ao descalabro. Com o nosso dinheiro. E a conivência distraída das nossas instituições de fiscalização, supervisão e outros "ão" que por aí adivinhamos.

A mim o que me preocupa na PT não é saber quem são os seus capitalistas. Prefiro que a empresa esteja em bolsa, porque acredito no capitalismo popular, mas se não for possível, enfim. Gostaria que Portugal tivesse capitalistas com capacidade para controlarem empresas da dimensão da PT, mas enfim...

O que me preocupa é saber se a função da PT, prestar serviços de comunicação, é desempenhada no RESPEITO DA LEI e do interesse nacional (respeito da concorrência, das regras de mercado, da qualidade de serviço, etc).

E já agora, que o Legislador nacional seja capaz de interpretar esse interesse nacional no sentido de proteger o centro de investigação e desenvolvimento da PT em Aveiro e a sua exemplar colaboração com a Universidade da mesma cidade. Quanto ao mais, apenas desejo que não sejam os trabalhadores portugueses da PT os que acabarão por pagar os desmandos de governantes e capitalistas preocupados com a preservação de centros de decisão e outros critérios anti-económicos e opacos de gestão de empresas!!!

1 comentário: